14 de março de 2008

GIL JARDIM ABRE A TEMPORADA DA OCAM NOS DIAS 28 E 29/3



OCAM abre temporada de 2008
com Stravinsky, Reinecke e Beethoven

Os concertos acontecem dia 28 de março no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na USP e 30 de março, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MASP. A regência é do diretor artístico da OCAM, maestro Gil Jardim, reeleito por mais dois anos como Chefe do Departamento de Música da ECA/USP


Justificando cada vez mais o título de uma das mais importantes orquestras acadêmicas do país, a OCAM – Orquestra de Câmara da USP abre sua temporada de 2008 tendo como solista um de seus mais brilhantes integrantes. Marco André foi o vencedor da II edição do Premio Estímulo Santander/OCAM, edição 2007, que, além de prêmio em dinheiro, também oferece a oportunidade do aluno se destacar na orquestra, sendo solista em um dos concertos da temporada do ano seguinte. Desta vez, o estudante vai solar em peça do dinamarquês Carl Reinecke, Concerto para Flauta em re maior. Além dessa obra, a orquestra abre a temporada tocando Duas Suítes para Orquestra de Câmara, de Igor Stravinsky e a magistral Sinfonia nº 4 em si bemol maior, de Beethoven.
O concerto inicia com as duas Suítes, de Stravinsky, que surgiram da orquestração de oito peças, que o autor fez para piano a quatro mãos. A maioria das peças foi composta como exercício de piano para seus filhos, inspirado nas viagens que Stravinsky fazia com o Balé Russo. A Polka, por exemplo, um dos movimentos, foi composta em homenagem a Diaghilev, amigo do compositor e empresário do Balé Russo. Já Valse, um outro movimento, foi homenagem a Erik Satie, inspirado numa visita que o autor fez a Satie, na França, quando ouviu uma valsa tocada por um carrinho de vender sorvete.
Em seguida, a orquestra executa Concerto para Flauta em ré maior, de Carl Reinecke, justamente obra que abriga o solo do jovem bolsista Marco André. Reinecke foi menino prodígio, começou a compor aos 7 anos e fez seu primeiro recital de piano aos doze. Nasceu em Altona, naquela época território dinamarquês. Seus modelos eram Bach e Palestrina, por isso, seu estilo se aproxima de Mendelssohn, Schumann e Brahms. Foram seus alunos Grieg, Janacek, Albéniz e Max Bruch, entre outros. Além deste concerto para flauta, ele abordou o mesmo instrumento em outra obra-prima, a sonata para flauta solo Undine.
O concerto é encerrado com Beethoven, Sinfonia nº 4 em si bemol maior. Este inquieto, idealista e romântico alemão é considerado um dos maiores compositores da humanidade. Estudou com Haydn e Salieri, em Viena, mas sempre rompia em conflito com seus professores. Suas sonatas para piano e seus quartetos de cordas revolucionaram a escrita romântica e, assim como suas sinfonias e concertos, tornaram-se modelo. A Sinfonia nº 4, escrita entre 1806 e 1807, publicada um ano depois, foi dedicada ao conde Franz Von Oppersdorff, que ofereceu grande quantia para a composição desta obra.

A Orquestra de Câmara da USP recebe apoio do Santander desde 2002, através do Programa Universidades.


Marco André – solo flauta

Iniciou seus estudos em 1997, com a renomada flautista Loren Grace (EUA). No ano seguinte ingressou na Escola Municipal de Musica de São Paulo, na classe do Prof. Wilson Resende, onde permaneceu até 2003. Nos anos de 2002 e 2003 também foi aluno do Prof. Rogério Wolf com o apoio de uma bolsa para aperfeiçoamento concedida pela Fundação Vitae. Em 2005 foi agraciado novamente com a Bolsa da Fundação Vitae, para aperfeiçoamento, porém na Academia Ferenc Liszt em Budapest (Hungria), na classe dos Professores Loránt Kóvacs e János Balint, onde pode realizar diversos recitais. Ainda no Brasil participou de diversos festivais tais como: Festival de Inverno de Campos do Jordão (2000,2001 e 2005) Festival Musica nas Montanhas, de Poços de Caldas (2000 e 2005) e como Professor no Festival de Prados de 2002 a 2004.
Foi Solista à frente de varias Orquestras como Orquestra de Câmara Paulista, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP (OCAM) e Orquestra Experimental de Repertório. Participou de vários Masterclass com renomados professores: Emmanuel Pahud (Filarmonica de Berlim), Keith Underwood (EUA), Ângela Jones (EUA), Nobutaka Shimizu (Japão), dentre outros. Vencedor dos Concursos Jovens Solistas da U.L.M., em 2002 e Concurso Jovens Solista da Orquestra Experimental de Repertório em 2005, integrou diversas orquestras tais como, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP (OCAM), Orquestra Acadêmica de São Paulo e Orquestra Experimental de Repertório. Em 2007, venceu o Concurso Jovens Talentos promovido pelo Centro de Cultura Judaica. E, em dezembro de do mesmo ano, foi vencedor do II Prêmio Estímulo Santander/OCAM .

Gil Jardim – diretor artístico e regente titular da OCAM

Gil Jardim é diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo – OCAM. Já exercendo um segundo mandato, é também Chefe do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde leciona Regência Orquestral e é docente desde 1984. Tem se destacado por suas marcantes atuações em concertos com diversas orquestras sinfônicas nacionais e internacionais. Em 2005, lançou o livro “O Estilo Antropofágico de Heitor Villa-Lobos”, em edição promovida pela Philarmonia Brasileira/VIVO, além de gravar e lançar o CD “Villa-Lobos em Paris”, que foi contemplado com o “Diapason d’Or”, em março de 2006 e Prêmio Bravo Prime, em novembro do mesmo ano.
Durante os sete anos que dirige a OCAM implantou um conceito de trabalho renovador colocando-a em evidência no cenário musical brasileiro e transformando-a num referencial para o trabalho orquestral desenvolvido em departamentos de música universitários. Entre os últimos nomes que estiveram presentes na programação do grupo, podemos citar Gilberto Tinetti, Eduardo Monteiro, Nahim Marun, Boris Giltburg, Alex Klein, Cláudio Cruz, Cláudia Riccitelli, Céline Imbert, Benjamin Zander, Alceu Reis, Antonio Del Claro e Evgenia Popova.
Com versatilidade, desenvolve também um trabalho fortemente marcado pela habilidade em extrair da fusão entre elementos da música étnica e erudita brasileira, resultados de grande magia e expressão artística. Nessa linha de trabalho destacam-se os ciclos de concertos com personalidades musicais como Egberto Gismonti, Milton Nascimento e Naná Vasconcelos. Entre os trabalhos no exterior, o maestro já dirigiu orquestras como a Brooklyn Academy of Music Symphony Orchestra, de Nova York, a Royal Philharmonic Concert Orchestra, de Londres, a Camerata Mexicana, a Orquestra Regionalle del Lazio i Roma e a Orquestra de Camara Mayo, de Bueno Aires.

OCAM

Com um corpo sinfônico de 35 músicos estudantes, a OCAM é um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo. Entre as melhores orquestras do Estado, é dirigida pelo maestro Gil Jardim, que busca, através da prática orquestral, desenvolver a qualidade de execução e interpretação dos jovens instrumentistas para o mercado profissional.
Dentro do espírito acadêmico de evolução de técnicas, periodicamente os alunos são levados a interagir com os estilos dos vários períodos da história estimulando o aprendizado e a profissionalização. Com essa proposta de aperfeiçoamento, os músicos da OCAM estão sempre em contato com solistas e maestros convidados. São personalidades consagradas no Brasil e no exterior como Gilberto Tinetti, Olivier Toni, Cláudia Riccitelli, Cláudio Cruz, Eduardo Monteiro, Fernando Coevisier, Céline Imbert, Alex Klein, Benjamin Zander (EUA), Boris Giltburg (Rússia) e Eugenia Popova (Bulgária), entre outros.
Site e e-mail da OCAM –
www.usp.br/ocam e faleocam@usp.br


Programa completo dos concertos de março da OCAM:


Igor Stravinsky (1882-1971)

- Duas Suites para Orquestra de Câmara (suíte nºs 1 e 2)


Carl Reinecke (1824-1910)

- Concerto para Flauta em Re maior, op. 283

Solista: Marco André, flauta (ganhador da II edição do Premio Estímulo Santander OCAM)


Ludwig van Beethoven (1770-1827)

- Sinfonia nº 4 em Si Bemol maior, op. 60


Regente: maestro Gil Jardim

Diretor Artístico e Regente Titular: maestro Gil Jardim


Serviço de Março/2008


Orquestra de Câmera da USP – OCAM

28 de março, sexta-feira, às 20h30
Anfiteatro Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109 – Cidade Universitária
Tel. (11) 3091-4330 r. 7
Grátis
350 lugares

30 de março, domingo, às 16h
Auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1.578
Tel. (11) 3251-5644
R$ 6,00 e R$ 3,00
374 lugares
Est. Conveniado – Av. Paulista, 1.636

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...