11 de maio de 2016

CORO ALEMÃO NEUER KAMMERCHOR SE APRESENTA EM PETRÓPOLIS


Petrópolis recebe visita de coral alemão
Grupo vocal, que está em turnê pelo Brasil, fará apresentações gratuitas na cidade
Um grande intercâmbio cultural vai acontecer em Petrópolis neste mês. A cidade foi uma das escolhidas para receber o coro alemão Neuer Kammerchor, que estará em uma turnê pelo Brasil. O grupo vocal será recepcionado pelo Coral dos Canarinhos e fará apresentações gratuitas na cidade nos dias 14 e 15 de maio.
O coro germânico chega ao município na sexta-feira (13), quando será recepcionado pelos coralistas do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) ao final do dia. No sábado (14), o grupo vocal se une ao Coral dos Canarinhos e das Meninas dos Canarinhos, para um grande concerto na Catedral São Pedro de Alcântara, no Centro Histórico. A apresentação será às 19h30 e contará com um repertório bastante eclético, com obras do período renascentista até a música contemporânea.
A programação se encerra no domingo (15), quando o Neuer Kammerchor e o Coral dos Canarinhos cantam a Missa de Pentecostes, às 11h30, também na Catedral. Além de Petrópolis, o coral alemão visita ainda as cidades de Itabirito e Diamantina, em Minas Gerais, São Paulo e Salvador, na Bahia.
“Estamos ansiosos com a nossa primeira turnê pelo Brasil e honrados em começar o tour de concertos pela cidade imperial, com o coral de meninos mais famoso do país. Agradeço ao maestro Marco Aurélio Lischt, por sua enorme assistência durante a preparação para que esta viagem se tornasse realidade. Como forma de agradecimento, gostaríamos de dar este presente musical à Petrópolis.”, contou Thomas Kammel, fundador e diretor artístico do coro.
Durante a estadia na cidade, grande parte dos integrantes do grupo vocal alemão ficará hospedada na casa de coralistas do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Para Marco Aurélio Lischt, maestro do Coral dos Canarinhos e diretor artístico do IMCP, o intercâmbio cultural gerado pela visita abre novos horizontes na vida dos meninos e meninas da instituição. “Eles têm a oportunidade de ver como as pessoas de fora pensam, o que fazem, como agem... É um enriquecimento cultural e social muito grande para esses pequenos cantores e cantoras”, declarou.  
Fundado em 2005, o Neuer Kammerchor tem origem em uma escola alemã com longa tradição no canto coral. O grupo vocal, formado por homens e mulheres, já cantou em diversos países europeus, como Romênia, Letônia, Itália, França, Finlândia, Armênia e Áustria. O coro também se apresentou na África e realizou uma grande turnê pela Argentina. Liderado pelo diretor Thomas Kammel, o coral protagonizou apresentações de sucesso em competições internacionais, conquistando premiações e medalhas.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...