29 de julho de 2008

ARIADNE AUF NAXOS - A MONTAGEM PAULISTANA


A montagem - ANDRÉ HELLER-LOPES

Para a estréia paulistana de uma das obras mais importantes do repertório lírico do século XX, o Teatro Municipal de São Paulo apresentará uma produção inteiramente inédita. Cenários e figurinos foram criados para na Central de Produção Chico Giacchieri, segundo a concepção do diretor cênico André Heller-Lopes.
Ao falar do trabalho, ele lembra que Ariadne auf Naxos é, na versão precedida de um prólogo, a reunião de duas obras distintas. O prólogo e a ópera em si, criados com um intervalo de quatro anos por Strauss e Hofmannsthal, têm estilos diferentes e pedem tratamentos específicos no que se refere à linguagem cênica.
Assim, a idéia que permeia toda a interpretação do prólogo é a da revelação dos bastidores de um espetáculo operístico, geralmente ocultos para o público. Vê-se o que acontece por trás dos cenários de uma grande produção, com a movimentação de artistas e técnicos até a abertura da cortina. Um elenco de dez atores junta-se aos intérpretes do espetáculo para dar vida e veracidade à ação.
Ao retratar os bastidores de uma ópera, o diretor decidiu homenagear o Teatro Municipal de São Paulo durante a encenação. Personagens da história do teatro, como o antigo chefe de palco Batucada e a chefe do cerimonial Maria Rosa Sabatelli serão representados pelo elenco por meio de precisa caracterização.
Já a representação da história mitológica de Ariadne ganha, na versão de Heller-Lopes, ares de sonho, de fantasia. A interpretação possibilita aos artistas e ao público a descoberta dos diversos sentidos e referências ocultos na lenda da jovem abandonada por Teseu na ilha de Naxos e resgatada pelo deus Baco.
Enquanto a linguagem visal do prólogo é atemporal e moderna, André Heller-Lopes conta que a elegância dá a linha para a encenação do ato único da ópera. Os cenários, desenhados pelo próprio diretor, são formados por elementos de linhas retas e precisas. Já os trajes criados por Marcelo Marques misturam figurinos de época, com referências à vestimenta do século XVIII, com elementos contemporâneos inspirados pelo rigor da alta-costura.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...