13 de março de 2011

HOMENAGEM A BRUNO RIGACCI




O concerto em homenagem aos 90 anos do maestro italiano Bruno Rigacci terá a soprano brasileira Isabel Barbosa

Dia 14 de março, segunda-feira, às 21h, será o concerto em homenagem aos 90 anos do grande maestro italiano Bruno Rigacci promovido pela Firenze Lírica na Villa Del Poggio Imperiale em Firenze. Participam do concerto os filhos do regente, Susanna Rigacci(soprano) e Pietro Rigacci (pianista); Mauro Buda (barítono), Elizabetta Sepe (pianista) e a única brasileira, a Isabel Barbosa (soprano), atualmente radicada na Itália.


Isabel Barbosa volta ao Brasil em março para apresentações no estado de São Paulo. Em 2012, está previsto o lançamento do documentário Isabel Barbosa A Voz de Esperançaproduzida pela Eliro Produções.

Foto de Azzura Piccardi

Em 2010, a soprano foi  a solista do concerto Uma Noite Com a Ópera sob a regência do maestro Marcos Arakaki a frente da Orquestra Sinfônica da Paraíba no Cine Teatro Bangüe, Espaco Cultural Jose Lins do Rego, em João Pessoa. No repertório interpretou belíssima árias italianas e francesas como Je Veux Vivre de Gounod, Oh! Mio Babbino Caro dePuccini Vorrei spiegarvi il giubilo de Rossini.

Isabel Barbosa foi ainda homenageada pela Prefeitura da cidade de Esperança, no sertão da Paraíba onde nasceu. De uma família de poucos recursos, precisou ser adotada e foi para João Pessoa. Sua nova família a ingressou nos estudos de piano aos 5 anos com Isabel Burity No violino estudou como curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1995 graduou-se em Educação Artística e habilitou-se em música pela UFPB. Nos Estados Unidos estudou na Westminster Choir College com Marvin Keenze. Graduou-se e  pós-graduou-se em Canto Lírico no Conservatório Luigi Cherubini de Florença entre 2007 e 2010. 

Em maio  em 2010 na Itália, Isabel Barbosa realizou o recital Nuances del Bel Canto em um dos mais importantes teatros da cultura italiana, o Signorelli de Cortona, que  junto ao Tuscan Sun Festival receberam renomados cantores líricos como Anna Netrebko, Marcelo Alvarez, Dmitri Hvorostovsky entre outros. Isabel Barbosa foi acompanhada pelo pianista Gianni Fabbrini destaque de crítica do Festival Rossiniano de Pesaro, na Itália. No recital interpretou belas árias do repertório italiano como: La regata veneziana de Gioachino Rossini, Oh!mio babbino caro, de Giacomo PucciniMerce dilette amiche de Giuseppe Verdi.

Esse evento teve a Presença de Honra do barítono alemão Johannes Martin Kranzle, um grande intérprete que subirá ao palco e cantará ao lado de Isabel Barbosa. Em 2010, Kranzle foi Alberich na ópera Das Reihngold no Teatro Alla Scala de Milão. Em 2011 interpreteráBeckmesser in Meistersinger no Glyndebourne Festival e Musiklehrer de Ariadne auf Naxos no Teatro de Opera de Koln.

Em 2000, em  Joao Pessoa , Isabel Barbosa participou do Concerto Paraiba, Gente Nostra da TV Cabo Branco da  Rede Globo, onde toda a arrecadação foi para possibilitar patrocinar a sua  viagem de Isabel Barbosa para estudar canto e idioma italiano na Itália. Superando as dificuldades iniciais de adaptacao, com muita dedicacao e determinacao foi conquistando o seu espaço. Site: http://www.isabelbarbosa.com.br

Isabel Barbosa em 2009  tornou-se a primeira cantora lírica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano, na Itália, importante instituição de aprofundamento da interpretação das obras do compositor Giacomo Puccini. A crítica brasileira Margarete Almeida do jornal A União na Paraíba a considerou uma Revelação do Canto Lírico após o seu debut sob a regência de Eleazar de Carvalho. Matéria:http://www.isabelbarbosa.com.br/media/dynamic/press/revelacao_no_canto_lirico.jpg

Youtube Isabel Barbosa:
Isabel Barbosa canta em Esperança - http://www.youtube.com/watch?v=fibthSYQ-9s

Bruno Rigacci é um dos músicos mais representativos do mundo de hoje. Como compositor tem escrito música de câmara, sinfonias, concertos e cinco óperas, conquistando muitos prêmios. Já trabalhou em alguns dos mais importantes teatros e com alguns dos cantores de maior prestígio em todo o mundo como Plácido Domingo regendo a ópera Il Pagliacci de Leoncavallo no New York City Opera e Luciano Pavarotti na ópera La Boheme de Puccini no Festival Pucciniano de San Diego. 


Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...