27 de fevereiro de 2008

IDOMENEO, DE MOZART



Uma das sensações mais agradáveis quando se ama uma determinada peça musical (concerto, sinfonia, lied, ópera , etc) é quando nos deparamos com uma interpretação que se ajusta totalmente às nossas expectativas em relação àquela obra. Essa sensação é ainda maior quando se trata de uma preferida. É o caso de Idomeneo, de Mozart. Desde a primeira vez que a ouvi, por meio da produção de Ponnelle para o MET, foi amor à primeira vista. Conheci outras gravações em CD e em vídeo. Esta semana, tive contato com a produção de Ursel & Karl-Ernst Herrmann para Salzburgo. Trata-se de uma encenação minimalista que funciona bem, muito auxiliada com uma iluminação perfeita, eu diria. A Camerata Salzburg , sob a regência eletrizante de Sir Roger Norrington , está localizada no centro e o cenário mais utilizado para a movimentação dos cantores a circunda.

A direção dos cantores é muito boa e, supreendentemente, Ramon Vargas sabe atuar muito bem. Ponto para a direção. A Elektra de Anja Harteros é a melhor que já vi em palco. Nas suas duas árias, uma criação genial de Mozart, ela está superlativa. Kozena como Idamante encarna muito bem o papel e Ekaterina Siurina , dona de uma bela voz e excelente atriz dá vida ao personagem Ilia. Muito interessante a inclusão de Netuno em cena, aqui representado pelo ator Andreas Schlager .

A versão é a de Munique, ficando de fora, portanto, algumas árias.

Uma exelente opção, para mim a melhor em DVD até o momento.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...