28 de novembro de 2006

MAXIM VENGEROV



Hoje quero falar sobre esse excepcional violinista russo, nascido em Novosibirsk, na Sibéria, Rússia (20/8/1974). Tive a felicidade de vê-lo tocando na Sociedade de Cultura Artística há cerca de dois anos. Detentor de uma técnica primorosa, inclui-se a meu ver, naquela categoria que o crítico e musicólogo Harold Schonberg denomina "Affektists" , do alemão (emoção, paixão), em contraposição aos formalistas (aqueles que procuram a verdade da obra). Desde cedo, em minhas audições de música instrumental, cerrei fileira com a primeira categoria, particularmente com os regentes cuja leitura segue essa linha ("affektists"). Como exemplos temos Bernstein na primeira categoria e Barenboim, na segunda. Se quiser um fazer uma verificação do que falei, ouça ou veja, pois há em vídeo, a leitura da 5ª de Mahler por Barenboim e por Bernstein, e tire as suas conclusões.
Bem, retornando a Vengerov há uma DVD que o mostra no início do deslanchamento de sua carreeira internacional, ainda sem as melhorias no aspecto físico que a mídia foi exigindo, interpretando o magnífico Concerto para violino de Tchaikovsky. É de arrepiar.
Uma entrevista com o violinista.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...