22 de agosto de 2009

O ANEL DO NIBELUNGO - GUIA PRÁTICO DO OUVINTE, POR LÚCIA SCHIFFER





O livro O Anel do Nibelungo de Richard Wagner – Guia Prático do Ouvinte, de Lúcia Schiffer Durães, é um trabalho inédito sobre a obra de Richard Wagner, publicado no Brasil.

No dia 14 de setembro, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, às 19:30 horas, será o lançamento do primeiro livro do Brasil sobre a tetralogia


O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner – Guia Prático do Ouvinte, escrito pela paranaense Lúcia Schiffer Durães.
Antes, às 19:00 horas , haverá uma palestra no auditório da livraria sobre O Anel, que é uma das mais fortes expressões da ambição de Richard Wagner. Ele arquitetou uma obra realmente grandiosa, com mais de 16 horas de duração, e conseguiu uma incrível coerência embora tenha levado mais de 25 anos na empreitada.
O Guia contém uma análise literária e musical das quatro óperas que compõem O Anel do Nibelungo, seguida de comentários, e inclui trechos da partitura com os leitmotivens, no guia denominado “temas”, enumerados e seguidos de comentários.
Anexo, há um CD multimídia para CD player e computador com a gravação em piano dos 89 leitmotiven, a tradução para português das quatro óperas em alemão, os números referentes aos leitmotiven assinalados no texto em alemão (esses números, quando clicados com o mouse, tocam os leitmotiven) e uma análise literária e musical das quatro óperas seguida de comentários.
O Anel do Nibelungo é uma obra fascinante, mas, ao mesmo tempo, extremamente difícil de ser compreendida em sua totalidade. Uma quantidade incrível de guias para uma perfeita compreensão da obra já apareceu em diversos idiomas. Temos aqui o primeiro guia em português que será lançado no Brasil. Neste aspecto, diversos pontos bastante espinhosos para a compreensão vão ser aclarados com as utilíssimas análises feitas nesta obra. O ciclo de óperas O Anel do Nibelungo (Der Ring des Nibelungen, em alemão) é uma das obras mais importantes do compositor alemão Richard Wagner. Tem como base a mitologia nórdica, semelhante à germânica, mas mais documentada. Música e libreto foram escritos por Wagner entre 1848 e 1874. A obra é constituída das seguintes óperas:

1. Das Rheingold (O Ouro do Reno – prólogo)
2. Die Walküre (A Valquíria)
3. Siegfried
4. Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses)

Um dos aspectos mais complexos é a enorme quantidade de leitmotiven. São mais de 80 símbolos musicais que expressam personagens, objetos e sentimentos. Essa imensa rede de temas musicais esclarece, de forma aprofundada, o que se passa na mente dos personagens, já que, em muitos momentos, não há palavras, apenas música. A orquestra apresenta claramente o ponto de vista dos personagens. Este livro resolve, de maneira bastante apropriada, a confusão musical em que o ouvinte pode se colocar, caso não saiba exatamente o que Wagner pensava sobre esses motivos musicais. O Anel do Nibelungo é realmente uma obra impossível de ser compreendida à primeira vista. É a típica obra do autor que pretende fazer dos ouvintes não apenas um público que vai à ópera em busca de diversão, mas um público que estuda, que realiza um verdadeiro mergulho na obra, que também participa como pesquisador.

Um guia das obras de Wagner é realmente uma excelente ferramenta para se iniciar a apreciação de toda a riqueza dessa partitura. A autora começa com a mais difícil das obras, um somatório de quatro óperas. A verdadeira compreensão de O Anel do Nibelungo, mais possível através deste livro, traduzirá melhor o quão fascinante é o legado desse compositor.


“Ao assistir, em Nova Iorque, à ópera A Valquíria, de Wagner, foi grande a minha surpresa ver o Metropolitan Opera House repleto e perceber, durante o espetáculo, que a plateia parecia se encontrar num estado de contemplação hipnótico. Pensei: ‘Muitas pessoas aqui presentes estão vivenciando essas emoções somente pela sensibilidade; talvez poucas sejam as que compreendem o que estão vendo e ouvindo.’ Pensei também no quanto essas pessoas poderiam estar desfrutando desse espetáculo maravilhoso se conhecessem um pouco mais. Assim, surgiu a ideia de escrever um guia prático para o ouvinte,” afirma Lúcia.

A tetralogia de Wagner é considerada, em todo mundo, uma obra de arte completa, pois envolve literatura, mitologia, música, canto e demais artes cênicas. É considerada uma obra muito abrangente, pois mostra desde o início do mundo, a natureza pura, intocada e harmônica, até o apocalipse. Fala da psique humana, do consciente e do inconsciente e de quando o homem, ao se tornar consciente, rompeu com essa harmonia, tentando impor suas regras em benefício próprio. Descreve a trajetória do homem, seus erros, sua ambição desmedida que o levam a um processo de autodestruição. A tetralogia é baseada na mitologia, objetivando a catarse, como no teatro grego, ou seja, a identificação do ser humano com os personagens e com a história, resultando no autoconhecimento.

Portanto, o livro encontra sua justificativa na universalidade e na atualidade do tema tratado na obra de Wagner, por ser uma profunda reflexão sobre a essência do comportamento humano. Na medida em que pensamos a arte como um importante instrumento de desenvolvimento, no âmbito individual e coletivo, as questões tratadas por Wagner fazem desta obra uma referência, não apenas para a música, mas para inúmeras outras manifestações artísticas, bem como para outros ramos das ciências humanas, tais como Psicologia, Direito, História, Filosofia e Antropologia.

É um trabalho que interessa a estudantes e professores, principalmente ligados a segmentos artísticos, não apenas da música, mas que investigam e trabalham com o resgate da essência humana, como a educação, a sociologia, a história, a antropologia, a psicologia e a filosofia, bem como aos apaixonados pela boa literatura.

No início do livro, a autora escreve as características significativas da obra, descreve o texto, o mito e a filosofia na parte cênica. Wagner fez uma revolução nas técnicas de encenação da ópera, com montagens cada vez mais arrojadas e inovadoras. Para tal, idealizou o teatro Bayreuth. Na música, Wagner tem o formidável poder de estimular as profundas emoções e de imprimir forte efeito sobre as reações humanas. Para o músico, a música não deveria ser somente um objeto de expressão, e sim um veículo, um meio de expressão, um parceiro íntimo do drama.

SOBRE A AUTORA

Lúcia Schiffer Durães nasceu em Ponta Grossa, Paraná. É formada em Administração de Empresas pela Universidade do Paraná e pós-graduada em Direito Internacional pela Universidade d’Aix-Marseille III, onde foi bolsista da Fundação Rotária do Rotary Internacional.
Estudou piano durante muitos anos com a professora Margô Zugueib, o que possibilitou o estudo avançado de obras musicais como as de Richard Wagner. Foi aluna por sete anos do maestro e professor Osvaldo Colarusso, consultor e orientador musical deste livro.

O Anel do Nibelungo – Guia Prático do Ouvinte
Autora: Lúcia Schiffer Durães
Editora: MusiMed
Páginas: 205
Preço: R$ 49,00

http://www.lucia.duraes.nom.br/

SERVIÇO

Dia: 14 de setembro
19:00 horas – Palestra: O Anel do Nibelungo
Local: Auditório da Livraria da Travessa – Shopping Leblon
19:30 horas – Noite de Autógrafos
Local: Livraria da Travessa – Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205 A.
Tel.: (21) 3138-9600

ASSESSORA DE IMPRENSA
Maria Fernanda Gurgel
Tel.: (21) 2549-5372
Cels.: (21) 9124-9279 / 9999-9263
mfgurgel@uol.com.br

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...