4 de março de 2007

WOLFGANG AMADEUS MOZART
Die Zauberflöte
Nicolai Gedda (tenor); Edith Mathis, Cristina Deutekom (soprano); William Workman, Franz Grundheber, Dietrich Fischer-Dieskau (baritone); Hans Sotin (bass)

Chorus of the Hamburg Opera
Hamburg Philharmonic State Orchestra

Horst Stein

Arthaus Musik- 101265(DVD)
No Reference Recording

2 comentários:

Unknown disse...

Esta é uma grande gravação da Flauta. O elenco dispensa comentários: Gedda -- Mathis -- Deutekom -- Sotin -- e ninguém menos do que Fischer-Dieskau fazendo o Sprecher! Excusez du peu! Além disso, a encenação, preciosa, é dirigida por sir Peter Ustinov, o grande ator e diretor britânico (o Nero de "Quo Vadis", o Hercule Poirot dos filmes sobre romances de Agatha Christie). Mas quero chamar a atenção para dois detalhes. Primeiro, o excelente Papageno do americano William Workman, bom cantor e ótimo ator (não conheço nada mais dele em vídeo -- eu o ouvi num papel pequeno que ele faz na gravação dos "Demônios de Loudun", de Krzysztof Penderecki, feita em Hamburgo). É uma pena não termos outras documentações de sua carreira. A segunda é que um dos dois Homens Armados, na cena das provas, é um jovem baixo em início de carreira, que se chama... Kurt Moll. E procurem ver também, dessa mesma série, as "Bodas de Fígaro" de 1967; um "Mestre Cantores" em que o papel de Hans Sachs é feito pelo excepcional baixo americano Giorgio Tozzi; e um "Wozzeck" regido pelo compositor Bruno Maderna, em que Sena Jurinac faz uma Marie de derreter o seu coração. São DVDs para guardar no cofre!

José Carlos Neves Lopes disse...

Obrigado Lauro pelo comentário. Somente pela propaganda já estava interessado, agora muito mais.
Abraço.
JC

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...