27 de março de 2009

GENNADY ROZHDESTVENSKY

Foto por: Jacques Sarrat
ESTUPENDO!!! Esse é o adjetivo que se deve dar à prestação de Gennady Rozhdestvensky à frente da Osesp, na noite de ontem.

A sua condução denota o artesão meticuloso, com gestos simples, sem qualquer afetação. Isso já podia ser visto na apresentação da primeira peça, "As estações" de Glazunov.

Seu talentoso filho deu-nos uma bela interpretação do concerto nº 1 para violino de Prokofiev. Sobre ele assim manifestou-se o grande Ivry Gitlis: ‘He belongs to the great line of outstanding artists. His approach and relationship to music and the violin is intense, highly sensitive and intelligent’.

O melhor estava por vir na segunda parte.

A Sinfonia nº 10, de Shostakovich , a meu ver, é a mais russa de todas que o compositor escreveu e uma das mais belas. A leitura de Gennady foi a melhor que já ouvi. A sonoridade que ele conseguiu extrair de todos os naipes da Osesp merecia uma gravação. Que maravilha o trabalho dos primeiros violinos! O público presente delirou!

Ainda teremos uma outra oportunidade de ver o trabalho do maestro na próxima semana quando se apresentará também a pianista Viktoria Postnikova , sua esposa.




Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...