14 de setembro de 2009

CAMARGO GUARNIERI


Homenagem mais do que justa a esse grande compositor e regente, que tive a felicidade de ver se apresentando algumas vezes, no Teatro Municipal de São Paulo.
Documentário sobre Camargo Guarnieri será exibido no
Festival do Rio 2009
Dia 27 de setembro, domingo, às 15h, será a estreia do documentário Notas Soltas Sobre Um Homem Só de Carlos de Moura Ribeiro Mendes sobre Camargo Guarnieri no Cine Odeon, dentro da programação do Festival do Rio 2009. O documentário é uma ampliação do projeto Camargo Guarnieri - 3 concertos para violino e a Missão, patrocinado pela Petrobras, e nele encontramos preciosas entrevistas de Guarnieri - do acervo da família – as quais apenas recentemente tornaram-se disponíveis. Notas Soltas Sobre Um Homem Só não terá exibição comercial posteriormente. “A exibiçao no festival do Rio é uma rara oportunidade para se conhecer mais sobre este talentosíssimo criador” comenta o diretor, que também assina a edição. A produtora é a Berço Esplêndido Produções Cinematográficas.
Sinopse: Notas Soltas Sobre Um Homem Só fala da obra, do método de criação e do homem que foi Camargo Guarnieri, a partir de entrevistas com alguns dos compositores mais expressivos da atualidade, de depoimentos históricos do próprio Guarnieri (acervo da família), de verdadeiras aulas ao piano sobre as principais características de sua criação, da execução integral do concerto nº 1 para violino e orquestra (o qual não era tocado há 60 anos), e de uma conversa franca, sensível e didática entre o regente Lutero Rodrigues e o violinista Luiz Filipe sobre sua música.
Duração: 55 minutos
A execução integral do Concerto nº 1 para Violino e Orquestra foi gravada ao vivo no Theatro Municipal de São Paulo, em agosto de 2008, sob a licença da Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica Municipal do Theatro Municipal de São Paulo (G-10), com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, regência de Lutero Rodrigues e, como solista, o violinista Luiz Filipe, que tocou em um violino Lorenzo Storioni de 1774 pertencente ao Governo Alemão e oferecido pela Deutsche Stiftung Musikleben de Hamburgo.




Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...