8 de setembro de 2007

LANÇAMENTO: UMA OBRA REFERENCIAL

Parabéns , Lauro!!
Um compositor que, em suas primeiras óperas, foi original e criativo; depois estagnou, refugiou-se no passado, regrediu. Um artista cujas relações com o regime nazista foram condenáveis. Tais afirmações que, com freqüência, funcionam como idées reçues passadas de mão em mão e raramente reexaminadas, têm marcado a avaliação da obra de Richard Strauss, um dos mais importantes criadores da História da Ópera, oferecendo dela uma visão distorcida e, não raro, preconceituosa. Em As Óperas de Richard Strauss, o 11o da coleção que a editora Perspectiva vem publicando desde 1999, o jornalista e pesquisador Lauro Machado Coelho propõe-se a fazer o julgamento objetivo da produção de um operista cujos títulos, hoje em dia, ocupam lugar cada vez mais importante nos catálogos dos teatros e no catálogo das gravadoras.
Lauro Machado Coelho, nascido em Belo Horizonte, é jornalista, professor de história da música e crítico de música do Caderno 2 de O Estado de S. Paulo. Foi também, neste jornal, redator de Política Internacional de 1976 a 1993, e fez críticas de cinema e música para o Jornal da Tarde. Entre 1994 e 1995 dirigiu o Teatro Municipal de São Paulo. É autor de Anna Akhmátova: Poesia 1912-1964 (seleção, tradução e apresentação, L&PM, 1991) e de Poesia Soviética (seleção tradução e apresentação, Algol, 2007). A editora Perspectiva publicou, em 2006, o seu livro sobre Shostakóvitch: Vida, Música, Tempo (2006), além de dar continuidade à coleção História da Ópera, da qual constam A Ópera na França, A Ópera Barroca Italiana, A Ópera Alemã, A Ópera na Rússia, A Ópera Romântica Italiana, A Ópera Italiana Após 1870, A Ópera Clássica Italiana, A Ópera Tcheca, A Ópera nos Estados Unidos, A Ópera Inglesa e o presente volume dedicado a Richard Strauss.

Um comentário:

Anônimo disse...

deve ser bárbaro esse livro. eu estarei lá no lançamento. beijos, pedrita

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...