30 de dezembro de 2008

FAUSTO, NO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS


O Teatro Nacional de São Carlos apresenta:

FAUST, de Charles Gounod

8. 12. 14. 16 Janeiro às 20h00

10. e 18. Janeiro às 16h00

Estreia na quinta-feira, 8 de Janeiro, às 21h00, a ópera FAUST de Charles-François Gounod, com encenação de Christof Loy, direcção musical de Enrico Delamboye, produção da Oper Frankfurt e participação da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do TNSC.

Com récitas nos dias 12, 14 e 16 de Janeiro às 20h00 e dias 10 e 18 de Janeiro às 16h00, FAUST é uma ópera em cinco actos com libreto de Jules Barbier (1825-1901) e de Michel Carré (1821-1872) baseado na obra Faust de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832)

A força do amor contido em Faust comoveu Dickens que escreveu “Afectou-me e ficou nos meus ouvidos como o eco do que existe no meu próprio coração”.

Estreada a 19 de Março de 1959 no Théâtre-Lyrique em Paris, Faust consagrou Gounod como um grande compositor e rapidamente a sua popularidade se estendeu a todo o mundo. Foi aliás a obra escolhida para inaugurar a Metropolitan Opera de Nova Iorque em 1883.

Uma partitura rica e expressiva transforma esta ópera numa tragédia romântica. A orquestração e os coros sublinham a luta entre o bem e o mal enquanto as melodias mais doces foram reservadas pelo compositor para os duetos entre as personagens Marguerite e Docteur Faust.

Andrej Dunaev interpreta a personagem Docteur Faust, o americano Kevin Short é Méphistophélès, Patricia Bicciré é Marguerite enquanto Klaus Kuttler é Valentim e Kristina Wahlin é Siébel. Os portugueses Diogo Oliveira e Maria Luísa de Freitas encarnam Wagner e Marthe respectivamente. Participam ainda nesta produção ambos os corpos artísticos do Teatro Nacional de São Carlos: o Coro e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

BREVES PALAVRAS

Recomeça também no São Carlos o projecto “Breves Palavras” a decorrer todos os dias de récita trinta minutos antes de cada espectáculo, no Salão Nobre do Teatro. Sérgio Azevedo (biografia em anexo) é o jovem compositor escolhido para partilhar com o público uma perspectiva pessoal sobre a obra de Gounod, Faust.

Para mais informações, entrevistas e pedidos de imagens não hesite em contactar a direcção de marketing:

Maria João Franco | Tlf: 213253057 | maria.franco@saocarlos.pt

SINOPSES

1º Acto

Pensando em suicidar-se, Faust invoca o diabo. Méphistophélès responde, prometendo-lhe riqueza, poder e juventude em troca da sua alma. Depois de Méphistophélès fazer aparecer uma imagem de Marguerite, Faust aceita o pacto.

2º Acto

Valentim pede aos amigos que protejam Marguerite enquanto ele estiver na guerra. Méphistophélès provoca Marguerite e Valentim puxa da espada, mas Méphistophélès tira-lha. Faust dá o braço a Marguerite mas ela desvia-se.

3º Acto

Enquanto Faust sonha com o amor, Méphistophélès dá a Marguerite uma caixa de jóias. Ela fica encantada e Faust decide declarar o seu amor. Ela pede-lhe que parta, depois volta a chamá-lo.

4º Acto

Marguerite, agora a mãe abandonada do filho Faust, reza a Deus. Mas é Méphistophélès quem responde. Valentin regressa da guerra e corre a casa de Marguerite. Méphistophélès manda Faust segui-lo. Valentim tenta vingar a irmã mas Faust fere-o. Antes de morrer, Valentim amaldiçoa Marguerite.

Acto

Rodeado por bruxas a dançar, Faust tem uma visão: Marguerite é presa por matar o filho de ambos. Entra na cela dela e voltam os dois a sonhar com romance. Mas Marguerite recusa-se a ir com ele. Expira e a sua alma sobe aos céus.

O ELENCO NO SÃO CARLOS (biografias em anexo)

  • Docteur Faust – Andrej Dunaev
  • Méphistophélès – Kevin Short
  • Marguerite – Patricia Bicciré
  • Valentin – Klaus Kuttler
  • Wagner – Diogo Oliveira
  • Siébel – Kristina Wahlin
  • Marthe – Maria Luísa de Freitas

FAUST, de Charles Gounod

Dias e horários: 8, 12, 14, 16 Janeiro às 20h00 // 10, 18. Janeiro às 16h00

Direcção Musical: Enrico Delamboye

Encenação: Christof Loy

Cenografia e Figurinos: Herbert Murauer

Com a participação de:

Orquestra Sinfónica Portuguesa

Coro do Teatro Nacional de São Carlos

INTÉRPRETES

Docteur Faust – Andrej Dunaev

Méphistophélès – Kevin Short

Marguerite – Patricia Bicciré

Valentin – Klaus Kuttler

Wagner – Diogo Oliveira

Siébel – Kristina Wahlin

Marthe – Maria Luísa de Freitas

Produção: Oper Frankfurt

Lisboa, 29 de Dezembro de 2008.

Maria João Franco

Comunicação

Teatro Nacional de São Carlos

Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200-442 Lisboa

Tel: +351 21 325 3057

www.saocarlos.pt


Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...