19 de junho de 2013






O grande espetáculo do Club Transatlântico no mês de junho é uma verdadeira homenagem às origens da ópera romântica alemã. Até mesmo o aclamado e bicentenário compositor Richard Wagner admitiu nutrir profunda admiração por Der Freischütz (O Franco Atirador), obra-prima do compositor Carl von Weber. Para transmitir o magnetismo deste “colosso”, o diretor artístico Mauro Wrona apresenta a primeira Pocket Ópera do ano com uma adaptação moderna e palatável a todos os tipos de público.
A experiência de mais de 10 anos transformando óperas completas em versões reduzidas e comentadas – Pocket Óperas – gabarita Mauro Wrona a adaptar uma obra complexa como “O Franco Atirador”. Segundo ele, mesmo o público leigo consegue dominar “uma ópera condensada, que privilegia os highlights e mostra excelentes interpretações e figurino”, sem a necessidade de passar horas perdido com a dinâmica do espetáculo.
Além destes recursos, o enredo dramático, aliado a uma composição musical poderosa, é fundamental para explicar a importância de Der Freischütz para a consolidação da ópera alemã. “A música é realmente envolvente, para cima, mantém uma tensão constante. Weber era uma pessoa que gostava de cantar, seus pais eram do teatro, o que contribuiu para que conseguisse efeitos dramáticos muito modernos. Ele corresponde a Beethoven e Rossini como divisor de águas do Classicismo para o Romantismo”, contextualiza Wrona.
A ópera narra a história folclórica sobre um jovem caçador que, desesperado para conseguir se casar com a sua amada, aceita os conselhos de seu falso amigo e faz um pacto com o diabo. O impacto da obra de Weber é tamanho que, anos mais tarde, seu conterrâneo Richard Wagner a levaria em mais alta consideração para compor “O Navio Fantasma”. “Há momentos das duas obras que você pode dizer que é cara de um em focinho de outro”, compara o diretor artístico, que cita a seguinte passagem composta por Wagner: “Alemanha eu te amo porque em teu solo foi criado ‘O Franco Atirador’”.
Na sequência da temporada, Wrona estará à frente de outras duas Pocket Óperas. Uma delas é justamente Der Fliegende Hollander (O Navio Fantasma) e a outra é Hansel und Gretel (João e Maria), de Engelbert Humperdinck. “Nesta temporada, nós estamos abordando três compositores completamente interligados. Como falei, o amor de Wagner por Weber era imenso. Já Humperdinck era aluno de Wagner e, dizem, era o único que o fazia rir”, cita.
20 de junho, quinta-feira, às 20h30
Ingressos: R$ 20 sócio | R$ 30 não-sócio
Reservas: 2133-8606 cultural@clubtransatlantico.com.br

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...