8 de outubro de 2006

Talentos brasileiros - WALTER NEIVA



Walter Neiva é, comprovadamente, um dos talentos em direção cênica de ópera deste país. Está atualmente, em Cracóvia, na Polônia, de onde partirá para uma apresentação d esua produção para "Don Pasquale", de Donizetti, em várias cidades européias. A regência está a acargo de outro talento brasileiro, Ricardo Kanji. Parabéns aos dois e sucesso !!!

A estréia será em Cracóvia no dia 12 de novembro. Seguirá depois para Nowi Sacs.
Em novembro, Don Pasquale será apresentado no dia 16 em Roterdã, dia 18 em Utrech, dia 19 em Den Haag (Haia), dia 20 em Venray, dia 21 em Eindhoven, dia 23 em Zoetermeer, dia 24 em Bergen op Zoom, dia 25 em Sittard, dia 28 em Leuven, dia 29 em Deventer e dia 30 em Doetinchem.
Em dezembro, dia 1º em Dordrecht, dia 2 em Schiedam, dia 3 em Leiden, dia 4 em Brugge, dia 6 em Kerkrade, dia 7 em Hasselt e dia 8 em Gouda.
DON PASQUALE Baixo Jerzy Mahler da POLONIA
Dario Süss, da ALEMANHA
NORINA-soprano Alice Gulipian/Soprano francesa de origem armenia.
Marilyn Clement-da Franca
Dr Malatesta baritonoMariusz Godlewski/da Polonia
Sinan Vural, da Turquia
ERNESTO-tenorDariusz Pietrzykowski Sylwester Smulczynski ambos da Polonia
Walter Neiva é natural de São Paulo e dedica-se exclusivamente a encenação de óperas. Iniciou sua carreira em 1989 com Cosi fan Tutte de W. A. Mozart, em Curitiba. Estagiou em Berlin com bolsa de estudo concedida pelo Instituto Goethe e ITI. Em 1999 ganhou o "Prêmio Coca Cola no Teatro" com sua versão para teatro de bonecos da ópera A Flauta Mágica de W. A. Mozart.
Em sua carreira iniciada em 1989, já dirigiu as seguintes óperas: Cosi Fan Tutte (Curitiba, São Paulo,Rio de Janeiro),Bastien e Bastienne(Sao Paulo), As Bodas de Figaro (Maringá), O Barbeiro de Sevilha (Maringá, Sto André, São Paulo e Porto Alegre), A Flauta Mágica (Maringá, São Paulo, Manaus), Pedro Malazarte (Belo Horizonte, São Paulo, Campos do Jordão, Manaus), La Traviata (Ribeirão Preto, Americana, São Paulo),Porgy and Bess(Itu) La Forza del Destino (São Paulo), Don Pasquale (Santo André, São Paulo, Campos do Jordão), Zaira (Juiz de Fora), Il Campanello (São Paulo), Suor Angelica(Curitiba). Amahl and the Night Visitors (Manaus). e Il Guarany (São Paulo),Cavalleria Rusticana, (Bebedouro). Salvator Rosa (São Paulo) Coordena tambem, no segundo ano consecutivo, a série de recitais em Juiz de Fora/Minas Gerais: Aprenda a Gostar de Opera, patrocinada pela TIM
Para maio de 2007, tem programado para o Teatro São Pedro as óperas, La Cambiale di Matrimonio e Il Signor Bruschino de Rossini.
Também é o idealizador do projeto para a comemoração ao Centenario Camargo Guarnieri,(1907/2007) com encenação da ópera Pedro Malazarte , que inclui a edição da partitura definitiva e gravação de um DVD, que se constituirá na primeira gravação mundial da genial parceria com o libretista desta ópera, o também escritor e musicólogo Mário de Andrade.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...