21 de novembro de 2009

ORAZI E CURIAZI, DE MERCADANTE


Depois de quase 10 anos, o lançamento é de 1993, retorno a essa gravação de primeira ordem da bela ópera de Saverio Mercadante (1795-1870). Como passa o empo ! Dezoito anos mais velho do que Verdi, esse italiano de Nápoles foi um expoente do Bel canto. Muito do que Verdi faria nos seus "anos de galera" já estava presente em óperas desse compositor, injustamente esquecido. Verdi começa a compor nos anos em que o nacionalismo explode em Itália, fazendo confluir para sua pessoa todo o ardor pela unificação e pelo fim da presença estrangeira. Verdi passa a encarnar a música de uma Itália unificada. Desse modo, Mercadante, do sul da Itália foi ficando para trás. Na corte brasileira da segunda metade do século XIX, suas óperas se fizeram presentes tanto quanto as de Verdi.

ÓPERAS

L'apoteosi d'Ercole (19.8.1819 Teatro S. Carlo, Naples)
Violenza e costanza, ossia I falsi monetari (19.1.1820 Teatro Nuovo, Naples) [also as: Il castello dei spiriti (1825, Lisbon)]
Anacreonte in Samo (1.8.1820 Teatro S. Carlo, Naples)
Il geloso ravveduto (10.1820 Teatro Valle, Rome)
Scipione in Cartagine (26.12.1820 Teatro Argentina, Rome)
Maria Stuarda regina di Scozia (29.5.1821 Teatro Comunale, Bologna)
Elisa e Claudio, ossia L'amore protetto dall'amicizia (30.10.1821 Teatro alla Scala, Milan)
Andronico (26.12.1821 Teatro La Fenice, Venice)
Adele ed Emerico, ossia Il posto abbandonato (21.9.1822 Teatro alla Scala, Milan)
Amleto (26.12.1822 Teatro alla Scala, Milan)
Alfonso ed Elisa (26.12.1822 Teatro Nuovo, Mantua) [rev. as: Aminta ed Argira (1823, Reggio Emilia)]
Didone abbandonata (18.1.1823 Teatro Regio, Turin)
Gli sciti (18.3.1823 Teatro S. Carlo, Naples)
Costanzo ed Almeriska (22.11.1823 Teatro S. Carlo, Naples)
Gli amici di Siracusa (7.2.1824 Teatro Argentina, Rome)
Doralice (18.9.1824 Karntnertortheater, Wien)
Le nozze di Telemaco ed Antiope (5.11.1824 Karntnertortheater, Wien) [pasticcio]
Il podesta di Burgos, ossia Il signore del villaggio (20.11.1824 Karntnertortheater, Wien)
Nitocri (26.12.1824 Teatro Regio, Turin)
Ipermestra (29.12.1825 Teatro S. Carlo, Naples)
Erode, ossia Marianna (27.12.1825 Teatro La Fenice, Venice)
Caritea, regina di Spagna, ossia La morte di Don Alfonso re di Portogallo [Donna Caritea] (21.2.1826 Teatro La Fenice, Venice)
Ezio (2.2.1827 Teatro Regio, Turin)
Il montanaro (16.4.1827, Teatro alla Scala, Milan)
La testa di bronzo, ossia La capanna solitaria (3.12.1827 , priv. theatre of Barone di Quintella at Laranjeiras, Lisbon) [libretto written 1816 for Soliva]
Adriano in Siria (24.2.1828 Theatre S. Carlos, Lisbon)
Gabriella di Vergy (8.8.1828 Theatre S. Carlos, Lisbon) [rev: 1832, Genoa]
La rappresaglia (21.2.1829 Teatro Principal, Cadiz)
Don Chisciotte alle nozze di Gamaccio (10.2.1830 Teatro Principal, Cadiz)
Francesca da Rimini (1831, probably unperformed)
Zaïra (31.8.1831 Teatro S. Carlo, Naples) [libretto written 1829 for Bellini]
I normanni a Parigi (7.2.1832 Teatro Regio, Turin)
Ismalia, ossia Amore e morte (27.10.1832, Teatro alla Scala, Milan)
Il conte di Essex (10.3.1833, Teatro alla Scala, Milan)
Emma d'Antiochia (8.3.1834 Teatro La Fenice, Venice)
Uggero il danese (11.8.1834 Teatro Riccardi, Bergamo)
La gioventù di Enrico V (25.11.1834, Teatro alla Scala, Milan)
I due Figaro (26.1.1835 Teatro Principe, Madrid) [composed 1827-29]
Francesca Donato, ossia Corinto distrutta (14.2.1835 Teatro Regio, Turin) [rev.1845, Teatro S. Carlo, Naples]
I briganti (22.3.1836 Théâtre Italien, Paris) [rev. with additions 1853]
Il giuramento (11.3.1837, Teatro alla Scala, Milan)
Le due illustri rivali (10.3.1838 Teatro La Fenice, Venice)
Elena da Feltre (26.12.1838 Teatro S. Carlo, Naples)
Il bravo (La veneziana) (9.3.1839 Teatro alla Scala, Milan)
La vestale (10.3.1840 Teatro S. Carlo, Naples)
La solitaria delle Asturie, ossia La Spagna ricuperata (12.3.1840 Teatro La Fenice, Venice)
Il proscritto (4.1.1842 Teatro S. Carlo, Naples)
Il reggente (2.2.1843 Teatro Regio, Turin) [rev. with adds. 11.11.1843, Trieste]
Leonora (5.12.1844 Teatro Nuovo, Naples)
Il Vascello de Gama (6.3.1845 Teatro S. Carlo, Naples)
Orazi e Curiazi (10.11.1846 Teatro S. Carlo, Naples)
La schiava saracena, ovvero Il campo di Gerosolima (26.12.1848 Teatro alla Scala, Milan) [rev. 1850 Teatro S. Carlo, Naples]
Medea (1.3.1851 Teatro S. Carlo, Naples)
Statira (8.1.1853 Teatro S. Carlo, Naples)
Violetta (10.1.1853 Teatro Nuovo, Naples)
Pelagio (12.2.1857 Teatro S. Carlo, Naples)
Virginia (7.4.1866 Teatro S. Carlo, Naples) [composed 1845-55]
L'orfano di Brono, ossia Caterina dei Medici [only 1st act]


Bem, minha intenção é destacar a gravação feita em 1993 pelo selo Opera Rara a quem devemos tantas gravações de óperas esquecidas.

A de Oraci e Curiazi é excelente, contando no seu elenco com a magnífica Nelly Miricioiu, Anthony Michaels-Moore, Marcus Jerome e Alastair Miles (fantástico no papel do velho Curiazi). Todos acompanhados por uma excelente Philharmonia Orchestra, sob a regência muito boa de David Parry. São 177' de excelente música.

De todas as óperas que conheço, essa é a que tem um destaque quase solístico para o tímpano.
Saverio Mercadante - Orazi e Curiazi - Finale ...
10 min - 10 dez. 2008
www.youtube.com

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...