7 de agosto de 2007

RECITAL DE RAUL GIMÉNEZ HOJE

Foto: Javier de Real
La Favorita - Real de Madri - 2003


Miriam Bemelmans(11) 3034-4997(11) 9969-0416



Série Grandes Vozes traz o tenor Raúl Giménez ao Theatro São Pedro

Dias 7 de agosto, terça-feira, às 21hs, a Série Grandes Vozes traz o tenor Raúl Giménez ao Theatro São Pedro, acompanhado do pianista Andrés Máspero. Ingressos a R$ 20,00 (meia-entrada para estudantes). Realização: Secretaria de Cultura do Estado, Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e Cia Ópera São Paulo.

O tenor dará Master Classes nos dias 8, 9 e 10 de agosto, das 15h às 18hs. Gratuito para alunos de canto e cantores. Inscrições na Cia Ópera São Paulo: (11) 9279-7423. Vagas limitadas.

Programa: Toglietemi la vita ancor de Alessandro Scarlatti, O del mio dolce ardor de Christoph Willibald Von Glück, Amarilli de Giulio Caccini, Ay Ay Ay de Osman Perez Freire, Quem sabe de Antonio Carlos Gomes, La moza donosa de Alberto Ginastera, Malinconia, Per pietá bell’idol mio e Ma rendi pur contento de Vincenzo Bellini. Pace non trovo, Benedetto sia il giorno e I’ vidi in terra angelici costumi de Franz Liszt / Petrarca. L’orgia e La danza de Gioachino Rossini. Estrellita, Chabuca Granda e Fina Estampa de Manuel De Ponce. E cinco canções argentinas: Chacarera, Triste, Lamba, Arrorró e Gato.
O argentino Raúl Giménez fez sua estréia em 1980, no Teatro Colón, como Ernesto na ópera Don Pasquale. Em 1984, o público europeu teve a oportunidade de ouvi-lo pela primeira vez em Le Astuzie Femminili, no Festival de Wexford, na Irlanda, de onde seguiu para Gênova, Pesaro, Veneza e Amsterdã. Desde então tem se apresentado nos melhores palcos do mundo,
interpretando os papéis principais das óperas O Barbeiro de Sevilha, Tancredi, La Cenerentola, Lucia di Lammermoor, I Capuleti ed i Montecchi, L’Italiana in Algeri, Anna Bolena, Idomeneo, Lakmé, La Favorita, L’Elisir d’Amore, A Flauta Mágica e Adina, entre outras. O tenor já se apresentou sob a regência dos grandes maestros Claudio Abbado, Maurizio Benini, Bruno Campanella, Daniele Gatti, Lópes Cobos, Evalino Pido, Alberto Zedda e Gianluigi Gelmetti. Dentre as dezenas de gravações de óperas que realizou, é destaque a La Pietra Del Paragone, em uma produção do Festival Rossini de Pesaro. Neste ano, já se apresentou em Così Fan Tutte no Colón de Buenos Aires e na comentada superprodução de Idomeneo, pela Ópera de Berlim.

O pianista Andrés Máspero estudou na Argentina e nos Estados Unidos. Teve como mestres Mário Comalini e Marylin Neeley (piano), Michael Cordovana (repertório vocal) e Romano Gandolfi (direção coral). É integrante do Trio do Conservatório de Música de La Plata e do Trio da Escola de Música de Washington. Com forte atuação como diretor de coro, esteve à frente do Coro do Teatro Argentino de La Plata, que se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Teatro Colón de Buenos Aires, na Ópera de Frankfurt, na Summer Opera Company e na Ópera de Dallas. Durante oito temporadas, dirigiu o Coro do Teatro Liceo de Barcelona, apresentando-se ao lado de Renata Scotto, Luciano Pavarotti, José Carreras, Nicola Martinucci, Míriam Gaucci, e Plácido Domingo, com quem gravou La Dolores, de Breton, para o selo Decca. Desde 2003, é diretor do Coro da Staatsoper de Munique.

A série Grandes Vozes trouxe ao Brasil nomes como a soprano espanhola Mariola Cantarero, as mezzos-sopranos Fiorenza Cossotto (Itália) e Elena Obraztsova (Rússia) e o baixo russo Yevgeny Nesterenko.

Raúl Giménez
Série Grandes Vozes
Dia 7 de agosto, terça-feira, às 21hs
Theatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171
Barra Funda
Tel. 3667-0499

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigada.

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...