26 de março de 2009

OSESP ESTRÉIA OBRA SINFÔNICA DE UMJOVEM COMPOSITOR BRASILEIRO: MARCUS SIQUEIRA


Não é todo dia que um jovem compositor brasileiro tem uma obra sua encomendada e estreada pela melhor orquestra sinfônica brasileira, a OSESP-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Pois é exatamente esse o caso de Marcus Siqueira, que em 2006 recebeu da OSESP a encomenda de composição de uma obra e a terá agora estreada pela Orquestra. Sua composição, chamada “Seis Estudos Sinfônicos”, tem data de 2007 e, como indicado no título, tem seis partes, cada uma delas colocando questões relativas às demandas da regência:
I Dos materiais em harmoniaII Das relações com o timbreIII Dos pulsos internosIV Sobre o líricoV Dos "tutti"VI Das heterofonias Os “Seis Estudos Sinfônicos” de Marcus Siqueira abrem o programa dos concertos que se realizam na Sala São Paulo nos dias 9, 10 e 11 de Abril – respectivamente quinta, às 21h; sexta, às 21h; e sábado, às 16h30. Nesses concertos, a OSESP-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo estará sob regência da destacada maestrina portuguesa Joana Carneiro. As outras obras do programa são: “Concerto para Harpa”, da Alberto Ginastera; “Os Afrescos de Piero de La Francesca”, de Bohuslav Martinů; e “Quatro Poemas Sinfônicos segundo Arnold Böcklin, Op. 218”, de Max Reger.Mais de 60 obras – Natural de Caratinga, Minas Gerais, hoje com 35 anos, Marcus Siqueira é bacharel em Música, com habilitação em Violão Erudito, pelo Departamento de Música da ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) – em 1996. Terminou seus estudos de Composição com Willy Corrêa de Oliveira, seu orientador durante o período de graduação, e prosseguiu com ele até 2002 em aulas particulares. Venceu e foi premiado em importantes concursos de composição no Brasil, além de receber três das bolsas de criação musical mais significativas do País: Funarte (em 2008), Fundação Vitae (em 2003) e RioArte (em 2001). Participa regularmente como compositor das Bienais de Música Contemporânea Brasileira (Rio de Janeiro e Mato Grosso) e no Festival Música Nova (São Paulo). Suas composições têm sido tocadas por importantes intérpretes brasileiros e estrangeiros em diversos recitais e festivais, no Brasil e também na Colômbia, EUA, França, Portugal, Alemanha, Holanda, Espanha, Suíça e Itália. Em Abril de 2009 terá sua obra "Seis Estudos Sinfônicos" estreada e publicada pela OSESP-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Também em 2009, a integral de sua obra para violão será gravada em CD pelo violonista Gilson Antunes; e seu octeto "Signo Sopro II" será gravado para o CD “Jovens Compositores Brasileiros”, patrocinado pela Petrobras. Compositor prolífico, a produção de Marcus Siqueira já alcança mais de 60 obras, para as mais diversas formações – orquestra, grupos de câmara, instrumentos solistas e obras para coral e madrigal. Adicionalmente, Siqueira tem escrito também trilhas para cinema e teatro.
DIVULGAÇÃO

Um comentário:

Dalva M. Ferreira disse...

Que prazer saber que isso acontece!

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...