28 de abril de 2014

UMA MAGNÍFICA INICIATIVA - O RESTAURO DO ÓRGÃO DA CATEDRAL ANGLICANA DE SÃO PAULO


Restauro do Órgão da Catedral Anglicana de São Paulo 




Parabéns aos responsáveis por essa iniciativa numa cidade em que a maioria do antigos órgãos de igreja estão abandonados.


O instrumento centenário, manufaturado na França provavelmente em 1870 e que pertence à igreja Anglicana desde 1905, está sendo restaurado por uma equipe de especialistas liderada pelo organeiro alemãoThomas Bartsch e tem previsão de término para o final de 2014. Este projeto acontece graças ao patrocínio das empresas Aliança Navegação e Logística Ltda e Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, viaLei Rouanet.


A consultoria técnica está a cargo da organistaElisa Freixo, uma das maiores autoridades em órgãos tubulares da América Latina. Todo o trabalho está sendo feito na oficina do luthier Abel Vargas, que integra a equipe de especialistas, na cidade de Itatiba, a 85 km de São Paulo. Bartsch e Freixo optaram por um conceito de restauro historicamente orientado, buscando fazer com que o instrumento se aproxime o mais possível de seu funcionamento e sonoridade originais.

A primeira Igreja não Romana no Brasil foi a Anglicana (Church of England), por meio das capelanias inglesas que aqui foram oficializadas em 1810, sendo que a comunidade em São Paulo foi registrada oficialmente em 1873. Até hoje, a Catedral Anglicana de São Paulo vem realizando suas celebrações em língua inglesa bem como em português. Seu Deão atual é o Reverendo Aldo Quintão, e seu ministro assistente é Dom Glauco Soares de Limahttp://www.catedral-anglicana.org.br/

Após a conclusão do restauro do órgão, várias atividades relacionadas ao instrumento poderão contribuir significativamente para o desenvolvimento cultural da região sul da cidade, não apenas através de apresentações musicais gratuitas, mas também pela realização de práticas didáticas voltadas a crianças e adolescentes de comunidades e escolas públicas da região, ampliando assim seu universo musical. O instrumento poderá ser também disponibilizado para aulas e estudos de jovens organistas, prestando uma colaboração cultural para a preservação da arte organística nas próximas gerações.
Thomas Bartsch - Mestre Organeiro

Nasceu em março de 1961 na cidade de Dresden. Ingressou no Centro de Estudos Tecnológicos dessa cidade onde permaneceu por 10 anos.
Completou os estudos de Organeiro na Firma Orgelbau Dresden - Jehmlich entre 1977 e 1980, sendo então contratado como profissional nessa mesma firma. Nesse período, atuou em todas as áreas da organaria fazendo reparos, reformas, restauros, montagens, construção de tubos, entoações e afinações, além de trabalhos nas partes elétricas e eletrônicas de diversos instrumentos.
Tornou-se independente e criou sua própria empresa em 2000 - Orgelbau-Service Th.Bartsch, registrada como Firma Organária.
Vem prestando serviços para diversas outras firmas construtoras de órgãos tais como Jehmlich, Grenzing, Wegscheider, Wünning, Lindner e Lau, executando trabalhos na Polônia, Suécia, Espanha, Gran Canaria e no Brasil.





Elisa Freixo - Consultora Técnica do Projeto

Apresenta-se regularmente como organista em diversos países da Europa, América Latina e América Central. Participa de diversas sociedades de organistas internacionais (Alemanha, Suíça, Portugal) e de sociedades de estudos musicológicos (Brasil, Portugal).
Contratada pela Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, é responsável pela série de Concertos ao órgão histórico Arp Schnitger da Sé dessa cidade, e por um programa de Concertos Internacionais, Concertos Didáticos e cursos para formação de público.
Gravou 12 LPs e CDs, dedicados a obras de J.S.Bach, F.Mendelsohn e autores românticos; seu primeiro CD, para o selo francês Auvidis-Valois, recebeu o Grand Prix du Disque da Nouvelle Academie Française, uma das distinções mais importantes do mercado fonográfico mundial.
Dedica-se no momento a fazer reviver o patrimônio histórico constituído por diversos órgãos e fortepianos e também pelo conjunto de bibliotecas musicais do período colonial espalhadas pelo estado de Minas Gerais.
Tem atuado como consultora de vários restauros e reformas de órgãos de tubos em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...