27 de fevereiro de 2009

XII PRÊMIO CARLOS GOMES DE ÓPERA E MÚSICA ERUDITA


XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita

O XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita será outorgado aos artistas ou organizações culturais que mais se distinguiram por suas realizações em 2008. Serão 12 categorias: Solista Instrumental, Regente, Conjunto de Câmara, Orquestra Sinfônica, Cantor Solista, Cantora Solista, Regente de Ópera, Direção de Cena, Figurino, Cenário, Iluminação, Espetáculo de Ópera. E ainda o Troféu Guarany, em reconhecimento do conjunto da obra de seu ganhador e o prêmio aos incentivadores da música e o Troféu Pedro II, que não participará do processo de indicação e de votação. A realização é da Algol Editora.

A Comissão Organizadora será presidida pelo soprano Niza de Castro Tank, com vice-presidência do compositor Almeida Prado. O pesquisador e professor Sérgio Casoy é o secretário do Colegiado de Indicação, órgão composto por cerca de 30 especialistas desse segmento cultural, que elaborará a Lista dos Indicados em cada categoria. A partir dos nomes indicados, um Corpo de Jurados, composto por cerca de 200 membros de todo o Brasil, decidirá, por votação, o vencedor em cada categoria. Haverá também um júri popular, com participação aberta a todos os brasileiros, que, através da internet, votará nos candidatos indicados. O resultado desta votação será juntado aos votos do Corpo de Jurados para a determinação dos vencedores, na proporção de 10% dos votos dos jurados.

Cada vencedor receberá um diploma, um troféu, e R$ 3 mil em dinheiro. O homenageado com o Troféu Guarany receberá R$ 5 mil. O Troféu Pedro II não tem prêmio em dinheiro.

No dia 11 de maio, segunda-feira, acontecerá a cerimônia de entrega do XII Prêmio Carlos Gomes na Sala São Paulo, com concerto da Sinfônica de Campinas, sob regência de Lígia Amadio.
A publicação da lista dos indicados e o início da votação acontecem no dia 13 de abril e vão até o dia 30 de abril.

Niza de Castro Tank: “Certa vez me perguntaram se eu havia conhecido Carlos Gomes... Pode uma coisa dessas? É claro que não o conheci, mas, mesmo assim, me lembro com muito carinho do primeiro encontro com sua obra, nos anos 50, quando cantava na Rádio Gazeta ao lado de grandes entusiastas de seu trabalho, como o maestro Armando Belardi. O fascínio daquele contato , nos anos seguintes, transformaria-se em uma relação profunda, que marcaria toda a minha vida profissional, como cantora, pesquisadora e professora. Sinto-me, portanto, honrada em presidir o prêmio que leva seu nome, reencontrando assim um amigo de longa data. E me parece justo que seja ele, com sua obra riquíssima, o patrono dessa premiação – uma premiação que tem como objetivo valorizar o trabalho do artista brasileiro, esse herói que, como Carlos Gomes já havia feito em sua época, luta contra muitas adversidades para manter vivo o prazer de fazer música. É nossa esperança que, em seu nome, esse prêmio possa ajudar a consolidar a vida musical deste país, para que o esquecimento e o descaso com que a obra de Carlos Gomes precisou lidar deixem de fazer parte da realidade de nossos músicos.”

Desde 2006, a Algol Editora lança CDs, DVD e livros de qualidade na área cultural. O início foi com o lançamento do livro Minhas Pobres Canções, de Niza de Castro Tank, que traz dois CDs com as canções e partituras de Carlos Gomes. O salto quantitativo aconteceu com a participação na 20ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2008, quando a editora completou 17 volumes lançados entre CDs e livros de música, poesia, biografia, cinema e jornalismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada!

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...