28 de julho de 2007

THOMAS HAMPSON,

É a principal atração do mês de agosto em São Paulo. João Luiz Sampaio o entrevistou e o produto estará em breve no Estado. João Luiz é um rapaz muito inteligente, e as entrevistas que faz com os músic os que nos visitam são sempre muito proveitosas. Tenho a certeza de que será uma matéria muito boa.

Hampson é um dos meus barítonos preferidos. Muitos criticam o fato de ele estar fazendo os papéis verdianos por não ter o timbre adequado. Sem dúvida ele é perfeito nos papéis mais líricos, no entanto, sua inteligência faz com que as suas composições verdianas sejam abasolutamente plausíveis. A mim não incomodam nem um pouco: Germont, Simon, Macbeth, Posa, para citar alguns, receberam uma nova perspectiva em sua voz.
No lied, ele é maravilhoso. Suas leituras de Mahler são referenciais. A gravação em aúdio e vídeo de Mahler com a Filarmônica de Viena, no início de sua carreira, com Bernstein , é uma das belas abordagens dessas obras.
Mesmo no cancioneiro popular norte-americano suas contribuição é muito valiosa.
Espero poder vê-lo aqui desta vez. Certa ocasião, tinha ido para New York quando ele faria D. Giovanni, no Met. Para minha infelicidade, cancelou sua apresentação naquele dia.


Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...