19 de março de 2008

SEMANA DA CULTURA ITALIANA

Semana da Cultura Italiana – A Itália na Idade Barroca
Durante todo o dia 25 de março acontece o evento A Itália na Idade Barroca na Casa da Cultura Japonesa na Universidade de São Paulo (USP), dentro da Semana da Cultura, uma iniciativa promovida pelo Ministero per i Beni Artistici e Culturali, com o Istituto Italiano di Cultura e com o Departamento de Língua e Literatura italiana da USP. A jornada será dedicada ao aprofundamento de temas como história, arte, música, no período Barroco na Itália, através de palestras ministradas por professores especialistas no tema. Grátis.

O evento começa às 9h30 com uma apresentação da diretora do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, Luigina Peddi.

Às 9h50 o professor da USP Federico Croci fará um perfil histórico do Barroco.

Às 10h55, o professor da Universidade Mackenzie, Walter Rocha, falará sobre as teorias e o significado histórico de um dos protagonistas do pensamento científico moderno: Galileu Galilei. A palestra será seguida por um debate.

Às 12h30 haverá a projeção do filme A Viagem do Capitão Tornado (Il Viaggio di Capitan Fracassa) – 1990 - de Ettore Scola, com apresentação da professora da USP, Cecilia Casini.
Intérpretes: Claudio Amendola, Marco Messeri, Remo Girone, Ornella Muti, Vincent Perez, Emmanuelle Béart e Massimo Troisi.


Sinopse: Tão divertida quanto fiel reconstrução da vida das companhias de teatro na época da Commedia dell’ Arte, o filme acompanha as aventuras de uma caravana de mambembes, que na França do séc. XVII viaja da Gasconha rumo a Paris para encontrar o Rei Luís XIII e à qual junta-se o jovem pobretão barão de Sigognag, Extraído do livro de Théophile Gautier (1811-72).

Às 19h30 a professora da USP, Doris Cavallari falará sobre A Revolução de Caravaggio.

Às 20h15, Sergio Casoy falará sobre A Ópera no Período Barroco.

O encerramento será às 21h30.

O Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, fundado em 1945, órgão oficial do Governo Italiano, tem sua sede na histórica mansão de Av. Higienópolis, 436. O edifício, construído nos anos 20, em estilo neoclássico, hospeda os escritórios administrativos e dispõe de uma sala biblioteca e um espaço destinado à sala multimídia, assim que terminar a reforma. A sede dos cursos de língua italiana fica na Rua Frei Caneca, 1071, no prédio do ICIB -Instituto Cultural Italo-Brasileiro, onde também promove regularmente ciclos de cinema em DVD.

O Istituto Italiano di Cultura de São Paulo desenvolve a promoção da língua e da cultura com ações de cooperação entre Brasil e Itália. Promove a imagem da Itália contemporânea através de:
- concertos, exposições de arte e arquitetura, cinema, teatro, palestras, seminários, etc;
- uma biblioteca com aproximadamente 30 mil itens, a maioria em língua italiana, além de livros, revistas, jornais e uma consistente videoteca;
- cursos de língua e cultura italiana, desde História da Arte até italiano jurídico e cultura de vinhos, em colaboração com o ICIB -Instituto Cultural Italo-Brasileiro
- serviço de informações sobre a Itália, cursos de língua italiana na Itália e bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano.
Site:
http://www.iicsanpaolo.esteri.it/

Serviço
A Itália na Idade Barroca
Semana da Cultura Italiana
Local: Casa da Cultura Japonesa
Universidade de São Paulo (USP)
Av. Prof. Lineu Prestes, 159
Cidade Universitária - SP
Grátis.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...