Recitais Eubiose traz cantores na Série Novos Talentos
Dia 29 de junho, sábado, às 16h, acontece a série Novos Talentos dos Recitais Eubiosecom cantores, alunos de Eduardo Janho-Abumrad: Patrícia Baptista Amaral (Soprano),Fabio Siniscarchio (Tenor) e Yuri Souza (Baixo). Ao piano, João Moreira Reis. No repertórioVerdi, Strauss, Mozart, Mignone, Bizet, Bellini, Lehar, Villa-Lobos, Ronaldo Miranda eJayme Ovalle. Apoio da Fondation Franz Liszt. Grátis!
A Sociedade Brasileira de Eubiose (SBE) criou, dentro dos Recitais Eubiose, a série Novos Talentos, que visa criar oportunidades para talentosos alunos de grandes professores nas áreas de canto, piano, violino, violão etc., se apresentarem em público, alguns até pela primeira vez. O foco é investir nas crianças e nos jovens, pois só através da formação do caráter e da cultura conseguiremos preparar o Brasil do amanhã. Como diz o lema da SBE, “Spess Messis in Semine” ou “A esperança da colheita está na semente”. “Será o primeiro da série Novos Talentos com cantores,” comenta Carlos Augusto de Souza Lima, diretor dos Recitais Eubiose.
Programa
Giuseppe Verdi (1813-1901)
- Ad una stella (baixo)
- Il Tramonto (soprano)
- Brindisi ( 1ª versão) (tenor)
Richard Strauss (1864-1949)
- Der Einsame (baixo)
- Nacht (soprano)
- Zueignung (tenor)
Francisco Mignone (1897-1986)
- Alma adorada (tenor)
- Cantiga (baixo)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - Melodia Sentimental
- Canção do amor (soprano)
Ronaldo Miranda (1948)
- Retrato (tenor)
Jayme Ovalle (1894-1955)
- Modinha (baixo)
Franz Lehar (1870-1948) Da opereta O País dos Sorrisos
- Dein ist mein ganzes Herz (Principe)
George Bizet (1838-1875) - Da ópera Carmen
- Je dis que rien ne m’épouvante (Micaela)
Vincenzo Bellini - (1801-1835) - Da ópera La Sonnanbula
- Vi ravviso ( Rodolfo)
Giuseppe Verdi (1813-1901) - Da ópera La Traviata
- Dueto Violetta e Alfredo- Voi qui... Un di felice
- Deh, miei bollenti spiriti (Alfredo)
- Dueto Violetta e Alfredo- Amato Alfredo... Parigi o cara
W. Amadeus Mozart - (1736-1791) - Da ópera Le Nozze di Figaro
-La Vendetta (Bartolo)
-Dove sono ( Contessa)
Da ópera A Flauta Mágica
- Dueto Pamina e Papageno: ”Bei Männer, welche Liebe fühlen”.
- Terceto-Pamina, Tamino, Sarastro: Sollich dich, Teurer, nicht mehr sehn?
Currículos:
Patrícia Baptista Amaral (Soprano)
A mineira Patrícia Baptista Amaral é soprano e tem graduação em Canto pela Escola de Música da UFMG (2004). Recém-chegada a São Paulo, há cerca de um ano está sob orientação do professor Eduardo Janho-Abumrad, desenvolvendo o repertório para soprano lírico.
Em Belo Horizonte, atuou como solista em óperas junto à Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, sob regência do maestro Sílvio Viegas, incluindo “Così Fan Tutte” (Despina), “As Bodas de Figaro” (Barbarina), “A Flauta Mágica” (Pamina). Apresentou-se ainda como solista em várias óperas em concerto, na Sala Juvenal Dias (Palácio das Artes).
Entre 2001 e 2005, Patrícia integrou e foi solista do “Ars Nova Coral da UFMG”, sob regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Foi também corista contratada do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado, em BH.
Em 2002, apresentou-se com a Orquestra de Violoncelos “Cello 12 th”, da Virgínia (USA), cantando as “Bachianas Brasileiras- Nº 5” (Villa Lobos), em tourné mineira. Destacam-se ainda em seu repertório, “Exultate Jubilate” (Mozart), “Easter Oratorio” (Bach), “Te Deum em Ré Maior” (atribuído a Manoel Dias de Oliveira), entre outros.
Fabio Siniscarchio (Tenor)
Fabio Siniscarchio nasceu em Santo André – SP. Foi aluno do reconhecido tenor Benito Maresca. Graduado em educação musical pela UNASP. Participou de Masterclasses com Renato Bruson (Itália), Giovanna Casolla (Itália), Felippo Zigante (Italia), Niza Tank, Neide Thomas, entre outros. Em 2010 foi selecionado para a “Oficina lírica” do conservatório “A. Buzzolla” de Adria – Italia, sob a direção da soprano Luisa Gianinni. Em 2011/2012 foi integrante do “Ópera Estúdio” – EMESP, sob direção de Mauro Wrona e Iacov Hillel.
Interpretou seguintes personagens: King Gaspar – “Amahl and Night Visitor”/ Menotti (Theatro Municipal de Americana, 2010); Monostatos – "Die Zauberflöte"/ Mozart (Festival de Campos do Jordão, 2011); Tybalt – "Roméo et Juliette"/ Gounod (Theatro São Pedro , 2011); Rodolfo – “La Bohème”/ Puccini (Teatro Municipal de Sorocaba, 2012); Hoffmann – “Les contes d`Hoffmann”/ Offenbach (Teatro Adamastor, 2012).
Atualmente recebe orientação do professor Eduardo Janho-Abumrad.
Yuri Souza (Baixo)
Yuri Souza é Bacharel em Canto Erudito pela Faculdade Santa Marcelina, Yuri Souza iniciou seus estudos de Canto Lírico aos 14 anos com o Professor Eduardo Janho-Abumrad. Aos 15 anos integrou o Coral Juvenil da OSESP, sob regência de Michel de Souza e posteriormente Victor Hugo Toro. Ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo na classe de Canto do Professor Caio Ferraz.
Participou do 27º Festival de Música de Londrina, onde teve aulas de técnica vocal e ópera studio com as professoras Marília Vargas e Denise Sartori, além de Masterclass com Douglas Hann. Em 2009 participou da Oficina de Música de Curitiba na Classe de Canto da Professora Marília Vargas. Neste mesmo ano teve orientação vocal com professora Joana Mariz.
Em 2011 fez Masterclass com Alícia Nafé no Teatro São Pedro, e em 2012 com o Baixo Carlo Colombara.
Atualmente integra o Coral Jovem do Estado do Estado de São Paulo sob regência de Naomi Munakata e o Coro Acadêmico da OSESP sob a regência do tenor Marcos Tadeu. Recebe orientação dos professores Caio Ferraz e Eduardo Janho- Abumrad.
Participou do 27º Festival de Música de Londrina, onde teve aulas de técnica vocal e ópera studio com as professoras Marília Vargas e Denise Sartori, além de Masterclass com Douglas Hann. Em 2009 participou da Oficina de Música de Curitiba na Classe de Canto da Professora Marília Vargas. Neste mesmo ano teve orientação vocal com professora Joana Mariz.
Em 2011 fez Masterclass com Alícia Nafé no Teatro São Pedro, e em 2012 com o Baixo Carlo Colombara.
Atualmente integra o Coral Jovem do Estado do Estado de São Paulo sob regência de Naomi Munakata e o Coro Acadêmico da OSESP sob a regência do tenor Marcos Tadeu. Recebe orientação dos professores Caio Ferraz e Eduardo Janho- Abumrad.
João Moreira Reis (Piano)
Natural de Barretos, SP, onde iniciou os estudos musicais e de piano com Janette Bampa, tendo se diplomado pelo Conservatório Musical "Carlos Gomes". Posteriormente concluiu o curso de piano pela Faculdade Paulista de Arte, na capital paulista, onde estudou com Vera Velloso e André Müller, com quem retomou os estudos de aperfeiçoamento técnico e estilístico em 2004.
Desde 1985, colabora ao piano com cantores eruditos, acrescentando à atividade de solista a de camerista, com apresentações no Brasil, Alemanha e Itália, em salas como MASP e Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Estúdio Bennet Kleintje, em Munique/Alemanha, Auditório RAI de Turim, Palazzo Ottolenghi, de Asti, e Academia Européia de Música de Erba, na Itália.
Registrou para a Europa Rádio de Milão e gravou o CD “Dedicatórias”, pela Algol (São Paulo).
Luiz Gonzaga de Oliveira (Brasil), Fábio Luz e Adriana Maimone (Itália) são nomes que influenciaram seu aperfeiçoamento.
Ao lado de sua carreira como solista e camerista, João Moreira Reis dedica-se também ao ensino do piano, tendo atuado em diversas instituições de ensino musical, como no Conservatório Musical “Carlos Gomes" de Barretos-SP, na Escola de Música “Estúdio Musical”, de São Paulo, além de ser pianista acompanhador em masterclasses de canto de cantores como Franco Iglesias, Eduardo Janho-Abumrad, entre outros.
A Sociedade Brasileira de Eubiose aprofunda, através de cursos e práticas, o estudo da Cosmogênese (origem dos universos) e da Antropogênese (origem do homem) para o oferecimento de subsídios com vistas a uma construção crítica do autoconhecimento ancorada no crescimento coletivo e na fraternidade universal dentro de uma visão espiritualista comprometida com a realidade. Com esse foco se dedica também a ações sociais, culturais e artísticas.
Os Recitais Eubiose iniciaram em 2011 e já integram a programação erudita da cidade de São Paulo sempre com grandes nomes como os pianistas Eudóxia de Barros, Helena Elias, Eny da Rocha, Fábio Luz, Maria José Carrasqueira, João Antônio Parizotto Filho, Liliane Kans, e o italiano Salvatore Percacciolo; o violinista Luíz Fílip, a violista Thaís Coelho, o violonista Edelton Gloeden, o flautista norueguês Michael George Titt, o violoncelista francês Romain Garioud e os cantores Adélia Issa, Eduardo Janho-Abumrad e Marivone Caetano. Promovem master classes, em 2013, com a grande pianista Cristina Ortiz e a série Novos Talentos. Com o intuito de promover e auxiliar jovens músicos, firmaram parceria, através da Pianista e Professora Helena Elias, com a Ecole Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot para concessão de bolsas de estudos de piano. Site: www.recitaiseubiose.com.br
Serviço:
Dia 29 de junho, sábado, às 16h
Série Novos Talentos
Alunos de Eduardo Janho-Abumrad
Cantores: Patrícia Baptista Amaral (Soprano), Fabio Siniscarchio (Tenor) e Yuri Souza (Baixo)
Sociedade Brasileira de Eubiose
Sala Henrique José de Souza (201 lugares)
Av. Lacerda Franco, 1059
Aclimação
Tel: 3208-9914 / 3208-6699
Grátis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário