15 de agosto de 2009

CONCERTO E MASTERCLASS COM MARK KOSOWER, UM DOS MAIS DESTACADOS VIOLONCELISTAS DA ATUALIDADE



Oportunidade única para o público paulistano ouvir alguns dos solos de cello mais sonoros do repertório erudito!


O Concerto será no dia 17 e a Masterclass no dia 18. Os encontros são dirigidos a estudantes de música e demais interessados e acontecerão na unidade Luz da Tom Jobim EMESP


“Um excepcional, sensível e inteligente celista”

Chicago Tribune

“Mark Kosower é um talento extraordinário. Vejo-o como um dos mais importantes violoncelistas do século XXI, quer como instrumentista, quer como músico.”
Janos Starker


“Foi com especial prazer que o conheci e o ouvi tocar durante a minha visita recente a St. Paul. Tanto o Maestro Wolff como eu ficamos impressionados pela qualidade do seu talento.”
Isaac Stern

“Mark Kosower é um violoncelista jovem e formidável. Acabo de escutar o 3º andamento do Concerto para Violoncelo e Orquestra de Lalo, que praticamente fervilha nas suas mãos! Tenho grande admiração por ele e deposito as mais elevadas esperanças no seu futuro.”
Yo-Yo Ma

Ele é um dos mais destacados violoncelistas da sua geração no campo da música erudita. Aclamado tanto por outros músicos como pela crítica especializada do mundo todo, o norte-americano Mark Kosower é apontado por sua extraordinária maestria instrumental, integridade musical e pureza de expressão – características que poderá mostrar em duas oportunidades na Tom Jobim EMESP: no dia 17, em um concerto, e no dia 18, em uma masterclass. Ambos acontecerão no auditório da unidade Luz.
O músico aproveita sua passagem pelo Brasil (vem ao país a convite do XV Rio International Cello Encounter) para conhecer o trabalho da OS Santa Marcelina Cultura, bem como dividir suas experiências e exibir sua técnica executando alguns temas de Johann Sebastian Bach, Ernst Krenek, György Ligeti e Zoltán Kodály. Ambos eventos acontecerão no auditório da unidade Luz da EMESP.
Mark Kosower estudou com Janos Starker na Universidade de Indiana e com Joel Krosnick na Juilliard School, de Nova York, realiza concertos como solista de orquestras e como músico de câmara.

Apresentou-se junto a diversas orquestras norte-americanas, como as Filarmônicas da Florida e de Long Island e as Sinfônicas de Detroit, Santa Barbara e Houston, além da Orquestra Filarmônica de Hong Kong, Orquestra Sinfônica Nacional da China, Orquestra de Paris e Orquestra Sinfônica Brasileira, entre outras.

Realizou concertos solo ou com grupos de câmara em locais como o Théâtre de Châlet, em Paris, Frankfurt's Alte Oper, Berlin's Komische Oper, the Hong Kong Cultural Centre, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, National Galley, em Washington e Lincoln Center, em Nova York.

Mark Kosower foi vencedor de inúmeros concursos internacionais, destacando-se o Sony Grant no Salon de Virtuosi de Nova York e primeiros prêmios no Festival de Música de Aspen, na Juilliard Cello Concerto Competition e no Rostropovich and Pablo Casals International Cello Competition.

Professor de violoncelo e música de câmara no Conservatório de Música de São Francisco de 2005 a 2007, Kosower é atualmente violoncelista solo da Orquestra Sinfônica de Bamberg (Alemanha), sob a supervisão do diretor artístico Jonathan Nott. Em 2008 o músico lançou dois CDs, um incluindo todo o repertório para piano e violoncelo de Ginastera e outro com obras de compositores húngaros como Popper, Dohnanyi e Bartok.

Mais em:

http://www.youtube.com/watch?v=t-HeZmh1G9c
http://www.youtube.com/watch?v=MJZIDgHJHQc&feature=related

· Concerto:
Dia: 17 de agosto, segunda-feira
Horário: 19h00
Gratuito
Local – Auditório Tom Jobim EMESP: Largo General Osório, 147 – Luz
*Público: Alunos da Emesp Tom Jobim e público em geral
Capacidade do auditório: 80 pessoas
Duração: 90 minutos
Informações: Tel. (55 11) 3585-9888

Masterclass:

Dia: 18 de agosto de 2009, terça-feira
Horário: 10h00
Gratuito
Local - Auditório Tom Jobim EMESP: Largo General Osório, 147 – Luz
*Público: Aberto para público em geral para participação como ouvintes.
Capacidade do auditório: 80 pessoas
Informações: Tel. (55 11) 3585-9888



Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...