27 de maio de 2007

LIGIA AMADIO


Já ouvira falar muito a seu respeito, porém, não havia tido a oportunidade de vê-la regendo. Desse modo, não poderia perder o concerto de hoje no Municipal. Para lá fui, feliz pela oportunidade de ouvir duas peças de Sibelius que me são extremamente caras: o concerto para violino e a 1ª Sinfonia.

Já nos primeiros acordes de "O Cisne de Tuonela", percebi que estávamos frente a uma regente talentosa. Ela fez uma leitura extremamente delicada desse lindo poema sinfônico, que teve como solo de corne inglês, um jovem muito talentoso.

Em seguida veio o belo concerto para violino, em ré menor, op. 47. Tocou-o uma violonista holandesa consagrada, Liza Ferschtman. Duas mulheres num concerto, uma raridade, concordam? Casamento perfeito entre regente e solista. Maravilhoso.

Depois de um intervalo muito longo. Ao que parece, ninguém obedece a nada no Theatro Municipal. Houve um atraso de quase quinze minutos para iniciar-se o concerto. Os sinais tocaram, tocaram, após o intervalo , e nada, nem orquestra e nem público atenderam.

Por fim, a maravilhosa Sinfonia nº 1, em Mi menor, op. 39, escrita em 1899. Música repleta de vida e paixão desde os primeiros acordes. Foi uma das mais belas leituras que ouvi nos últimos tempos. Confesso que fiquei fã de Ligia Amadio. Que ótimo seria se ele viesse trabalhar em São Paulo! Saí do Theatro em estado de graça.

Uma observação. Por que as tonalidades e os números de ópus foram abolidos dos programas? Isso é lamentável.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu adoro essa regente, ela é excelente. não fui nessa apresentação. beijos, pedrita

Lilian disse...

O Brilhantismo, excelência e genialidade desta regente é espetacular. Ela sempre nos surpreende, emociona, deixando-nos sempre com gosto de quero mais.
Sempre faço de tudo para assistir os concertos no Rio de Janeiro, sendo os dela e da OSN-UFF então nem se fala!!!

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...