27 de agosto de 2006

LA GIOCONDA

Não gostei da produção que tem hoje sua última apresentação em São Paulo. Nela, salva-se apenas o talento de Eliane Coelho, felizmente recuperada da enfermidade que a acometeu. O tenor é de amargar, vocal e cenicamente. Por que não aproveitar um talento da casa ? Lício Bruno é um barítono talentoso, porém, a voz não é para esse papel. No papel de La Cieca é necessário, no mínimo, uma mezzo dramática. Sem cantores adequados, à exceção de Eliane, tivemos uma pálida "Gioconda", o que é lamentável. Quanto à direção cênica não há o que falar porque inexiste. Que dizer então de uma coreografia moderna para a "Dança das Horas"? O coro, como sempre, eficiente. Pena que seja mal dirigido no palco. Também a Sinfônica Municipal, sob a regência de Florêncio, não conseguiu nos proporcionar os belos momentos que essa ópera contém.
Uma sugestão:
La Gioconda, produção da Arena de Verona, de 2005, tem a direção, cenários e figurinos a cargo de Pier Luigi Pizzi, um dos mais prolíficos e competentes diretores de ópera da atualidade. No elenco, sob a regência excelente de Donato Renzetti: Andrea Gruber, Marco Berti, Ildiko Komlosi, Carlo Colombara, Elisabetta Fiorillo e a grande estrela da dança Roberto Bolle. O elenco é de primeira. Vale a pena ter em sua videoteca essa gravação de uma ópera rara em dvd. Eu não aprecio a produção de Viena com Eva Marton. Pier Luigi Pizzi: «Pur trattandosi di un'opera verista - diz Pizzi, che cura qui regia, scene e costumi - io ne ho fatto un quadro in chiave simbolista. Questa Venezia è stata ideata con un impianto scenico molto semplice, tutto legato al senso dell'acqua con diversi ponti attraversati da gondolieri e regatanti. Ed è la Venezia degli anni in cui la Repubblica Serenissima volgeva alla fine. Ciò rispecchierà meglio, secondo me, anche lo stato d'animo dei personaggi: quel senso di solitudine, di autodistruzione. C'è di tutto in quest'opera: macabro e masochismo, generosità e cattiveria. Ed è tutta una spirale che porta verso la morte, una tragicità che si avverte sin dalle prime battute».

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...