20 de outubro de 2009

LUIZ-OTTAVIO FARIA , BAIXO BRASILEIRO




Divulgando:

Luiz-Ottavio Faria se apresenta na Espanha, no Festival de La Coruña e na Itália, em Palermo

Luiz-Ottavio Faria, um dos mais importantes baixos brasileiros, participa do Festival La Coruña, na Espanha, interpretando Timur da ópera Turandot de Giacommo Puccini. O baixo segue para Palermo, na Itália, onde canta Fiesco da ópera Simon Boccanegra de Giuseppe Verdi, com o maestro Philippe Auguin e com regia de Giorgio Gallione. Com intensa carreira internacional, Luiz-Ottavio Faria vive atualmente em Nova Iorque e já tem agendado para o ano que vem em Palermo interpretar Ramfis da ópera Aída de Verdi e personagem que também irá interpretar no San Francisco Opera.

A sua interpretação de Timur já tem rendido ótimas críticas como no jornal O Opinião de La Coruña por Julio Andrade Malte: “Faria hizo un Timur soberbio en lo vocal y en lo escénico; es un bajo dotado de una voz de gran calidad que además emite muy bien.” http://www.laopinioncoruna.es/cultura/2009/09/20/cultura-espectaculo-total/320559.html
No ano passado, Luiz-Ottavio Faria cantou no Teatro Alla Scala de Milão o personagem Banco da ópera Macbeth de Verdi.


As futuras apresentações do baixo Luiz-Ottavio Faria para 2009-10 incluem: Oroveso em (Norma), com a Palm Beach Opera sobre regência de Bruno Aprea. Um concerto com a Vero Beach Opera, Susan Neves e amigos no Concert Series, Il Commendatore da ópera Don Giovanni de Mozart, no XXV Festival de Opera da cidade do México. Il Conte Monterone, da ópera Rigoletto de Verdi, no Teatro Real de Madrid, na Espanha, com o maestro Roberto Abbado e com a direção cênica de Monique Wagemakers.
Luiz-Ottavio Faria foi vencedor de vários prêmios de diversos concursos importantes, tanto no Brasil como no exterior, detacam-se o prêmio no XXI Concurso Carmen Gomes (1987); o troféu Baixo Guilherme Damiano (1987); a Bolsa de Estudos para a Juilliard School of Music (1989), nos Estados Unidos; o Die Meistersingers-AIMS, Gratz, na Áustria (1994); o Opera Index, para a The Great Buffalo Opera; o YWCA (1995); o The New Jersey State Opera; o Lola Hayes Vocal Competition (1996) e o The William Mathews Sullivan Foundation Award (1997).
O baixo brasileiro Luiz-Ottavio Faria, natural da capital do Rio de Janeiro, estudou canto com professores consagrados no mundo lírico, tais como Fernando Teixeira, Nilze Mirian Vianna, Simon Estes e Benjamin Mathews. Formado pela prestigiada ‘The Juilliard School of Music’, de Nova Iorque, também foi aluno da ‘Escola de Música Villa-Lobos’, do ‘Conservatório Brasileiro de Música’ e da ‘Universidade Federal do Rio de Janeiro’, além de frequentar o ‘American Institute of Music Studies’, AIMS, na Áustria.
A estreia mundial de Luiz-Ottavio Faria se deu na ópera Un Ballo in Maschera, de Verdi, no papel de Tommaso, ao lado do legendário tenor Carlo Bergonzi e do grande barítono brasileiro Fernando Teixeira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com temporada estendida para o Theatro Municipal de São Paulo. Mais tarde, Luiz-Ottavio Faria, realizaria um grande passo na construção de sua galeria de personagens marcantes com suas próximas estreias, ao interpretar: Commendatore (Don Giovanni), Ramfis (Aida), Sparafucile (Rigoletto), Sarastro (Die Zauberflute), Colline (La Boheme , Banquo (Macbeth), Oroveso (Norma) Zaccaria (Nabucco) e Timur (Turandot).
Alguns comentários de críticos da América na época destas apresentações destacaram a versatilidade e a qualidade ímpar do cantor ao despontar na cena internacional: “...como Sparafucile dominou o palco tanto vocal como físicamente...” disse o crítico do Boro Park News; “...o alto padrão de qualidade deste Trovatore apareceu desde o início na voz calorosa e vibrante do baixo Luiz-Ottavio Faria como Ferrando...” destacou o ‘Community
News’. A revista ‘The Record’ descreveu Faria como um jovem artista de potencial superlativo ao elogiar suas atuações em papéis de peso como Silva (do “Ernani” de Verdi”) e Sarastro (da “Flauta Mágica” de Mozart).
Também nos Estados Unidos, cantou em várias producões do Carnegie Hall, sob a regêrncia da maestrina Eve Queler, e no musical 'On the Town', de Leonard Bernstein, no Dalacorte Theater de Nova Iorque, quando mereceu o maior destaque da crítica de um dos mais importantes jornais da cidade (“...o maior mérito vocal está nas aparições do baixo Luiz-Ottavio Faria...”, escreveu Howard Kisse para o ‘Daily News’)
Podemos registrar também o seu excelente domínio de interpretacão no repertório sinfônico, que inclui o magistral “Requiem” de Verdi, interpretado em Quebec, em New York, em Mexico City, e no Festival Cervantino de Guanaruato, Mexico. Também fazem parte do repertório de Faria a “Nona sinfonia” de Beethoven (interpretada em New York), o “Requiem” de Mozart , “The Kingdom” de Edward Elgar, “Magnificat” de Bach e “Stabat Mater” de Rossini.
Luiz-Ottavio Faria se apresentou recentemente, no Teatro Alla Scala di Milano, em Macbeth no papel de Banco e no Carnegie Hall de Nova Iorque no difícil papel de Marcel, na ópera “Les Huguenots” de Mayerbeer, pelo qual mereceu a máxima consagração do público e da mídia internacional, admirado tanto pela magnífica qualidade de sua voz de baixo como por suas habilidades de ator dramático. Seu nome foi alvo de inúmeros elogios da crítica local, com destaques nas páginas de publicações como o‘Financial Times’, entre outras. O crítico Brian Kellow, escrevendo para a prestigiada revista ‘Opera News’ sintetizou: “...o baixo Luiz-Ottavio Faria ofereceu uma poderosa e sonora rendição do personagem Marcel...”.

Ao longo de sua jovem porém vasta carreira de sucesso, apresentou-se sob a regência de consagrados regentes e regisseurs, tais como: Maestro Jose Maria Florêncio, Robert Lyall, Isaac Karabtchevsky, Alfredo Silipigni, Will Cruchtfield, Enrique Batiz, Silvio Barbato, Mark Gibson, Yoav Talmi, Neil Veron, Mark Flint, Eve Queler, Ligia Amadio, Francis Graffeo, Ira Levin, Gregory Ortega, Roberto Abbado, Bernard Labadie, James Meena,
Kyle Swann, Kevin Stites, Francois Clemmons, Kamal Khan, Luiz Fernando Malheiro, Ward Holmquist, Bruno Aprea, Silvio Viegas, Jerome Shannon, Jung-Ho Pak, Jamil Maluf, Eugene Kohn, Renato Palumbo, Kazushi Ono, Roberto Minczuk, Riccardo Frizza, Philip Pickett, Maurizio Benini, entre outros.

Compromissos recentes incluem Ramfis em Aida em Kansas City, Seattle e Palermo; Giovanni da Procida em I Vespri Siciliani, em Gênova; Timur em Turandot, em West Palm Beach; e Colline em La Bohème, no Rio de Janeiro. Entre seus próximos compromissos estão as interpretações de Oroveso em Norma, em West Palm Beach; Sparafucile em Rigoletto, em Bolonha e Gênova; Nourabad em Les Pechêurs de Perles, em Buenos Aires; e Fiesco em Simon Boccanegra, no Teatro Massimo de Palermo. Site: http://www.ottavio-faria.com/index.html

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