14 de junho de 2010

JUAN PONS EM SÃO PAULO

A abertura do Projeto Grandes Vozes 2010 será com o grande barítono espanhol Juan Pons

Juan Pons é reconhecido mundialmente
como um dos principais barítonos dramáticos de nossos tempos

Dia 14 de junho, segunda-feira, às 21h, será a abertura do Projeto Grandes Vozes 2010 com o grande barítono espanhol Juan Pons no Theatro São Pedro, em São Paulo. A pianista será a filha dele, Joana Pons. Realização da Retrato Brasileiro Interartes e Cia Ópera São Paulo. Grátis!

O Projeto Grandes Vozes traz anualmente os mais importantes cantores líricos internacionais.

As master classes acontecem nos dias 15, das 11h às 14h, e 16 e 17 de junho, das 15h às 19h, no teatro Cultura Artística Itaim, que fica na avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1830. 25 alunos de canto estão inscritos. Qualquer um pode assistir as master classes, é só se dirigir ao teatro. Grátis!

Programa
1ª parte:

Ciclo “ES DARRER VIATGE “ ( Música- Antoni Parera Fons,Lletra - Gillem d’Efak)

1- Fou una Profecia

2- A vela plena

3- Amics , germans

4- Anam allà on anam

Se equivocó la paloma (Carlos Gustavino)

Canción al árbol del olvido ( A.Ginastera )

Pueblito mi pueblo ( Carlos Guastavino )

Dança nº 5 ANDALUZA ( Enrique Granados ) Piano solo.

Cançó d’Amor i de Guerra: Les Neus de les muntanyes. ( R.Martínez Valls )

La del Soto del Parral: Y a mis horas felices ( R.Soutullo )

2ª parte

Ciclo Francesco Paolo Tosti

Malia

Vorrei Morire

Non t’amo piú

Intermezzo de la Opera CAVALLERIA RUSTICANA ( P.Mascagni ) Piano solo

Cortigiani, vil razza.Aria de Rigoletto ( G.Verdi )

L’ Onore ( G.Verdi )

Nemico della patria. Aria de Andrea Chénier. ( U.Giordano )

Juan Pons é reconhecido mundialmente como um dos principais barítonos dramáticos de nossos tempos. Nascido em “Ciutadella de Menorca” (Espanha), ganhou atenção mundial em Dezembro de 1980, abrindo a temporada do teatro La Scala de Milão, no papel de “Falstaff” em produção de Giorgio Strehler e regência de Lorin Maazel. Regressou ao La Scala um mês depois para seu debut como Tonio na produção de “I Pagliacci” de Franco Zefirelli. Desde então, canta regularmente no Scala, tendo interpretado óperas como "Tosca", "La Traviata", "La Fanciulla del West", "Gianni Schicci", "Pagliacci", “Cavalleria Rusticana”, etc.

Ao longo de sua carreira, Juan Pons cantou regularmente nos principais teatros de ópera do mundo como a Ópera de Viena, Convent Garden de Londres, La Bastilla de Paris, Hamburgo, Munique, Zurique, Liceu de Barcelona, Teatro da Zarzuela de Madrid, Teatro Real de Madrid, Ópera de Roma e de Florença, Teatro La Fenice de Veneza, Comunalle de Bolonha, Teatro Regio de Parma, Arena de Verona, Termas de Caracalla, etc.

Debutou no Metropolitan Opera de Nova Iorque com “Il Trovatore” e a partir daí aparece regularmente na programação. Neste teatro já interpretou "Rigoletto", "Ballo in Maschera" - dirigido por James Levine -, "La Traviata", "I Pagliacci", "Madame Butterfly" y "Lucia di Lammermour" entre outras. Cantou com Plácido Domingo e Luciano Pavarotti na abertura da Temporada 1994/1995 e nas premieres de "Il Tabarro" e "I Pagliacci". Nesta mesma temporada cantou, também, "Rigoletto", "Tosca" e "Traviata" e é um dos poucos cantores que está na programação do MET há mais de 25 temporadas consecutivas desde sua estréia em 1983.

Nos Estados Unidos cantou, também, em Chicago, Dallas, Washington, São Diego e São Francisco.

Em 1992 participou como convidado especial da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, um evento transmitido ao vivo pela televisão. Neste mesmo ano participou da EXPO de SEVILLA.

No dia 18 de Novembro de 2000 foi nomeado DOCTOR HONORIS CAUSA pela “Universitat de les Illes Balears”.

Seu extenso catálogo de gravações discográficas possui "Tosca", "La Fanciulla del West", "Il Tabarro" e "Aroldo" para CBS/SONY. "La Forza del Destino", "Madame Butterfly" e "Cavalleria Rusticana" sob a regência de Giuseppe Sinopoli; "La Traviata" com James Levine, "Lucia di Lammermour" e "El Gato Montés" para Deutsche Gramophone e "I Pagliacci" para Phillips com Ricardo Mutti. "Il Tabarro" para London/Decca e "Falstaff" com Ricardo Mutti para CBS/SONY.

Entre as mais recentes gravações estão "Heoridade" e as Zarzuelas "Luisa Fernanda", "La Tabernera del Puerto" e "Marina".

Nas gravações de Video-Disc está a produção do Metropolitan de "Elisir d'Amore" com James Levine, a produção do Scala de "La Fanciulla del West", "Aida" e "Gianni Schicchi" sob a regência de Lorin Maazel, "I Pagliacci" para Phillips e a Gala Lírica de Sevilha para BMG.

Site: http://www.juanpons.com/Juan_Pons/index.html


Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...