11 de novembro de 2009

FESTIVAL VILLA-LOBOS - AUDITÓRIO TOM JOBIM

Cinquentenário da morte de Villa-Lobos ganha homenagem na Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo
Festival Villa-Lobos acontece nos dias 13, 14, 16 e 17 de novembro com apresentações gratuitas. Adriana Clis e Achille Picchi figuram entre os destaques da programação
Nos 50 anos da morte de Villa-Lobos, a Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo (Tom Jobim - EMESP) preparou uma homenagem a um dos maiores nomes do cenário erudito latino-americano. O Festival Villa-Lobos contará com a participação de alunos, professores e convidados especiais que, durante os dias 13, 14, 16 e 17 de novembro, apresentarão recitais e palestras. A data de encerramento do festival corresponde ao dia do falecimento do compositor, 17 de novembro de 1959. A escola Tom Jobim - EMESP é gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

O público terá a oportunidade de apreciar diferentes aspectos da obra de Villa-Lobos. As apresentações dos recitais estão divididas segundo os temas: violão, piano e canto. Também haverá um ciclo dedicado às cirandas do compositor e a palestra “Villa-Lobos e o piano: uma visão analítica e interpretativa” com a presença do professor e pianista Achille Picchi e da professora Iracele Vera Lívero.
No dia da abertura do festival, a mezzo-soprano Adriana Clis e o violoncelista Watson Clis apresentam-se ao lado dos alunos da professora Marcilda Clis. A mezzo-soprano já venceu diversos concursos e prêmios, entre eles o Bidu Sayão (2004) e o Prêmio Carlos Gomes ( 2003). No campo da música de câmara, trabalha ao lado dos renomados músicos Gilberto Tinetti, Watson Clis e da soprano Gabriella Pace. Watson Clis acumula em sua carreira o posto de 1o Violoncelo Spalla nas principais Orquestras do Rio e São Paulo. Como camerista, integra o renomado Trio Brasileiro, juntamente com o violinista Erich Lehninger e o pianista Gilberto Tinetti.

O festival contará também com apresentações de convidados como o violonista Paulo Porto Alegre, a soprano Sandra Félix, o fagotista Fábio Cury e os grupos Nahandove Ensemble e Quarteto Aureus. A coordenação do festival é da professora Marina Brandão e a realização é da Tom Jobim – EMESP.
Os quatro dias do Festival prometem relembrar, à altura do homenageado, a musicalidade genuinamente brasileira de um dos maiores criadores musicais do século XX. Villa-Lobos consolidou a música nacionalista no Brasil, despertou o entusiasmo de sua geração para a riqueza do folclore brasileiro e ajudou a criar as bases para o desenvolvimento da sonoridade do País.
Serviço:
Festival Villa-Lobos 2009

Dias: 13, 14, 16 e 17 de novembro

Local: Auditório da Tom Jobim - EMESP - Unidade Luz

Endereço: Largo General Osório, 147 – Luz

Informações: 11 3585.9888

Capacidade: 89 lugares

Apresentações gratuitas

Acesso para deficientes

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...