28 de novembro de 2006

ADÉLIA ISSA

Adélia Issa participa do Natal Palácio Avenida HSBC em Curitiba

Em dezembro, a soprano Adélia Issa, uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras, participa do evento Natal Palácio Avenida HSBC, em Curitiba, cantando com um Coral de 160 crianças, nos dias 1, às 20hs e 2, 3, 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14, 15, 16 e 17, às 21hs. A apresentação é do ator Marcos Frota.

Adélia Issa é uma cantora extremamente versátil - interpretou recentemente, em Porto Alegre, o Pierrot Lunaire de Arnold Schoenberg e, neste evento em Curitiba, interpreta Mozart, Chico Buarque, Caetano Veloso, Danilo Caymmi e uma canção do folclore mineiro, com o coral das crianças e vários instrumentistas. Sua técnica impecável permite que ela transite facilmente entre os diversos gêneros e estilos musicais. Já se apresentou ao lado de grandes nomes da música erudita e popular, como Plácido Domingo, Carlo Bergonzi, Marília Pêra, Tetê Espíndola, Arrigo Barnabé e o Grupo Uakti, entre outros.

Cartão-postal de Curitiba, o Natal Palácio Avenida HSBC é um evento que traz mensagens de paz e esperança através do colorido de noventa mil lâmpadas, shows com fogos de artifício e um coral formado por crianças cantando músicas alusivas ao Natal. O Palácio torna-se uma verdadeira caixa de música decorada com temas natalinos. O coral principal é formado por 40 crianças que pertencem a instituições locais assistidas pelo Programa HSBC Educação. O ápice desse trabalho educacional acontece no mês de dezembro, quando outras 120 crianças juntam-se a esse coro para formar o Coral de Natal, nas históricas instalações do Palácio Avenida, principal sede do HSBC em Curitiba.

Adélia Issa freqüentou a Manhattan School of Music, em Nova York, e fez um curso de aperfeiçoamento com Nico Castel, na Metropolitan Opera. Em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.

Tem se apresentado por todo o Brasil, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Eugene Kohn, John Neschling, Aylton Escobar, Osvaldo Colarusso, e vários outros maestros de igual renome. Dentre suas atuações mais importantes em ópera destacam-se Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de vários compositores brasileiros, entre eles Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Jocy de Oliveira, e no Réquiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor. A soprano é conhecida internacionalmente por suas interpretações de obras de Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras nº. 5) e Mozart, como a personagem Donna Anna, da ópera Don Giovanni.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...