25 de abril de 2007

PARA UM MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO

(Foi-me enviado por uma amiga)
GARGALHADAS CLÁSSICAS

O motivo ninguém sabe, mas as piadas de viola são as mais numerosas e populares no mundo da música clássica, tanto entre os músicos como entre ouvintes. Qualquer coisa serve para um gracejo: o tamanho do instrumento, seu som, seu repertório (ou a falta dele)...
Mas não são apenas as violas que compõem o vasto anedotário clássico. Maestros, cantores, pianistas e muitos outros também têm presença garantida. Quase ninguém é poupado. Vejam:

VIOLA

Qual a diferença entre um violino e uma viola?
Uma viola queima por mais tempo.

E por que a viola queima por mais tempo?
Porque quase sempre está dentro do seu estojo.

Como se protege um raro violino de ser roubado?
Guardando em um estojo de viola.

Por que as pessoas têm medo quando vêm um violinista entrando em um banco?
Porque pensam que dentro do estojo há uma viola prestes a ser tocada.

Como se faz para doze violistas tocarem em uníssono?
Matando onze deles. Mas quem é o louco que quer doze violistas?

Um maestro e um violista estão parados no meio da rua. Qual se deve atropelar primeiro?
O maestro. Primeiro a obrigação, depois o lazer.

MAESTROS

Vários maestros foram encontrados enterrados até seus pescoços em cimento fresco. O que aconteceu?
Acabou o cimento.

Você soube daquele avião só de maestros que se dirigia a um célebre festival europeu?
A boa notícia: explodiu
A má notícia: três assentos estavam desocupados.

Qual a diferença entre um maestro e Deus?
Deus sabe que não é maestro.
O trombonista de uma grande orquestra morre. Quando chega ao céu é recepcionado por S. Pedro, que o encaminha para fazer parte da Filarmônica Celestial. Deus é o regente. Em seu primeiro ensaio, o trombonista cutuca um colega e pergunta:
- Como é Deus como regente?
- Legal na maior parte do tempo, mas às vezes Ele pensa que é Herbert von Karajan.

O que se deve fazer com um músico que não consegue tocar nenhum instrumento?
Basta dar a ele dois bastões, colocá-lo no fundo da orquestra e chamá-lo de percussionista.

E se isso não der certo?
É só tirar dele um dos bastões, colocá-lo na frente de todos e chamá-lo de maestro.

Um homem entra numa loja de animais querendo comprar um papagaio.
- Este custa R$ 5000, - mostra o balconista - ele sabe cantar todas as árias de Mozart.
- Puxa! - diz o comprador. - E este aqui?
- Bem, este custa R$ 10.000. - Ele consegue cantar todo o Anel de Wagner sem interrupção.
- Nossa! E aquele outro menor, lá no canto, quanto custa?
- R$ 30.000.
- Por que tão caro? o que ele faz?
- Nada que eu saiba, mas os outros dois o chamam de maestro.

Por que corações de maestros são preferidos para transplante?
Por seu pouco uso.

Qual a diferença entre clave de dó e grego?
Há alguns maestros que sabem ler grego.

Um contrabaixista chega atrasado ao ensaio semanal e, com pressa, mal senta e já começa a tocar, para acompanhar o restante do grupo. Vendo isso, o maestro interrompe o ensaio e pergunta a ele:
- O senhor precisa de algum tempo para a afinação?
O contrabaixista, meio assustado, pergunta:
- Ué, mas não é a mesma da semana passada?

Por que o órgão é considerado a prova da existência de Deus?
Porque quando um órgão começa a soar, sentimos a grandeza do Criador; e quando ele cessa, sentimos a misericórdia divina.

Por que a trompa é um instrumento divino?
Porque depois que um homem toca só Deus sabe o que pode acontecer.

Um famoso violinista, depois de um concerto, dava autógrafos aos fãs. De repente parou:
- Este papel é muito pequeno. O que quer que escreva aqui?
Outro violinista estava passando por perto e comentou:
- Que tal seu repertório?

CANTORES

Se empurrarmos um violista e uma soprano da janela, quem chega primeiro ao chão?
O violista. A soprano pára no meio do caminho para pedir informações.

Qual o melhor modo de fazer os olhos de uma soprano brilharem?
Acendendo uma lanterna em uma de suas orelhas.

Qual a diferença entre uma soprano wagneriana e um tenor wagneriano?
Aproximadamente 20 quilos.

Como podemos saber se uma soprano wagneriana está morta?
Quando os cavalos aparentam estar aliviados.

Como podemos saber se um tenor está morto?
Quando a garrafa de vinho está cheia e o gibi parece intocado.

Como podemos saber se um barítono está morto?
Não podemos saber.

COMPOSITORES

Um dos duos mais célebres de toda a história da música foi o formado entre o pianista Sergei Rachmaninoff e o violinista Fritz Kreisler. Em importante recital nos Estados Unidos, interpretavam a Sonata Kreutzer, de Beethoven. Em determinado momento Kreisler errou uma nota e acabou perdendo o rumo, esquecendo-se do restante da música. Começou a improvisar e perguntou para o colega russo:
- Sergei, onde estamos?
- No Carnegie Hall.

Igor Stravinsky tentou várias vezes, durante sua estada americana, compor para Hollywood. No entanto, nenhum desses projetos deu certo. Em uma ocasião, Stravinsky chegou mesmo a finalizar a partitura da trilha sonora de um filme. Uma semana depois de tê-la enviado pelo correio ao produtor, para que fosse analisada, o compositor recebeu um telegrama do estúdio:
Sua obra grande sucesso. Com novo arranjo espetacular sucesso.
Stravinsky respondeu:
Grande sucesso suficiente.

Giacomo Puccini, todos os anos, enviava panetones a uma grande lista de amigos no Natal. Arturo Toscanini era um dos nomes da lista, mas em certa ocasião os dois temperamentais músicos romperam a amizade. Ocupado demais para rever a lista, Puccini esqueceu-se de retirar o nome do maestro e um panetone acabou sendo mandado para ele. O compositor só notou o erro quando já era tarde. Para não se fazer de rogado, resolveu mandar um telegrama a Toscanini:
Panetone enviado por engano. Puccini
A resposta:
Panetone comido por engano. Toscanini.

ERROS

O EFEITO MOZART

O feito Mozart - a miraculosa propriedade que uma música de Wolfgang Amadeus teria de tornar crianças mais inteligentes - rendeu um sem número de reportagens e notas na imprensa brasileira. A revista "Época" gostou particularmente do tema, mas poderia ter pesquisado melhor. Veja o que saiu na edição de 24/08/1998:
"Recentemente, pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, descobriram que até os animais mudam seu comportamento quando estimulados por música. Os cientistas embalaram ratinhos de laboratório ao som da Sonata para piano K.448, de Mozart, e os submeteram a experiências em um labirinto. Os camundongos fizeram o caminho em menos tempo que dois outros grupos que ouviram o som minimalista de Phillip Grass ou que dormiram em silêncio A experiência comprovou em animais o chamado Efeito Mozart - o aumento da capacidade de raciocínio e da noção espacial após ouvir a música do compositor do século XVIII -, descoberto pelos mesmos pesquisadores anos atrás. " A música de Mozart é tão sinfônica que suas melodias são agradáveis aos ouvidos de todos, explica Maristela.

A revista "Isto é" não deixou por menos, ao tratar do mesmo Efeito Mozart (edição de 26/11/1999):
Mesmo sendo polêmica, a teoria mais considerada no meio científico argumenta que as ondas cerebrais se parecem muito com a música barroca. Daí, o efeito de "turbinamento" no poder cerebral, comprovado por testes de Q.I. feitos logo depois que o sujeito escuta Mozart.

O CÉLEBRE HERR SINGVEREIN

Comprar música clássica no Brasil é mesmo difícil. Veja a descrição que o site da Sony Music brasileira dá a um DVD de Karajan regendo a Nona de Beethoven:
Ludwig van Beethoven foi indiscutivelmente um dos maiores compositores de música clássica no mundo. E Herbert von Karajan um dos regentes que mais souberam interpretar sua obra. Neste DVD você tem Karajan conduzindo a grande Berliner Philharmoniker na Sinfonia No. 9 em D Menor, com coral composto por grandes nomes como Cuberli, Molinart, Cole, Grundheber e Singverein. Imperdível.
Para quem não sabe, Singverein não é uma pessoa, é o próprio coro, a Sociedade Coral de Viena. Os solistas, definitivamente, não fazem parte do coro.

ERROS INGLESES
(imprensa e rádio)

A marcha para o sacrifício de Berlioz foi belamente executada.

Após o intervalo, Nigel Kennedy voltará para interpretar o Concerto para violino de Bruch, de Mendelssohn.

A Orquestra Sinfônica de Birmingham, sob a regência de Sir Simon Rattle, interpretará a Erótica, a terceira Sinfonia de Beethoven.

O quarteto parece completamente unido em sua leitura de Dvorák, mas eu tenho grandes restrições a respeito de quatro de seus músicos.

Vende-se violino Stradivarius. Quase novo.

Será interpretada A despedida do pastor de A danação de Cristo, de Berlioz.

A Orquestra da Rádio Nacional Polonesa, sob a regência de Antoni Wit, interpretará o Concerto No. 1 de Chopin. (solista Frederic Chopin)

ERROS DE ALUNOS

Expressionismo é quando você usa ou compõe música para expressar como você se sente.

Um movimento do Concerto para Orquestra de Bartók é chamado jogo de pares porque todos os solos são tocados por dois músicos em um único instrumento.

Há duas maneiras pelas quais o nacionalismo pode ser expresso em música: exotismo e erotismo.

Música de programa é aquela programada em algum tipo de teclado eletrônico.

O musical West Side Story, de Bernstein, foi baseado em Romeu e Julieta, mas as famílias rivais são substituídas por gangues de adolescentes, uma de judeus e outra de católicos.

As três partes da sonata são: exposição, deposição e capitulação.

BESTEIRAS DOS GÊNIOS

Um bastardo sem talento.
Tchaikovski sobre Brahms.

Ele me faz pensar porque um homem tão culto e agradável pode compor tão mal.
Mendelssohn sobre Berlioz.

É claramente louco.
Berlioz sobre Wagner.

A Sinfonia Dante é o inferno e os poemas sinfônicos sobrevivem apenas por negligência continuada.
Stravinsky sobre Liszt.

O Prelúdio A Tarde de um Fauno tem sonoridade bonita, mas nenhuma idéia musical.
Saint-Sans sobre Debussy.

Seria um grande compositor se seu professor o tivesse espancado bastante.
Beethoven sobre Rossini.

Belos momentos, mas terríveis meias-horas!
Rossini sobre Wagner














2 comentários:

Unknown disse...

Rossini foi o grande língua-de-trapo da história da música.
A respeito do compositor inglês Cipriani Potter, ele disse, uma vez: "Potter me mandou uma cantata e um Stilton. O queijo estava ótimo."
Depois da estréia da "Danação de Fausto", que foi um fracasso, ele disse: "A Canção do Rato (de Mefistófeles) não fez sucesso porque não havia um gato pingado na sala."
Quando Meyerbeer morreu, Rossini se encontrou na rua com o sobrinho dele, e este lhe disse que estava compondo uma marcha fúnebre para o tio. "Teria sido melhor você morrer", disse Rossini, "para que o seu tio compusesse a sua marcha fúnebre."
Pior do que isso, só o comentário de Heine a respeito do irmão de Halévy, um arqueólogo famoso pelo jeito pomposo de demonstrar erudição: "Ele é tão chato, que deve ter sido composto pelo irmão."
Uma outra, de Emmanuel Chabrier: "Existem três tipos de música: a boa, a ruim e a de Ambroise Thomas."

José Carlos Neves Lopes disse...

Mui amigos.
Abs
José Carlos

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