31 de março de 2011

GULBENKIAN DE LISBOA INTEGRA REDE EUROPÉIA DE ACADEMIAS DE ÓPERA




Logo 03 p-b (2).tif                         Logo_ENOA.jpg


FUNDAÇÃO INTEGRA REDE EUROPEIA DE ACADEMIAS DE ÓPERA


A Fundação Calouste Gulbenkian é uma das 11 instituições europeias que integra a European Network for Opera Accademies (ENOA), uma rede de cooperação europeia no domínio da ópera, do ensino da música e da formação noutras áreas associadas directa ou indirectamente à produção operática. Esta rede é apoiada pelo Programa Cultura da Comissão Europeia, que co-financiará em 2.500.000 € as suas actividades durante um período de 5 anos (2011-2016).

Coordenada pelo Festival d’Aix-en-Provence (França), a ENOA propõe fundamentalmente estabelecer novas colaborações entre algumas das mais dinâmicas instituições europeias de ensino e produtores musicais, no sentido de incentivar a mobilidade de estudantes e professores entre os diversos programas de formação, estimular a criatividade e o risco neste domínio, encorajar o desenvolvimento artístico individual e colectivo, implementar novas formas de produzir ópera, fomentando a itinerância  e diversificando as audiências.

Tendo como prioridade a formação e o reforço da experiência profissional de jovens artistas (cantores, compositores, encenadores, libretistas, maestros, pianistas e outros), e tentando contribuir para atenuar a separação existente entre a escola e a vida profissional, as actividades no âmbito da ENOA permitirão a organização de workshops de aperfeiçoamento artístico (master classes), a mobilidade de artistas e professores entre as diversas instituições e países e o desenvolvimento de produções e encomendas de novas óperas , privilegiando a participação de
jovens profissionais. Prevê-se que até 2016 sejam organizados 74 workshops/masterclasses, 7 co-produções de ópera (entre reposições e estreias de obras encomendadas) e 10 workshops de preparação para as referidas produções.

No âmbito desta parceria, a Fundação Calouste Gulbenkian vai realizar dois workshops em 2011. O primeiro, entre 19 e 23 de Junho, será dedicado à Direcção Orquestral e Acompanhamento Solístico, sendo dirigido a jovens maestros e cantores, com a orientação do maestro Lawrence Foster e a participação da Orquestra Gulbenkian. Já entre 8 e 11 de Novembro, decorrerá uma Master Classe para cantores, sob orientação do Professor Tom Krause.

Integram esta rede as seguintes instituições: Queen Elisabeth Music Chapel (Bélgica), Verona Accademia per l’Opera Italiana (Itália), BayerischeTheaterakademie August Everding München (Alemanha), Fundación Albéniz – Escuela Superior de Música Reina Sofía (Espanha), Latvian National Opera (Letónia), Teatr Wielki - Opera Narodowa (Polónia), LOD (Bélgica), Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), Festival d’Aix-en-Provence (França), Den Nye Opera (Noruega) e Aldeburgh Music (Inglaterra).



CultureProgram logo       EAC_Culture_logo                 eacea_logo


Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...