Theatro São Pedro apresenta
duas operas comicas em um ato de Gioacchino Rossini
La Cambiale di Matrimonio
e
Il Signor Bruschino
direção Walter Neiva
Regencia Emiliano Patarra
Dando sequencia a sua temporada de operas com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura atraves da APAA,
o Theatro São Pedro apresenta em maio duas operas comicas de uma ato de Gioacchino Rossini-La Cambiale di Matrimonio
e Il Signor Bruschino.
La Cambiale di Matrimonio escrita em 1810 é de fato a primeira opera do compositor, escrita aos dezoito anos,( a primeira opera de sucesso das 38 que viriam na sequencia) e Il Signor Bruschino
que estreou tres anos depois no mesmo Teatro San Moise em Veneza. As duas fazem parte de uma série de farsas musicais
de apenas um Ato que Rossini escreveu no inicio de sua carreira.
Ao contrário do que se pode pensar, a pouca duração não
é sinonimo de facil execução, a ausencia de cenas corais por
exemplo acaba por deixar o elenco exposto quase o tempo todo. Enfrentando dificuldades musicais extremas, além dos
impagaveis trava linguas rossinianos. O texto destas operas
tem muito mais qualidade do que muitas operas da maturidade do compositor.
As duas operas foram escolhidas pelo diretor e cenógrafo Walter Neiva. Nestas duas operas as situações psicológicas e os arquetipos teatrais são muito semelhantes- como são os enredos das novelas atuais-cujas estórias se repetem
a exaustão- mudando-se locais e nomes de personagens
Vejam só por exemplo:
Fanny e Sofia(as heroinas de La Cambiale e Bruschino)
já são comprometidas quando seus casamentos
são programados
Nas duas um dueto de amor no inicio patenteia esta situação
Os namorados Florville e Edoardo-são desconhecidos
do pai e tutor- Mill e Gaudencio. e se passam por outra pessoa
Florville se diz filho do Bruschino e Edoardo se passa por contador de Mill, e ambos não são benquistos pelo pai e tutor
Os casamentos no final são realizados com a interferencia
de dois personagens que chegam no meio da estória
Slook e Sig Bruschino.
E nas duas tanto o pai quanto o tutor descobrem depois que o casamento foi consumado-Mas se contentam quando descobrem que os noivos são ou estão ricos agora.
As duas operas tem um trio vocal na parte central que acaba sendo o ponto alto da composição.
Cartas tb tem um papel importante na estória:
As que identificam a caligrafia de Bruschino filho
e as cartas trocadas por Slook e Mill.
As duas casas tem empregada- Marianna e Clarina-
com importante participação na estória.
No entanto com tudo isso as estórias conseguem ser bem
diferentes.
No elenco estão Solange Siquerolli(que protagoniza atualmente O Fantasma da Opera) o veterano baixo Eduardo Abumrad, Marcia Guimarães(indicada para o premio Carlos Gomes/2005) e ainda Gilberto Chaves. Amadeu Gois,Ademir da Costa, Carlos Eduardo Vieira e Paulo Borges.
A Agnus Camerata de Opera é regida pelo Mto Emiliano Patarra, que acabou de dirigir com muito sucesso a opera
Lucia di Lamermoor que inaugurou a temporada do São Pedro)
o pianista Alfredo Abati se encarrega do acompanhamento
dos recitativos e a direção e cenografia a cargo de Walter Neiva que dirigiu
recentemente um Don Pasquale em vinte cidades da Holanda, Belgica e Polonia obtendo excelentes criticas.
A estreia será em 23 de maio, com recitas ainda nos dias 25 e 27.
Gioachino Rossini :
La Cambiale di Matrimonio
(A promissoria de casamento)
Fanny- soprano - Márcia Guimarães
Slook- baritono- Amadeu Góis
Tobia Mill- baritono- Carlos Eduardo Vieira
Edoardo- tenor- Gilberto Chaves
Norton- baixo-Eduardo Janho-Abumrad
Clarina- soprano-Solange Siquerolli
Il Signor Bruschino
Bruschino- baixo -Eduardo Janho-Abumrad
Sofia- soprano- Solange Siquerolli
Florville- tenor- Gilberto Chaves
Gaudencio- baritono- Ademir da Costa
Marianna- soprano- Marcia Guimarães
Filiberto- baritono- Amadeu Góis
Delegado- baixo- Paulo Borges
Bruschino filho- baritono-Carlos Eduardo Vieira
empregados das duas operas
mordomo- Wagner Alvarenga
cozinheiro- Virgilio Zago
jardineiro-Paulo Borges
Direção musical e regencia - Emiliano Patarra
Direção cenica e cenografia- Walter Neiva
Assist de direção- Patricia de Rossi
Figurinos- Juliana Totti,Najla Dib e Juliana Altafim
Iluminação- Donizete Meira
Visagismo - Anderson Bueno
duas operas comicas em um ato de Gioacchino Rossini
La Cambiale di Matrimonio
e
Il Signor Bruschino
direção Walter Neiva
Regencia Emiliano Patarra
Dando sequencia a sua temporada de operas com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura atraves da APAA,
o Theatro São Pedro apresenta em maio duas operas comicas de uma ato de Gioacchino Rossini-La Cambiale di Matrimonio
e Il Signor Bruschino.
La Cambiale di Matrimonio escrita em 1810 é de fato a primeira opera do compositor, escrita aos dezoito anos,( a primeira opera de sucesso das 38 que viriam na sequencia) e Il Signor Bruschino
que estreou tres anos depois no mesmo Teatro San Moise em Veneza. As duas fazem parte de uma série de farsas musicais
de apenas um Ato que Rossini escreveu no inicio de sua carreira.
Ao contrário do que se pode pensar, a pouca duração não
é sinonimo de facil execução, a ausencia de cenas corais por
exemplo acaba por deixar o elenco exposto quase o tempo todo. Enfrentando dificuldades musicais extremas, além dos
impagaveis trava linguas rossinianos. O texto destas operas
tem muito mais qualidade do que muitas operas da maturidade do compositor.
As duas operas foram escolhidas pelo diretor e cenógrafo Walter Neiva. Nestas duas operas as situações psicológicas e os arquetipos teatrais são muito semelhantes- como são os enredos das novelas atuais-cujas estórias se repetem
a exaustão- mudando-se locais e nomes de personagens
Vejam só por exemplo:
Fanny e Sofia(as heroinas de La Cambiale e Bruschino)
já são comprometidas quando seus casamentos
são programados
Nas duas um dueto de amor no inicio patenteia esta situação
Os namorados Florville e Edoardo-são desconhecidos
do pai e tutor- Mill e Gaudencio. e se passam por outra pessoa
Florville se diz filho do Bruschino e Edoardo se passa por contador de Mill, e ambos não são benquistos pelo pai e tutor
Os casamentos no final são realizados com a interferencia
de dois personagens que chegam no meio da estória
Slook e Sig Bruschino.
E nas duas tanto o pai quanto o tutor descobrem depois que o casamento foi consumado-Mas se contentam quando descobrem que os noivos são ou estão ricos agora.
As duas operas tem um trio vocal na parte central que acaba sendo o ponto alto da composição.
Cartas tb tem um papel importante na estória:
As que identificam a caligrafia de Bruschino filho
e as cartas trocadas por Slook e Mill.
As duas casas tem empregada- Marianna e Clarina-
com importante participação na estória.
No entanto com tudo isso as estórias conseguem ser bem
diferentes.
No elenco estão Solange Siquerolli(que protagoniza atualmente O Fantasma da Opera) o veterano baixo Eduardo Abumrad, Marcia Guimarães(indicada para o premio Carlos Gomes/2005) e ainda Gilberto Chaves. Amadeu Gois,Ademir da Costa, Carlos Eduardo Vieira e Paulo Borges.
A Agnus Camerata de Opera é regida pelo Mto Emiliano Patarra, que acabou de dirigir com muito sucesso a opera
Lucia di Lamermoor que inaugurou a temporada do São Pedro)
o pianista Alfredo Abati se encarrega do acompanhamento
dos recitativos e a direção e cenografia a cargo de Walter Neiva que dirigiu
recentemente um Don Pasquale em vinte cidades da Holanda, Belgica e Polonia obtendo excelentes criticas.
A estreia será em 23 de maio, com recitas ainda nos dias 25 e 27.
Gioachino Rossini :
La Cambiale di Matrimonio
(A promissoria de casamento)
Fanny- soprano - Márcia Guimarães
Slook- baritono- Amadeu Góis
Tobia Mill- baritono- Carlos Eduardo Vieira
Edoardo- tenor- Gilberto Chaves
Norton- baixo-Eduardo Janho-Abumrad
Clarina- soprano-Solange Siquerolli
Il Signor Bruschino
Bruschino- baixo -Eduardo Janho-Abumrad
Sofia- soprano- Solange Siquerolli
Florville- tenor- Gilberto Chaves
Gaudencio- baritono- Ademir da Costa
Marianna- soprano- Marcia Guimarães
Filiberto- baritono- Amadeu Góis
Delegado- baixo- Paulo Borges
Bruschino filho- baritono-Carlos Eduardo Vieira
empregados das duas operas
mordomo- Wagner Alvarenga
cozinheiro- Virgilio Zago
jardineiro-Paulo Borges
Direção musical e regencia - Emiliano Patarra
Direção cenica e cenografia- Walter Neiva
Assist de direção- Patricia de Rossi
Figurinos- Juliana Totti,Najla Dib e Juliana Altafim
Iluminação- Donizete Meira
Visagismo - Anderson Bueno
Nenhum comentário:
Postar um comentário