9 de janeiro de 2014

RECITAIS EUBIOSE 2014

Recitais Eubiose apresentam a pianista Helena Marcondes Machado

 Na abertura o jovem pianista Lawrence Longhi

Dia 18 de janeiro, sábado, às 20h, os Recitais Eubiose apresentam a pianistaHelena Marcondes Machado. O repertório traz três momentos, músicas dedois austríacos Mozart e Schubert, músicas brasileiras e músicas para sonho e dança. Apoio da Fondation Franz Liszt. Os ingressos dos Recitais Eubiosecustam R$ 20,00 e meia-entrada.


É a segunda apresentação dos Recitais Eubiose que trazem um jovem pianista antes, dessa vez a abertura do Recital será feita por Lawrence Longhi, que apresentará Alexandre Levy – Allegro Apassionato Op. 14  Em 2010, o pianista ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, onde, desde então, integra a classe do professor Renato Figueiredo.




Helena Marcondes Machado classificou-se em vários concursos de âmbito nacional, obtendo o Primeiro Lugar no Primeiro Concurso de Piano de Piracicaba, São Paulo e Primeiro Prêmio Casa Beethoven (Monografia anexada ao acervo da Biblioteca do CDMSP).

Programa:

I        
         “Dois gênios austríacos de breve e sublime existência – luzes divinas iluminando a Música para sempre, sempre, sempre....“           
                                                                                  
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
Variações sobre o tema “Ah! Vous dirai-je, Maman”
Franz Schubert (1797 – 1828)
Momento Musical Opus 94 nº 3
Improviso Opus 90 nº 2

II
“Brasil - Saudade, Tristeza, Nostalgia e Alegria”

Maria Apparecida Cortes Macedo
Marília (Valsa)
Osvaldo Lacerda (1927 – 2011)
Berceuse de um gato que morreu (Minidrama)
Francisca Edwiges Gonzaga (1847 – 1935)
Lua Branca (Canção) - Transcrição HMM
José Maria Abreu (1911 – 1966)
Levanta Poeira (Choro sapeca)
Ernesto Nazareth (1863 – 1934)
Coração que sente (Valsa)
Fon-Fon (Tango Brasileiro)
                                                                         
III
“A Magia do Sonho e da Dança”

Robert Schumann (1810 – 1856)
Träumerei Op. 15, nº 7
Auguste Durand (1830 – 1909)
Première Valse Op. 83
Claude Debussy (1862 – 1918)
Rêverie
Isaac Albeniz (1860 – 1909)
Sevilha (nº 3 da Suíte Espanhola)
Enrico Granados (1867 – 1916)
Zapateado (nº 6 dos Cantos Populares Espanhóis)
Franz Liszt (1811 – 1886)
Im Traum (Noturno)
Polonaise nº 2                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

Currículos

Helena Marcondes Machado é paulistana, musicista de personalidade eclética, desde jovem marcou presença tanto como pianista como professora, tendo diversos alunos premiados em concursos. Distinguiu-se brilhantemente no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Curso Superior de Virtuosidade, assim como na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sem jamais abandonar a música, desempenhou na área jurídica importante cargo no Ministério do Trabalho, com funções relevantes de direção, até aposentar-se, quando se dedicou integralmente à atividade pianística. Foi aluna de grandes mestres, sendo os últimos Guilherme Halfeld Fontainha e Ciro Gonçalves Dias Jr.. Além das premiações do Conservatório, classificou-se em vários concursos de âmbito nacional, obtendo o Primeiro Lugar no Primeiro Concurso de Piano de Piracicaba, São Paulo e Primeiro Prêmio Casa Beethoven (Monografia anexada ao acervo da Biblioteca do CDMSP). Apresentou-se nos Estados Unidos em recital de Música Brasileira, com êxito de público e de crítica. Apresentou-se em todos os teatros da Prefeitura de São Paulo, incluindo o Municipal (onde tocou várias vezes com orquestra) no interior de São Paulo, em Brasília e outros estados, também no MASP, MUBE e Centro Cultural São Paulo. É membro por convite de várias sociedades musicais como a International Piano Duo Association de Tokyo, no Japão, e faz parte da diretoria do Centro de Música Brasileira.

Lawrence Longhi – 17 anos – ainda na infância teve seus primeiros contatos com música na igreja, pelo canto, e, aos dez anos, lá passou a frequentar aulas de saxofone e teoria musical. Aos treze, iniciou sua formação pianística sob instrução de Luiz Guilherme de Godoy e de Thelma Sousa Lander.
Em 2010, ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, onde, desde então, integra a classe do Prof. Renato Figueiredo.
Seu precoce interesse pela música brasileira e pela música dos séculos XX e XXI o fez ser convidado a colaborar, em 2011, com as homenagens a Savino de Benedictis; em 2012, tomou parte na Semana Osvaldo Lacerda e na programação comemorativa dos 90 anos de Gilberto Mendes; sempre em concertos na EMMSP e no Centro Cultural São Paulo.
Neste ano, participou como intérprete da master class de Fábio Luz na Sociedade Brasileira de Eubiose.

Sociedade Brasileira de Eubiose aprofunda, através de cursos e práticas, o estudo da Cosmogênese (origem dos universos) e da Antropogênese (origem do homem) para o oferecimento de subsídios com vistas a uma construção crítica do autoconhecimento ancorada no crescimento coletivo e na fraternidade universal dentro de uma visão espiritualista comprometida com a realidade. Com esse foco se dedica também a ações sociais, culturais e artísticas.

Os Recitais Eubiose iniciaram em 2011 e já integram a programação erudita da cidade de São Paulo sempre com grandes nomes como os pianistas Eudóxia de Barros, Helena Elias, Eny da Rocha, Fábio Luz, Luiz Guilherme Pozzi, Maria José Carrasqueira, João Antônio Parizotto Filho, Liliane Kans, e o italiano Salvatore Percacciolo; o violinista Luíz Fílip, a violista Thaís Coelho, o violonista Edelton Gloeden, o flautista norueguês Michael George Titt, o violoncelista francês Romain Garioud e os cantores Laura de Souza, Adélia Issa, Eduardo Janho-Abumrad e Marivone Caetano. Promovem Master Classes com grandes nomes do piano e do canto lírico. Em 2013, promoveram Master Classes com a grande pianista Cristina Ortiz. Dentro dos Recitais Eubiose, a série Novos Talentos, vem ganhando grande importância, como forma de criar a possibilidade de novos talentos se apresentarem em público, a grande maioria pela primeira vez. Ainda com o intuito de promover e auxiliar jovens músicos, firmaram parceria, através da Pianista e Professora Helena Elias, com a Ecole Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot para concessão de bolsas de estudos de piano. Na master classe de Fábio Luz, Ingrid Mehlich foi convidada para participar de um festival na Itália. Site:www.recitaiseubiose.com.br 

Serviço:

Dia 18 de janeiro, sábado, às 20h
Recitais Eubiose
Pianista Helena Marcondes Machado
Abertura – Lawrence Longhi
Apoio da Fondation Franz Liszt.
Ingressos: R$ 20,00 e meia-entrada para terceira idade, estudantes, e associados.

Sociedade Brasileira de Eubiose
Sala Henrique José de Souza (201 lugares)
Av. Lacerda Franco, 1059
Aclimação
Tel: 3208-9914 / 3208-6699
Estacionamento conveniado no número 1074 até às 23h.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...