25 de julho de 2013

PIANISTAS SE APRESENTAM NOS RECITAIS EUBIOSE EM AGOSTO

 Pianistas na Série Novos Talentos nos Recitais Eubiose em agosto </>


Dia 3 de agosto, sábado, às 20h, dois pianistas, Rafael Sakamoto e José Luiz Martins, alunos de Renato Figueiredo, se apresentam na série Novos Talentos dosRecitais Eubiose. No repertório Bach, Haydn, Chopin, Osvaldo Lacerda, Gilberto Mendes e Prokofiev. Apoio da Fondation Franz Liszt. Grátis!

Os dois pianistas são alunos da Escola de Música de São Paulo.

José Luiz Martins foi premiado com a terceira colocação no Savassi Jazz Festival “Novos Talentos do Jazz”. E participou da master classe de Fábio Luz na Sociedade Brasileira de Eubiose.

Sociedade Brasileira de Eubiose (SBE) criou, dentro dos Recitais Eubiose, a série Novos Talentos, que visa criar oportunidades para talentosos alunos de grandes professores nas áreas de canto, piano, violino, violão etc., se apresentarem em público, alguns até pela primeira vez. O foco é investir nas crianças e nos jovens, pois só através da formação do caráter e da cultura conseguiremos preparar o Brasil do amanhã. Como diz o lema da SBE, “Spess Messis in Semine” ou “A esperança da colheita está na semente”.

Programa

Primeira parte: Rafael Sakamoto, piano

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Partita n. 5, em sol maior, BWV 829
Praeambulum
Allemande
Corrente
Sarabande
Tempo di Minuetta
Passepied
Gigue

Joseph Haydn (1732 – 1809)
Andante e variações em fá menor, Hob. XVII: 6

Segunda parte: José Luiz Martins, piano

Frédéric Chopin (1810 – 1849)
Scherzo n. 1, op. 20

Gilberto Mendes (1922)
Fuga dupla

Osvaldo Lacerda (1927 – 2011)
Ponteios n. 8, n. 9 e n. 10
Estudo n. 4

Serguei Prokofiev (1891 – 1953)
Sonata n. 3, op. 28

Currículos:

Rafael Sakamoto começou seus estudos de piano aos 15 anos.
Três anos depois, passou a estudar no Conservatório Arte Musical de Osasco, onde concluiu o curso técnico. Em seguida, ao ingressar na Faculdade de Música da FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco), foi aluno da professora Beatriz Alessio, e, a partir de 2011, passou a ser orientado por Renato Figueiredo.
Em outubro de 2011, tornou-se membro do projeto Interpretando Intérpretes, coordenado pelo professor Renato Figueiredo no Conservatório Municipal de Guarulhos, e, desde 2013, integra sua classe de piano na Escola de Música de São Paulo.

O pianista paulistano José Luiz Martins teve seu contato inicial com música aos 7 anos em aulas de musicalização infantil e coral na EMESP - Escola de Música do Estado de São Paulo.
Estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e, já aos 17 anos, integrava a classe de composição do Prof. Ricardo Rizek na FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado).
Atualmente se aperfeiçoa sob orientação do professor Renato Figueiredo na Escola de Música de São Paulo, instituição que já proporcionou sua participação em recitais em homenagem a grandes compositores brasileiros como Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda e Gilberto Mendes.
Em 2011 e 2012, esteve engajado no projeto Interpretando Intérpretes, coordenado por Renato Figueiredo no Conservatório Municipal de Guarulhos.
Neste ano, participou de duas importantes master classes: de Luca Chiantore, e de Fábio Luz, sendo esta na Sociedade Brasileira de Eubiose.
Inclui-se também em sua experiência musical uma ampla atuação na música popular. É bacharel em piano popular pela Faculdade Cantareira, na classe do professor Yaniel Matos. Já se apresentou nas mais importantes casas de jazz de São Paulo, como Bourbon Street, Jazz nos Fundos, Madeleine, entre outros, e em festivais, como Festival Jazz na Fábrica, Santos Jazz Festival, Primeira Mostra de Piano Casa de Francisca, Bourbon Street Music Club “Na Roda”. Recentemente, foi premiado com a terceira colocação no Savassi Jazz Festival “Novos Talentos do Jazz”, um dos maiores e mais importantes festivais dessa área no país.

A Sociedade Brasileira de Eubiose aprofunda, através de cursos e práticas, o estudo da Cosmogênese (origem dos universos) e da Antropogênese (origem do homem) para o oferecimento de subsídios com vistas a uma construção crítica do autoconhecimento ancorada no crescimento coletivo e na fraternidade universal dentro de uma visão espiritualista comprometida com a realidade. Com esse foco se dedica também a ações sociais, culturais e artísticas.

Os Recitais Eubiose iniciaram em 2011 e já integram a programação erudita da cidade de São Paulo sempre com grandes nomes como os pianistas Eudóxia de Barros, Helena Elias, Eny da Rocha, Fábio Luz, Maria José Carrasqueira, João Antônio Parizotto Filho, Liliane Kans, e o italiano Salvatore Percacciolo; o violinista Luíz Fílip, a violista Thaís Coelho, o violonista Edelton Gloeden, o flautista norueguês Michael George Titt, o violoncelista francês Romain Garioud e os cantores Adélia Issa, Eduardo Janho-Abumrad e Marivone Caetano. Promovem master classes, em 2013, com a grande pianista Cristina Ortiz e a série Novos Talentos. Com o intuito de promover e auxiliar jovens músicos, firmaram parceria, através da Pianista e Professora Helena Elias, com a Ecole Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot para concessão de bolsas de estudos de piano. Site: www.recitaiseubiose.com.br 

Serviço:

Série Novos Talentos dos Recitais Eubiose

Dia 3 de agosto, sábado, às 20h

Pianistas, Rafael Sakamoto e José Luiz Martins
Alunos de Renato Figueiredo

Sociedade Brasileira de Eubiose
Sala Henrique José de Souza (201 lugares)
Av. Lacerda Franco, 1059
Aclimação
Tel: 3208-9914 / 3208-6699
Grátis!

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...