10 de outubro de 2014

DUO ABUMRAD-REIS APRESENTA-SE EM CONCERTO NO CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA




Centro de Música Brasileira apresenta o Duo Abumrad-Reis
e a Orquestra de Cordas Laetare

15 compositores brasileiros serão interpretados nesse concerto.

No dia 18 de outubro, sábado, às 19h30, oCentro de Música Brasileira (CMB)apresenta o Duo Abumrad-Reis(Eduardo Abumrad, canto e João Moreira Reis, piano) e a Orquestra de Cordas Laetare, sob regência de Muriel Waldman, naSala Cultura Inglesado Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. O repertório do Centro de Música Brasileira, que promove a Música Erudita Brasileira, terá os compositores: Achille Pichi, Alberto Nepomuceno, Bruno Kiefer, Carlos Gomes, Edino Krieger, Ernani Aguiar, Francisco Braga, Francisco Mignone, Jayme Ovalle, Oscar Lorenzo Fernandez, Osvaldo Lacerda,Savino de Benedictis, Villani-Côrtes, Waldemar Henrique e Wilson Fonseca. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo. Grátis!

Duo Abumrad-Reis foi formado em 1983 e possui em seu currículo apresentações em prestigiosas salas de concertos, pelo Brasil e pela Europa. Gravou Remeiros do São Francisco de Ernst Widmer pela Paulus e Way of the voice, para o selo Akron.



Orquestra de Cordas Laetare, onde o nome significa “alegrar” e também “se alegrar”, é constituída por 27 músicos (violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas). Já se apresentou em teatros, como o Grande Otelo e o SESI/Paulista, Igrejas, como a Capela do Beato Anchieta no Páteo do Colégio, a Catedral Evangélica, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, e nas cidades de Franca, São José dos Campos, Campinas, Piracicaba e Caraguatatuba.

Centro de Música Brasileira - CMB foi fundado em São Paulo em 18 de dezembro de 1984 e iniciou suas atividades em 1985. Já realizou 300 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Promoveu nacionalmente vários concursos de interpretação: 7 de Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano e 2 de Músicas Brasileiras para Flauta. Atualmente é presidido pela pianista Eudóxia de Barros.
Programa:
1ª parte : Duo Abumrad - Reis
(Baixo: - Eduardo Janho-Abumrad e Pianista: - João Moreira Reis )
Carlos Gomes (1836-1896) - (texto de Bitencourt Sampaio) - Quem Sabe?
Jayme Ovalle (1894-1955) - Três Pontos de Santo:
                           - Chariô
                           -Aruanda
                    -Estrella do Mar
Edmundo Villani Côrtes (1930) - (texto de Marilia Freidenson) - Sequência
Bruno Kiefer (1923-1987) - (texto de Mário Quintana) - Canção para uma Valsa Lenta
Achille Picchi (1952) - (texto de Manuel Bandeira) - Azulão
Achille Picchi (1952) - (texto de Roberto Betti ) - Lugar Comum
Francisco Mignone (1897-1986) - (texto de Sybica) - Canto de Negros
Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948) - (texto de Ronald De Carvalho) - Noite de Junho
Osvaldo Lacerda (1927-2011) - (texto de Antonio Rangel Bandeir ) - Cantiga para ninar escrava
 Osvaldo Lacerda ( 1927 – 2011 ) - (texto de Manuel Bandeira) - Felicidade
Alberto Nepomuceno (1864-1920) - (texto de Juvenal Galeno) - Jangada
Wilson Fonseca (1912-2002)- (texto de Wilson Fonseca) - Lenda do Bôto
Waldemar Henrique (1905-1995) - Abaluaiê
2ª parte : Orquestra de Cordas Laetare
Regência: Muriel Waldman

Francisco Braga:.......................Madrigal-Pavana       
Edmundo Villani-Côrtes:..........Miniaturas Brasileiras:
                                                        1. Choro
                                                        2. Cantiga de ninar
                                                        3. Baião
Osvaldo Lacerda:.......................Quatro Peças Modais
Victor Nunes:..............................Dois Chorinhos:
                                                  - Panela de Pressão
                                                  - Tô Afinando
Savino de Benedictis:....................- Chant Elegiaque
Savino de Benedictis:...................- La Girouette ( Scène de Ballet)
Camargo Guarnieri:......................Dança Brasileira
Ernani Aguiar:...............................Rasqueado
Edino Krieger:...............................Da Suite para Cordas:
                                                        Marcha-Rancho
Currículos:

Eduardo Janho-Abumrad (Baixo)
Sua estreia profissional aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo, na temporada de 1976, nas óperas verdianas La Traviata e Macbeth; posteriormente cantou no Teatro Cultura Artística, como solista da Missa Diligite de Camargo Guarnieri, sob a regência do autor em 1977.
Em sua primeira viagem à Europa, em 1979, participou do Festival de Música de Santiago de Compostela e gravou autores brasileiros para a Radiotelevisión Española, estreando Werther no Theatre de la Monnaie, em Bruxelas. Em segunda incursão europeia (1987-1995) cantou no Festival Verdi de Ludwigshafen, Alemanha (Il Corsaro) e, no Festival de Martina Franca, Les Pêcheurs de Perles de Bizet (gravado pelo selo Nouva Era) e Gala Mozart, dois dos Festivais mais importantes desse continente. Apresentou-se nas Salas Verdi e Puccini do Conservatório Giuseppe Verdi, de Milão e no Teatro da Rai de Turim.
Após a volta ao seu país cantou Réquiem, Nabucco, Il Trovatore, Rigoletto e Macbeth de Verdi, Salvator Rosa, Il Guarany e Lo Schiavo de Carlos Gomes, Il Barbiere di Seviglia e Missa Solene de Rossini, a criação de Gonçalo em A Tempestade de Ronaldo Miranda, Ways of the Voice de Leo Kupper em São Paulo, Espanha e Bélgica.
Desde o início de sua carreira privilegiou, além da ópera e da música vocal-sinfônica, a música de câmera. Mantém o Duo Abumrad-Reis, formado em 1983 e que possui em seu currículo apresentações em prestigiosas Salas de Concerto, pelo Brasil e pela Europa. Gravou Remeiros do São Francisco de Ernst Widmer pela Paulus, Way of the voice, para o selo Akron, Dedicatórias, composto de canções nacionais, com o pianista João Moreira Reis e Top 28, memória da Ópera Brasileira, ambos pela Algol. Estudou com Tiana Amarante e Herminia Russo (Brasil) e Romolo Gazzani e Rodolfo Celetti (Itália).
No âmbito do ensino, Eduardo Janho-Abumrad leciona aulas particulares de canto desde 1978 tendo atuado como professor de técnica vocal no “Civico Istituto di Musica ‘G. Verdi”, em Asti, Itália; professor de canto e criador do curso de “Música Brasileira” nos Festivais de Inverno de Campos do Jordão (1981-1982), professor no Conservatório de Tatuí, tendo sido ainda o criador do Programa Oficial de canto da Faculdade Santa Marcelina de Música (1987), além de ministrar workshops e masterclasses.

João Moreira Reis (Piano)
Natural de Barretos, SP, onde iniciou os estudos musicais e de piano com Janette Bampa, tendo se diplomado pelo Conservatório Musical "Carlos Gomes".  Posteriormente concluiu o curso de piano pela Faculdade Paulista de Arte, na capital paulista, onde estudou com Vera Velloso e André Müller, com quem retomou os estudos de aperfeiçoamento técnico e estilístico em 2004.
Desde 1985, colabora ao piano com cantores eruditos, acrescentando à atividade de solista a de camerista, com apresentações no Brasil, Alemanha e Itália, em salas como MASP e Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Estúdio Bennet Kleintje, em Munique/Alemanha, Auditório RAI de Turim, Palazzo Ottolenghi, de Asti, e Academia Européia de Música de Erba, na Itália.
Registrou para a Europa Rádio de Milão e gravou o CD “Dedicatórias”, pela Algol (São Paulo).
Luiz Gonzaga de Oliveira (Brasil), Fábio Luz e Adriana Maimone (Itália) são nomes que influenciaram seu aperfeiçoamento.
Ao lado de sua carreira como solista e camerista, João Moreira Reis dedica-se também ao ensino do piano, tendo atuado em diversas instituições de ensino musical, como no Conservatório Musical “Carlos Gomes" de Barretos-SP, na Escola de Música “Estúdio Musical”, de São Paulo, além de ser pianista acompanhador em masterclasses de canto de cantores como Franco Iglesias, Eduardo Janho-Abumrad, entre outros.

Orquestra de Cordas Laetare é constituída por 27 músicos (violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas) e foi formada em  março de 2007 para realizar um Projeto de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, denominado “Quem Tem Medo da Música Clássica?”. Este projeto permitiu levar concertos comentados para as escolas, principalmente as públicas, objetivando familiarizar e desmistificar a música clássica entre os jovens.
Ao completar a atividade em 2007, os membros da Orquestra, entusiasmados com o resultado e com a atmosfera de trabalho rigoroso e ao mesmo tempo bem humorado que se criou, decidiram continuar a ensaiar juntos, e este grupo passou a se chamar: “Orquestra de Cordas Laetare” (como se sabe, este nome significa “alegrar” e também “se alegrar”). Com isto, ela é hoje um grupo de profissionais de várias idades, mas em sua maioria jovens, e ganha lugar de destaque entre as formações camerísticas paulistas de qualidade. Para não comprometer o alto nível já obtido, é feito um rigoroso exame para admitir novos músicos na Orquestra e o que caracteriza os integrantes é o prazer de se deparar com novos desafios. Por outro lado, o entusiasmo e a alegria estão sempre presentes nos ensaios e nas apresentações, o que favorece a comunicação com o público e a busca de novos empreendimentos e de metas ambiciosas.
Entre os objetivos da Orquestra destacam-se:
aprimorar constantemente seu nível técnico e artístico;
além de estabelecer um sólido repertório tradicional, pesquisar e divulgar obras pouco conhecidas;
divulgar de maneira enfática os compositores brasileiros;
prosseguir com a missão de divulgação da música clássica e formação de platéia para o futuro, realizando, além de concertos em salas normais, apresentações em escolas, principalmente escolas públicas e outros locais não convencionais;
Seu repertório, já extenso, inclui obras de Mozart, Vivaldi, Mendelssohn , Britten , Elgar, Bernstein, César Franck, Dvorak, Tchaikovsky, Mascagni, Albinoni, Farkas, Janacek, George Antheil e Albert Roussel, Louis Lewandowski, Naoumberg, Max Bruch, Carlebach, além de brasileiros como Ernani Aguiar, Guerra-Peixe, Edino Krieger, Osvaldo Lacerda, Alberto Nepomuceno, Henrique Oswald, Chiquinha Gonzaga, Emilia De Benedictis.
A Orquestra de Cordas Laetare já se apresentou em teatros, como o Grande Otelo e o SESI/Paulista, Igrejas, como a Capela do Beato Anchieta no Páteo do Colégio, a Catedral Evangélica, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em clubes, como o Círculo Macabi, em São Paulo, e nas cidades de Franca, São José dos Campos, Campinas, Piracicaba e Caraguatatuba.

Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de Dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de Abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística (Sala Rubens Sverner), com um recital de Eudóxia de Barros.
Visa a defender e promover maior divulgação da música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Grande parte dos intérpretes que se apresentam são jovens no início de suas carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes.
Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011 e atualmente é a pianista Eudóxia de Barros.
O CMB realizou 300 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA, pelo trabalho realizado em prol de nossa música.
Não conta com subsídios de entidades nem particulares, nem governamentais, com exceção de esporádicos patrocínios dos prêmios dos concursos ou apoios culturais: Banco Francês e Brasileiro, Metal Leve, PADO S/A., Funarte – MINC, Rotary Club de São Paulo, Orquestra da RTC, SESC, Academia Brasileira de Música, Cultura Inglesa, Bovespa, Grupo Arão Sahm, Casa Manon, Pianos Fritz Dobbert, Orquestra Sinfônica De Campinas, Ballet Stagium, Unibero, Sabó Ind. e com Ltda., e mais recentemente, um grande apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Financeiramente, sobrevive graças às anuidades pagas por seu quadro social, e que foram estipuladas em R$ 100,00 (individual) e R$ 150,00 (casal) a partir deste ano, podendo ser enviadas para a sede da entidade: Rua Santarém, 269 Bairro Perdizes, CEP 01251-040  São Paulo - SP .
Desde 1995, recebe um valioso apoio cultural da “Cultura Inglesa de São Paulo”, podendo realizar seus recitais mensais da temporada, na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros
Promoveu vários concursos de Interpretação, de âmbito nacional: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Promoveu um Concurso de Monografia “O Dobrado” (marcha cívica e militar brasileira), e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” (São Paulo) e mais recentemente, em 2008, um Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve como prêmio, alem de uma vultosa quantia oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ainda a impressão de sua Tocata, pela Academia Brasileira de Música. O 2º prêmio foi para Edson Sant´Anna. Foram marcantes os dois recentes Concursos promovidos pelo Centro de Música Brasileira, em Dezembro de 2009, curiosamente realizados na Casa Mário de Andrade: o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, que tiveram grandes prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Site: http://www.centrodemusicabrasileira.blogspot.com.br/
Sua atual Diretoria é assim constituída:
Presidente: Eudóxia de Barros
Vice-Presidente:- Fernando Cupertino
Primeiro Secretário:- Helena Marcondes Machado
Segundo Secretário:- Fernanda Iervolino Rossini
Primeiro Tesoureiro:- Sergio Rossini
Segundo Tesoureiro:- Tomasino Castelli

Serviço:

Dia 18 de outubro, sábado, às 19h30
Centro de Música Brasileira (CMB)
Duo Abumrad-Reis
Orquestra de Cordas Laetare
Apoio Cultural: Cultura Inglesa de São Paulo.
Local : Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico (160 lugares)
Rua Ferreira de Araújo, 741 
Pinheiros - São Paulo 
Tel: (11) 3039 0500
Grátis!

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...