12 de janeiro de 2007

CAMARGO GUARNIERI


Foi o maior compositor brasileiro do século XX, depois de Villa-Lobos. Dia 2 de fevereiro de 2007, comemora-se o seu centenário. Grandes homenagens deveriam lhe estar sendo prestadas. Porém, como estamos no Brasil..... Uma consulta à internet revela uma pobreza lastimável em termos de informações.
Sendo um compositor paulista, nasceu em Tietê, onde estão as homenagens oficiais ?

2 comentários:

Anônimo disse...

Se fossem só as informações mingadas, ainda estaria bom. Mas até o momento a programação também não chama a atenção. A Osesp, por exemplo, vai tocar apenas duas obras, a Sinfonia nº3 e o Encantamento, e a segunda é uma peça sem dúvidas menor. A Osusp vai tocar o Concerto nº2 para piano, o Choro para violino e os 3 poemas Afro-Brasileiros. Bem, o primeiro tem duas gravações (uma facilmente acessível, pela Naxos, para quem quiser conhecer), o Choro para violino foi tocado pela mesma Osusp há dois anos (num ciclo dos 7 Choros, ou seja, maior que a homenagem deste ano). Bem verdade que isso não desmerece, é inclusive um bom programa, mas não dá nenhum destaque para a faceta das experimentações das décadas de 60 e 70 (período central na obra do compositor). Podiam tocar pelo menos a obra-prima do Concerto nº5 para piano e orquestra (embora o nº2 seja muito bom também). Ou se quisessem evitar o período, para manter a imagem mais "acessível" do compositor, ao menos, peças raras, como os concertos para violino ou o Prólogo e Fuga poderiam ser acrescentados, para sair do usual.

A Rádio Cultura programou algumas coisas para o Kaleidoscópio e para o Ciranda. Mas é uma programação ainda muito tímida.

E jornais como o Estadão e Folha não deram uma nota até um momento.

Pelo menos vão estrear e lançar em dvd o Pedro Malazarte. Deve sair também o segundo cd com os concertos para piano pela Naxos e mais alguma coisa.

Torçamos para que as coisas evoluam nas próximas semanas. E que não encontremos apenas a imagem clichê do compositor nacionalista e conservador.

José Carlos Neves Lopes disse...

Obrigado pelas notícias, Wellington.
Já é alguma coisa, porém,é muito pouco para a importância de seu trabalho.

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...