27 de outubro de 2007

AIDA DO SCALA


Duas são óperas de Verdi, as quais até hoje prefiro ouvir do que ver: AIDA e IL TROVATORE. Isso porque não há gravações que consigam me satisfazer.


Em AIDA, cansam-me a grandiosidade , os exageros cênicos e de figurino, o excesso de pessoas no palco. É assim também nesta nova AIDA DO LA SCALA. Violeta urmana não me convence no papel, por outro lado impressionou-me beleza e qualidade vocal de IlDIKO KOMLOSI. Acho um desperdício Alagna com sua bela voz eter-se a fazer esse papel. A orquestra do teatro cresce, como sempre, nas mãos de Chailly. Gostaria de ver uma montagem mais "clean ", que realçasse, seus momentos mais intimistas que são os melhores. mais ou menos o que havia na montagem do MET, dos anos 1980.


Já em IL TROVATORE as dificuldades ficam por conta da necessidade quatro excelentes cantores, o que dificilmente hoje em dia se consegue. Quantas mais versões assisto, mais retorno ao vídeo de KARAJAN (VIENA), a qual oferece um quarteto de primeira.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...