30 de setembro de 2009

ÓPERA NOS CINEMAS

Óperas voltam aos cinemas em outubro

Do dia 9 ao dia 15, a MovieMobz realiza a primeira edição do Festival Metropolitan de Óperas, com a exibição de seis espetáculos inéditos. Temporada 2009/10 começa em novembro

Depois de uma primeira temporada de sucesso, os espetáculos do Metropolitan Opera House de Nova York estão de volta aos cinemas. De 9 a 15 de outubro, a distribuidora MovieMobz presenteia os fãs do gênero, em pelo menos nove cidades do país, com a primeira edição do Festival Metropolitan de Óperas.

O evento consiste em uma coletânea de montagens das três temporadas passadas, com a participação de grandes nomes da cena operística, como os intérpretes Ramón Vargas, Juan Diego Flórez, Anna Netrebko e Renée Flemming; os diretores Anthony Minghella e Franco Zefirelli; e os condutores Marco Armiliato e Maurizio Benini.

A programação terá seis montagens inéditas ao público brasileiro – “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini; “A Filha do Regimento”, de Donizetti; “La Bohème”, de Puccini; “Dr. Atomic”, de Adams; “Eugene Onegin”, de Tchaikovsky; e “I Puritani”, de Bellini –, além da reapresentação de “Madame Butterfly”, de Puccini. Esta obteve o melhor resultado de público da primeira temporada, com 7.004 espectadores em apenas três noites de exibição.

O festival apresentará uma ópera nova por dia. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), e poderão ser adquiridos antecipadamente pela internet. Mais informações sobre o festival estão disponíveis no site www.moviemobz.com/met.

Com projeção em alta definição e som 5.1, o evento é um aperitivo para a temporada 2009/10, que, de novembro a maio, mostrará nove espetáculos nas telonas, exibidas de duas a três semanas após suas apresentações ao vivo no Metropolitan. Ainda neste ano, estreiam as montagens de “Tosca” e “Turandot“, de Puccini, e “Aida”, de Verdi.

Entre fevereiro e maio de 2009 foram realizadas 264 sessões, de seis óperas, em dezenove cidades, levando mais de 22 mil espectadores às salas.

SINOPSES:

Eugene Onegin, de Tchaikovsky
A adaptação feita por Tchaikovsky da obra-prima de Pushkin é um dos trabalhos mais românticos e líricos já escritos para o palco. Valery Gergiev conduz essa tocante história de amor inoportuno estrelada por Renée Fleming e Dmitri Hvorostovsky.
Condução: Valery Gergiev
Direção: Robert Carsen
Elenco: Renée Fleming, Ramon Vargas, Dmitri Hvorostovsky, Sergei Aleksashkin
La Bohème, de Puccini
Um elenco magnífico é reunido na montagem de Franco Zeffirelli da mais popular ópera de Puccini. O jovem condutor Nicola Luisotti rege o primoroso coral liderado pela hipnotizante soprano Angela Gheorghiu, que interpreta Mimì e contracena com o tenor Ramón Vargas, no papel de Rodolfo.
Condução: Nicola Luisotti
Direção: Franco Zeffirelli
Elenco: Angela Gheorghiu, Ainhoa Arteta, Ramón Vargas, Ludovic Tézier, Quinn Kelsey, Oren Gradus, Paul Plishka
I Puritani, de Bellini
Em “I Puritani”, de Bellini, a sensacional soprana russa Anna Netrebko interpreta a frágil Elvira, que vai à loucura quando é abandonada no altar. Este tem sido um papel soberano para ótimas atrizes cantoras, desde Maria Callas até Beverly Sills.
Condução: Patrick Summers
Direção: Sandra Sequi
Elenco: Anna Netrebko, Eric Cutler, Franco Vassallo, John Relyea
A Filha do Regimento, de Donizetti
A hilária nova produção de Laurent Pelly foi considerado “o show operístico do ano” pelo jornal The Times, de Londres, durante sua temporada no Covent Garden. O espetáculo traz a destemida coloratura e o impecável tempo de comédia de Natalie Dessay, e a formidável musicalidade de Juan Diego Flórez, ratificada com a execução dos famosos nove dós de peito seguidos na ária "Ah mes amis que jour de fête". A produção inclui ainda a lendária e ganhadora do Tony Award ®, Marian Seldes, como a Duquesa de Krakenthorp.

Condução: Marco Armiliato
Direção: Laurent Pelly
Elenco: Natalie Dessay, Felicity Palmer, Juan Diego Flórez, Alessandro Corbelli, Marian Seldes
Barbeiro de Sevilha, de Rossini
Uma das comédias operísticas mais aclamadas de todos os tempos, “O Barbeiro de Sevilha” é apresentada em uma montagem dirigida pelo ganhador do Tony® Award, Bartlett Sher. O tenor Juan Diego Flórez interpreta o Conde Almaviva, acompanhado pela mezzo-soprano americana Joyce DiDonato, como Rosina, e Peter Mattei, no papel-título do arrogante barbeiro.

Condução: Maurizio Benini
Direção: Bartlett Sher
Elenco: Joyce DiDonato, Juan Diego Flórez, Peter Mattei, John Del Carlo, John Relyea

Dr. Atomic, de Adams
A contemporânea obra-prima de John Adams explora um importante episódio da história moderna: a criação da bomba atômica. A diretora Penny Woolcock faz sua estreia com este emocionante conto que mudou o curso da história. O barítono Gerald Finley interpreta o personagem-título da ópera.

Condução: Alan Gilbert
Direção: Penny Woolcock
Elenco: Gerald Finley, Richard Paul Fink, Sasha Cooke, Meredith Arwady, Eric Owens

Madame Butterfly, de Puccini
A encantadora Patrícia Racette retorna ao papel-título e contracena com Marcello Giordani nesta impressionante montagem de Anthony Minghella, um novo clássico do repertório do Met.

Condução: Patrick Summers
Direção: Anthony Minghella
Elenco: Patricia Racette, Marcello Giordani

Sobre a MovieMobz
A MOVIEMOBZ é a primeira distribuidora do mercado mundial a operar exclusivamente por meio do lançamento de filmes em cinemas no formato digital, tecnologia hoje disponível em mais de 205 salas e 27 cidades no país, através do Sistema da RAIN DIGITAL CINEMA. A empresa foi criada por Marco Aurélio Marcondes, veterano do mercado de cinema e ex-sócio do consórcio Europa Filmes & MA Marcondes e os fundadores da Rain Digital Cinema, Fábio Lima e José Eduardo Ferrão, pioneiros do cinema digital no país. A MOVIEMOBZ é também precursora na programação de filmes, em salas de cinema, a partir da demanda do consumidor. Através do site www.moviemobz.com, uma rede social que agrega conteúdo digital para fãs de cinema, o usuário pode programar sessões dos filmes a que deseja assistir, mobilizar os amigos para marcá-los nas salas de sua preferência, ver e trocar informações, e conhecer pessoas com os mesmos interesses. No ar desde o dia 7 de julho de 2008, o site já promoveu mais de 100 sessões mobilizadas, em nove cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...