30 de janeiro de 2009

COMUNICADO DA OSESP


Prezado Assinante


É com prazer que anunciamos que Yan Pascal Tortelier é o novo regente principal da OSESP para as temporadas 2009 e 2010. O maestro francês, de 61 anos, é regente emérito da Filarmônica da BBC, da qual foi regente titular entre 1992 e 2003, e acaba de concluir um período de três anos como principal regente da Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

O Conselho de Administração da Fundação OSESP concluiu ainda as negociações para contar com a consultoria de dois profissionais internacionais para a tomada de decisões no campo da direção artística. Timothy Walker, diretor-executivo e artístico da Filarmônica de Londres, e Henry Fogel, ex-presidente da Liga Americana de Orquestras e ex-diretor-executivo da Orquestra Nacional de Washington (no período Rostropovich) e da Sinfônica de Chicago (nos períodos Georg Solti e Daniel Barenboim). Ambos darão consultoria contínua à Fundação OSESP, participando da elaboração da temporada do ano que vem e integrando o Comitê de Busca para a identificação de um diretor artístico, com contratação prevista para 2011.

Essas contratações fazem parte de um processo de reorganização da OSESP iniciado no ano passado. O Conselho de Administração está trabalhando no aprimoramento da estrutura de direção e planejamento artístico, buscando uma maior oxigenação da orquestra e um fortalecimento das instituições que a mantém. O novo processo deverá ser menos personalizado, seguindo tendência mundial.

Tortelier conduzirá oito programas à frente da OSESP este ano e 12 programas em 2010. Eventuais mudanças na programação, assim como novas decisões a respeito da nova estrutura de governança, serão informadas assim que as definições ocorrerem.

A OSESP continua comprometida com a qualidade e a ambição musical a que você está acostumado. E acredita que este é um importante passo para o seu aperfeiçoamento e amadurecimento.


Fundação OSESP – Conselho de Administração

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...