20 de junho de 2007

PROGRAMAÇÃO DA ORQUESTRA DE CÂMARA DA USP


OCAM apresenta Gerald Finzi, Gilberto Mendes
e Camargo Guarnieri nos concertos de junho e julho

Os concertos acontecem dia 29 de junho, na USP e dia 1º de julho, no MASP, além de 8 de julho no 38º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. No programa, peças do compositor inglês Gerald Finzi, uma delas com o solo de clarinete de Luís Afonso Montanha, além de obras dos brasileiros Gilberto Mendes e Camargo Guarnieri, que completaria 100 anos agora em 2007. A regência ficará a cargo do maestro Gil Jardim, também diretor artístico da orquestra.


Os concertos de final de junho e início de julho da OCAM – Orquestra de Câmara da USP, trazem três compositores consagrados, dois deles brasileiros. Estão no programa obras do inglês Gerald Finzi e dos brasileiros Gilberto Mendes, o mais reconhecido e difundido compositor brasileiro vivo, além de Camargo Guarnieri, que dá nome ao anfiteatro da Universidade de São Paulo, além de ser uma importante personalidade da história da música brasileira
A apresentação começa com duas obras de Gerald Finzi, Romance para orquestra de cordas, op.11 e Concerto para clarinete e orquestra de cordas, op. 31, com solo de clarinete de Luís Afonso Montanha, atualmente, primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Romance para orquestra de cordas foi criada em 1928, revelando influências de Elgar e Vaughan Williams. Já Concerto para clarinete, escrita entre 1948 e 1949, ano de sua primeira audição, é a obra mais conhecida de Finzi.
O segundo autor a ser apresentado pela OCAM é Gilberto Mendes, compositor brasileiro vivo de maior reconhecimento atualmente. Por suas composições, lembrando que trabalhou bastante com os poetas Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari, pais da poesia concreta, Mendes se tornou, intuitivamente, pioneiro da música aleatória, concreta e performática no Brasil. Em 1962, criou o Festival de Música Nova, até hoje o mais importante espaço da música contemporânea no país, que terá sua 42º edição acontecendo em agosto e setembro próximos. A OCAM, vai apresentar do autor, a obra Ponteio, composta em 1956.
O concerto encerra em grande estilo com obra do compositor que dá nome ao anfiteatro da USP: Camargo Guarnieri. Abertura concertante foi dedicada ao compositor norte-americano Aaron Copland. Sua primeira audição foi no Teatro Municipal de São Paulo, em 2 de junho de 1942, pela Orquestra da Sociedade de Cultura Artística, com regência de Souza Lima. Alguns anos depois da sua estréia, a obra foi revista pelo autor, que eliminou alguns trechos.

A Orquestra de Câmara da USP recebe apoio do Banespa Santander desde 2002, através do Programa Universidades.

Luis Afonso Montanha - clarinete

Atualmente é o primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Integra, como clarinetista e claronista, os grupos Quinteto de Clarinetes “Sujeito a Guincho”, “Duo Herr-Montanha”, “Duo Clarones” (com o Prof. Henri Bok – Holanda), Quarteto “Tetralogia”, Quarteto de Clarinetes ClarinETC”, o “Trio de Palhetas Opus Brasil” e o Grupo “QuartaD”. Desde 1992, é professor de clarinete no Departamento de Música da ECA-USP.
Montanha nasceu em Americana, S.P., onde iniciou seus estudos, e graduou-se pela UNESP em 1991, com o Prof. Dr. Maurício Loureiro, recebendo orientações também de Márcio Beltrami, Sérgio Burgani, Roberto Pires, Luiz Carneiro, Anthony Pay (Inglaterra) e Karl Leister (Alemanha). Durante 1995 e 1996, realizou o Curso de Aperfeiçoamento Profissional em clarinete e clarone, obtendo a nota mais alta pelo Conservatório de Roterdam (Holanda), com os professores Walter Boeykens e Henri Bok, recebendo o Prêmio de melhor aluno do conservatório neste biênio.
Detentor de vários prêmios, entre os quais: Jovens Instrumentistas do Brasil (1987 e 1988), Jovens Solistas da OSESP (1988 e 1989), Jovens Solistas da OSPA (1988), Prêmio Eldorado de Música (1993 e 1995), Prêmio ESSO de Música (Holanda - 1996), Prêmio Sharp de Música (1997). Montanha é doutor em Música pela UNICAMP, na área de Práticas Interpretativas, e é artista apoiado pela Selmer- Paris.

Gil Jardim – diretor artístico da OCAM
Gil Jardim é diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo – OCAM. Atualmente, é também o Chefe do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde leciona Regência Orquestral e é docente desde 1984. Tem se destacado por suas marcantes atuações em concertos com diversas orquestras sinfônicas nacionais e internacionais. Em 2005, lançou o livro “O Estilo Antropofágico de Heitor Villa-Lobos”, em edição promovida pela Philarmonia Brasileira/VIVO, além de gravar e lançar o CD “Villa-Lobos em Paris”, que foi contemplado com o “Diapason d’Or”, em março de 2006 e Prêmio Bravo Prime, em novembro do mesmo ano.
Durante os seis anos que dirige a OCAM implantou um conceito de trabalho renovador colocando-a em evidência no cenário musical brasileiro e transformando-a num referencial para o trabalho orquestral desenvolvido em departamentos de música universitários. Entre os últimos nomes que estiveram presentes na programação do grupo, podemos citar Gilberto Tinetti, Eduardo Monteiro, Nahim Marun, Boris Giltburg, Alex Klein, Cláudio Cruz, Cláudia Riccitelli, Céline Imbert, Benjamin Zander, Alceu Reis, Antonio Del Claro e Evgenia Popova.
Com versatilidade, desenvolve também um trabalho fortemente marcado pela habilidade em extrair da fusão entre elementos da música étnica e erudita brasileira, resultados de grande magia e expressão artística. Nessa linha de trabalho destacam-se os ciclos de concertos com personalidades musicais como Egberto Gismonti, Milton Nascimento e Naná Vasconcelos. Entre os trabalhos no exterior, o maestro já dirigiu orquestras como a Brooklyn Academy of Music Symphony Orchestra, de Nova York, a Royal Philharmonic Concert Orchestra, de Londres, a Camerata Mexicana, a Orquestra Regionalle del Lazio i Roma e a Orquestra de Camara Mayo, de Bueno Aires.

OCAM

Com um corpo sinfônico de 35 músicos estudantes, a OCAM é um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo. Entre as melhores orquestras do Estado, é dirigida pelo maestro Gil Jardim, que busca, através da prática orquestral, desenvolver a qualidade de execução e interpretação dos jovens instrumentistas para o mercado profissional.
Dentro do espírito acadêmico de evolução de técnicas, periodicamente os alunos são levados a interagir com os estilos dos vários períodos da história estimulando o aprendizado e a profissionalização. Com essa proposta de aperfeiçoamento, os músicos da OCAM estão sempre em contato com solistas e maestros convidados. São personalidades consagradas no Brasil e no exterior como Gilberto Tinetti, Olivier Toni, Cláudia Riccitelli, Cláudio Cruz, Eduardo Monteiro, Fernando Coevisier, Céline Imbert, Alex Klein, Benjamin Zander (EUA), Boris Giltburg (Rússia) e Eugenia Popova (Bulgária), entre outros.


Programa completo dos concertos de junho/julho:


Gerald Finzi (1901-1956)

- Romance para orquestra de cordas, op. 11

- Concerto para clarinete e orquestra de cordas, op. 31

Solista: Luís Afonso Montanha


Gilberto Mendes (1922)

- Ponteio


Camargo Guarnieri (1907-1993)

- Abertura Concertante


Regência e direção artística: maestro Gil Jardim


Serviço

Orquestra de Câmera da USP – OCAM

29 de junho, sexta-feira, às 20h30
Anfiteatro Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – Cidade Universitária
Tel. (11) 3091-4330 r. 207
Grátis
350 lugares

01 de julho, domingo, às 16h
Auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1.578
Tel. (11) 3251-5644
R$ 6,00 e R$ 3,00
374 lugares
Est. Conveniado – Av. Paulista, 1.636

38º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
08 de julho, domingo, às 15h
Igreja Santa Therezinha - Campos do Jordão
Rua Thadeu Rangel Pestana, 662 - Abernéssia
Tel. (12) 3662-1740
Grátis

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...