9 de novembro de 2006

Adélia Issa canta Pierrot Lunaire em Porto Alegre


Adélia Issa canta Pierrot Lunaire em Porto Alegre

A soprano Adélia Issa canta Pierrot Lunaire de Arnold Schoenberg no Theatro São Pedro de Porto Alegre, nos dias 20 e 21 de novembro, com a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e regência de Antônio Cunha. “É uma obra extremamente difícil e complexa, mas estou empolgada com o desafio de interpretá-la mais uma vez”, comenta a cantora.

Pierrot Lunaire (Pierrô Lunar, opus 21) foi composta em 1912 e é uma das obras inaugurais da música moderna, talvez a manifestação máxima do expressionismo. Discreto em sua configuração instrumental camerística, é um melodrama construído a partir de vinte e um poemas do belga Albert Giraud, divididos em três partes. Albert Giraud foi um poeta simbolista com temática fantástica. A tradução alemã é de Otto Hartleben. A versão que será apresentada em Porto Alegre traz a recriação do texto em português feita por Augusto de Campos. O texto é repleto de imagens, algumas noturnas, outras delirantes ou opressivas, mas todas com grande poder evocativo.

Arnold Schoenberg nasceu em Viena, em 13 de setembro de 1874. Morreu em Los Angeles, em 13 de julho de 1951. Iniciou sua carreira em 1882, ao violino como autodidata. Em 1894, passou a ter aulas de composição com Alexander von Zemlinsky, aluno do Conservatório de Viena. Foi Zemlinsky o responsável pela sua formação teórico-musical e pelos ensinamentos dos princípios gerais de composição, tornando-se uma referência importante na carreira musical de Schöenberg,, que adquiriu pleno domínio da linguagem harmônica tonal de fins do século XIX e início do século XX. Como professor da Academia Prussiana de Artes, foi mestre de Berg, Werbern e Wellez. Em 1933, expulso de Berlim pelos nazistas, emigrou para os Estados Unidos, passando a lecionar na Universidade da Califórnia. Schöenberg faleceu em 1951.

Adélia Issa é uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras e é uma grande intérprete de obras do século XX. A soprano freqüentou a Manhattan School of Music, em Nova York, e fez um curso de aperfeiçoamento com Nico Castel, na Metropolitan Opera. Em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.

Tem se apresentado por todo o Brasil, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Eugene Kohn, John Neschling, Aylton Escobar, Osvaldo Colarusso, e vários outros maestros de igual renome. Dentre suas atuações mais importantes em ópera destacam-se Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de vários compositores brasileiros, entre eles Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Jocy de Oliveira, e no Réquiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor. A soprano é conhecida internacionalmente por suas interpretações de obras de Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras nº. 5) e Mozart, como a personagem Donna Anna, da ópera Don Giovanni.

Adélia Issa gravou em LP as Modinhas Imperiais (recolhidas por Mário de Andrade) para o selo Eldorado, e participou da gravação dos CDs Remeiros do São Francisco, com obras de Ernst Widmer, e Missa, interpretando obras do barroco mineiro (projeto Acervo da Música Brasileira - Petrobras). Tem participado da gravação de inúmeras trilhas sonoras para filmes como Memórias Póstumas de André Klotzel, exibido no Festival de Berlim de 2001, e peças de teatro compostas por Arrigo Barnabé. Dentre suas inúmeras premiações, destaca-se o Prêmio Carlos Gomes em 1999, como Destaque Vocal Feminino.

Pierrot Lunaire

Dias 20 e 21 de dezembro
Theatro São Pedro
Pça. Marechal Deodoro, s/nº
Centro – Porto Alegre
Ingressos: de R$ 15 a R$ 5,00 (Meia entrada para estudantes e idosos)


Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...