28 de maio de 2015

SÉRGIO ABREU, UMA BIOGRAFIA


Ricardo Dias lança o livro “Sérgio Abreu, Uma Biografia”
Dia 30 de maio, sábado, às 18h30,Ricardo Dias lança a o livro “Sérgio Abreu, Uma Biografia” na ECA-USP no II Seminário – Transcrição para violão: história e poética. Sérgio Abreu é um dos mais importantes luthiers de violão da atualidade e foi um dos maiores violonistas na década de 60 com o Duo Abreu. Ricardo Dias é também luthier. A biografia traz 256 páginas com mais de 50 fotos.

Nos anos 60, no cenário violonístico mundial, surgiu um fenômeno: o Duo Abreu. Dois irmãos virtuoses, foram manchete no mundo todo graças à sua técnica, virtuosismo e musicalidade. Mas com a mesma velocidade que surgiu, desapareceu: um dos irmãos desistiu da carreira, o outro seguiu. Essa carreira solo também durou pouco, e o irmão remanescente, Sérgio Abreu, no início dos anos 80 abandonou os palcos e seguiu uma nova profissão: luthier, construtor de violões.
Aquele que foi um dos melhores violonistas do mundo se tornou um dos melhores luthiers do mundo. Desde então, apesar de não se negar a dar entrevistas, sua natureza retraída e discreta gerou em torno dele uma aura quase mística, a qualidade de suas gravações se tornou legendária, seus instrumentos alcançam grande popularidade no mundo todo. Mas mais importante que sua história pessoal, é a forma como ele vê a música e o violão. E mostrar isso foi o que Ricardo Dias, também luthier e amigo pessoal de Sérgio há quase 30 anos, tentou neste livro. Somando dados biográficos a entrevistas, recortes, fotos, o autor também pediu o depoimento de pessoas que de alguma forma testemunharam ou participaram de sua trajetória, como Edelton Gloeden, Fabio Zanon, Marcelo Kayath, José Romanillos, Paul Galbraith, entre outros, de forma a montar um painel que propicie entrar no pensamento musical de Sérgio Abreu.
Se Ricardo Dias conseguiu, só lendo o livro.
Ficha técnica:
Livro “Sérgio Abreu, Uma Biografia”
Autor: Ricardo Dias
256 páginas
Mais de 50 fotos
Preço sugerido: R$ 20,00
O livro estará à venda no lançamento.

Local: Departamento de Música – Auditório Olivier Toni
Rua da Reitoria (final), 215
Conjunto das Artes – Prédio 6
Cidade Universitária – São Paulo – SP

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...