26 de fevereiro de 2008

Carlos Gomes – documentos comentados


Algol Editora lança o livro Carlos Gomes – documentos comentados de Marcus Góes

Dia 28 de fevereiro, às 20h, a Algol Editora lança o livro Carlos Gomes – documentos comentados de Marcus Góes, na Livraria da Travessa, em Ipanema, no Rio de Janeiro. A obra traz cartas e documentos de Calos Gomes comentados pelo autor.

Sobre o material utilizado para a pesquisa o livro ressalta: “o autor, tendo residido na Itália de 1989 a 2001, teve oportunidade de consultar muitos arquivos publicados e privados, bibliotecas, museus e arquivos de jornais naquele país, o que deu seguimento às pesquisas por ele iniciadas nos anos 70 no Brasil.” Além das instituições, Marcus Góes consultou arquivos, parentes indiretos, descendentes, musicólogos, musicistas e profissionais interessados na vida e na obra de Carlos Gomes. “Em todas essas instituições e através de todas essas pessoas, o autor pôde obter referências, cartas, contratos, processos judiciais, monografias, críticas, artigos, documentos e análises pertinentes à vida, à obra e à maneira de interpretar a música de Carlos Gomes.”

Trecho da obra (pág. 87-88): “As seis maiores produções operísticas de Carlos Gomes são Il Guarany (1870), Fosca (1873), Salvator Rosa (1874), Maria Tudor (1879), Lo Schiavo (1889) e Condor (1891). Apesar de guardar sempre todas as características fundamentais da estética gomesiana, toda ela fincada na mistura de música brasileira de salão de meados do século XIX, ritmos de música popular, semi-clássica brasileira, elementos de música de banda e música européia para o palco aí concluídos, Verdi, Wagner e Meyerbeer, tudo conduzido por notória e bem sucedida vontade de seguir novas tendências sem fugir ao melodismo e à cantabilidade italianos, esses seis títulos, os quais servem e bastam para o erguimento de um painel abrangente do obra do maestro, são diferentes na forma, no conteúdo e intenção, e foram compostos cada um em um momento muito bem definido na vida e na trajetória de artista de Carlos Gomes.”

Especificações técnicas do livro Carlos Gomes – documentos comentados de Marcus Góes
ISBN 978-85-60187-06-5
Especificações técnicas do livro:
Brochura
Formato: 15,5 x 23 cm
416 págs.
(inclui caderno colorido de 16 págs. com fotografias)
papel: chamois bulk dunas 80 g/m²

A Algol Editora vende os livros pelo site para todo o Brasil:
http://www.algol.com.br ou pelo telefone (11) 3151-2000, custo do livro mais o valor do frete.

Marcus Góes é crítico de música e dança, musicólogo, pesquisador, conferencista e ensaísta, conhecido internacionalmente. Tem ensaios publicados em todo mundo, como na revista “Opera”, de Milão, na revista Opera International, de Paris. Deu conferências em Milão, Magenta, Roma, Dijon, Buenos Aires, sempre falando de cultura brasileira e história do Brasil. Marcus Góes é responsável maior por uma “Gomes Rennaissance” que ocorre em todo o mundo, tendo levado a música de Carlos Gomes a espetáculos de primeira audição em países como Bélgica e Bulgária, e a reexumações na Itália, França, USA, Argentina, Bulgária, Espanha e no próprio Brasil.

Obras de Marcus Góes:
Dicionário de Ópera (parte brasileira), Rio, 1987;
Carmen, estudo crítico e musicológico da ópera de Bizet, Rio, 1987;
Carlos Gomes – A Força Indômita, Belém do Pará, Secult, 1996;
Carlos Gomes – Un Pioniere alla
Scala, Milão, Itália, 1997.

A Algol Editora busca preencher um nicho pouco explorado do mercado com projetos de qualidade na área cultural, visando o lançamento de CDs, DVDs e livros . O início foi em 2006, com o projeto do livro Minhas Pobres Canções, com dois CDs da grande soprano Niza de Castro Tank, interpretando canções de Carlos Gomes. Outros lançamentos foram o CD do barítono Rodrigo Esteves, que no repertório obras de Manuel de Falla, Maurice Ravel, canções brasileiras e Spirituals. O livro Poesia Soviética, onde Lauro Machado Coelho fez a seleção, tradução e notas de vários poemas russos. O livro Arte do Piano – Compositores e Intérpretes por Sylvio Lago, é recorde de vendas da editora e foi construído por análises sensíveis da estética interpretativa dos seus grandes artistas, medida da grandeza, qualidade técnica e de expressão de cada compositor ou intérprete, erudito, popular ou jazzístico, brasileiro ou internacional. A Invenção da Ópera ou a História de um Engano Florentino por Sergio Casoy, que relata como a ópera surgiu, no final do século XVII, com artistas florentinos e a mudança no gênero, com a inauguração do primeiro teatro com cobrança de ingressos, em Veneza, em 1637. O livro CIPE –Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem – Versão 1 e a biografia Shnittke, Música para todos os tempos por Marco Aurélio Scarpinella Bueno, do compositor mais importante a surgir na Rússia após Shostakóvitch.

No dia 10 de março, a Algol Editora lança em São Paulo , na Fnac Pinheiros o livro Regente sem Orquestra com orientações do maestro Roberto Tibiriçá.

A Algol Editora vende os livros pelo site para todo o Brasil:
http://www.algol.com.br ou pelo telefone (11) 3151-2000, custo do livro mais o valor do frete.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada.

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...