ST. PETERSBURG: The great Russian bear awoke last week to another opera venerated in the West when the Maryinsky Theater unveiled a new production of "Jenufa," its first ever of an opera by Leos Janacek. The Czech composer, who created some of the most theatrically powerful operas of the early 20th century, thus joins the likes of Wagner, Berg, Richard Strauss and Benjamin Britten whose works are enjoying their day on the Russian stage after finding scant place on the Soviet agenda.
24 de abril de 2007
JENUFA EM SÃO PETERBURGO
ST. PETERSBURG: The great Russian bear awoke last week to another opera venerated in the West when the Maryinsky Theater unveiled a new production of "Jenufa," its first ever of an opera by Leos Janacek. The Czech composer, who created some of the most theatrically powerful operas of the early 20th century, thus joins the likes of Wagner, Berg, Richard Strauss and Benjamin Britten whose works are enjoying their day on the Russian stage after finding scant place on the Soviet agenda.
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2 comentários:
Como um janacekeiro de carteirinha, tiete confesso do velho Leoš, eu adoraria ver Jorma Silvasti no papel de Laca, que me parece idealmente talhado para ele; e Larissa Gogoliévskaia como Kostelnicka deve ser um caso sério.
Compreendo as razões para que Janácek tenha tido tanta dificuldade em emplacar na URSS, apesar de suas fortes ligações russófilas: a música dele tinha tudo para ser rejeitada pelas diretrizes estéticas stalinistas -- ele era um daqueles compositores que a política cultural classificava de "formalista".
É muito interessante que Guérguiev queira programar "O Caso Makrópulos" para o Festival das Noites Brancas. Mas, pelas suas ligações com a literatura russa -- por basear-se em "Grozá" (A Tempestade), a peça de Aleksandr Ostróvski -- e por ter uma atmosfera romântica intensa, facilmente assimilável, acho que "Kátya Kabanová" é a ópera que melhor serviria à causa de popularizar Janácek na Rússia.
Por falar nisso, José Carlos, você conhece uma "Jenufa" do Scala, cantada em italiano, com Grace Bumbry no papel-título e o Renato Cioni fazendo o Laca? O que chama a atenção nesse álbum -- que tenho em Lp e, salvo engano, nunca foi remasterizado em CD -- é a Kostelnicka, interpretada por nada menos do que Magda Olivero.
Não conheço essa gravação. Olivero como Kostelnicka deve ser muito interessante.
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