4 de dezembro de 2009

ACONTECENDO EM RECIFE



VIRTUOSI 2009 HOMENAGEIA HEITOR VILLA-LOBOS

Festival celebra o melhor da música internacional de concerto e leva sua programação para além do palco do Teatro de Santa Isabel

PETROBRÁS APRESENTA VIRTUOSI - Festival Internacional de Música de Pernambuco que, em sua décima segunda edição, mantém seu compromisso de brindar o Recife com o melhor da música de concerto internacional através de uma programação diferenciada reunindo o que há de novidade na produção erudita contemporânea, além de oferecer uma execução virtuosa de grandes peças como as obras de Bach, Mozart, Schumann, Brahms, Tchaikovsky, entre outras. Mantendo a tradição de homenagear figuras célebres da cultura brasileira, o XII VIRTUOSI homenageia Heitor Villa-Lobos, na ocasião dos 50 anos da morte do maior compositor brasileiro. Este ano, O VIRTUOSI acontece de 13 a 20 de dezembro e estende sua programação para além do Teatro de Santa Isabel com concertos dias 13 e 14 de dezembro na histórica Igreja da Sé, em Olinda.

Para compor sua programação, mais uma vez, o VIRTUOSI escalou um time de estrelas da música de concerto como o pianista filipino Victor Asuncion, o trombonista sueco Christian Lindberg (considerado o melhor no instrumento), o pernambucano e mestre do violoncelo Antonio Meneses, etc. Entre as novidades desta edição está a estréia de A ÓPERA DULCINÉIA E TRANCOSO, primeira ópera nordestina.

HOMENAGEM – Para homenagear Villa-Lobos, o VIRTUOSI apresenta, no hall do Teatro de Santa Isabel, uma exposição de fotos da trajetória do compositor gentilmente cedida pelo Museu Villa-Lobos. Seu diretor, o grande violonista Turíbio Santos se apresenta na sexta 18, às 18h, no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel. A homenagem acontece, ainda, em várias ocasiões com apresentações de obras representativas do compositor tais como as Bachianas Brasileiras nº 5 para voz e oito cellos, o Trio nº 2 para piano, violino e cello, o Quarteto de cordas nº 1, um recital de canto e piano com a mezzo-soprano Adriana Clis e o barítono Saulo Javan. A exposição estará disponível a visitação durante todo o VIRTUOSI, de 14 a 20 de dezembro.

PROGRAMAÇÃO – No Teatro de Santa Isabel concentra a maior parte da programação do VIRTUOSI 2009, dividida em duas séries de concertos intituladas Salão Nobre e Vicente Fittipaldi, às 17h e 21h. Logo no primeiro dia, o festival conta com a maestria do pernambucano Antônio Meneses, um dos violoncelistas mais aplaudidos do mundo, que se apresenta como solista da Orquestra Sinfônica VIRTUOSI com o Concerto duplo de Brahms tendo ao seu lado o violinista italiano Mauro Loguercio. Nesta noite a Orquestra Sinfônica Virtuosi, sob a regência do maestro Rafael Garcia, apresentará, ainda, o Capricho Espanhol de Rimsky-Korsakov e a grandiosa Sinfonia nº 9 de Dvorak.

Depois de conquistar o público pernambucano nos últimos anos do VIRTUOSI, o trombonista sueco Christian Lindberg volta, pela terceira vez, ao Recife, onde apresentará a segunda parte de “Kundraan’s Karma”, obra de sua própria autoria inédita no Brasil.

FRANÇA NO BRASIL – Comemorando o Ano da França no Brasil, o segundo concerto sinfônico lembra a grande colaboração deste país para a música clássica e monta uma programação com obras de Milhaud, Ravel, Saint-Saens e Berlioz. Monique Duphil, pianista francesa e professora do Conservatório de Oberlin, Estados Unidos, será solista do Concerto para piano e orquestra em sol maior de Ravel. O premiado violoncelista pernambucano Leonardo Altino, professor da Universidade de Menphis, apresentará o concerto de Saint-Saens para violoncelo e orquestra e o também pernambucano Rafael Altino será solista da obra Haroldo na Itália de Berlioz. A noite francesa do Virtuosi será na quinta-feira, 17 de dezembro, às 21h.

A ÓPERA – O VIRTUOSI estréia a obra A ÓPERA DULCINÉIA E TRANCOSO, primeira ópera nordestina e armorial de autoria do compositor paraibano Eli-Eri Moura e texto do também paraibano W.J. Solha. Projeto aprovado pelo FUNCULTURA conta com a participação de grandes cantores como Gabriella Pace (soprano), Adriana Clis (mezzo), André Vidal e Flávio Leite (tenores), Felipe Oliveira e Saulo Javan (barítonos) e Sávio Sperandio (baixo). Para acompanhá-los, será montada uma orquestra de 25 músicos, o Coral Virtuosi com 20 vozes

e, ainda, foi escalado um time de bailarinos com coreografia de Maria Paula Costa Rêgo. A ópera tem regência do Maestro Rafael Garcia e tem como diretor Luiz Carlos Vasconcelos.

O Sábado dia 19 traz as belíssimas Estações de Vivaldi e Piazzolla, tendo como solista o violinista Dmitri Berlinsky, vencedor dos concursos Paganini, Tchaikovski e Rainha Elizabeth da Bélgica.

XII VIRTUOSI se despede dando início às comemorações do Ano Schumann & Chopin – 2010, quando o mundo celebrará os 200 anos de nascimento dos dois grandes compositores românticos. Das obras de Schumann será apresentado, pela primeira vez no Recife, o Concertpiece para 4 trompas e orquestra sinfônica que conta com a participação dos trompistas brasileiros Luiz Garcia, José Costa e Luciana Amaral além de Bostjan Lipovsek da Eslovenia. Para celebrar a arte de Chopin, o VIRTUOSI traz o exímio pianista filipino Victor Asuncion para apresentar o Concerto nº2 em fá menor. Nesta noite ainda teremos a participação de grandes solistas como Catalin Rotaru (Concerto de Koussevitzky para contrabaixo) e Dmitri Berlinsky (Concerto de Tchaikovsky para violino).

O VIRTUOSI 2009 foi aprovado no edital de festivais da Petrobrás e graças a aposta da empresa, que enxerga neste evento um importante catalisador da música de qualidade no Brasil, pode ampliar sua programação para diferentes pontos de Olinda e Recife. O VIRTUOSI tem patrocínio, também, da Chesf, Copergás, Excelsior, Prefeitura do Recife através do Sistema de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Olinda, Governo de Pernambuco através do Funcultura e Consulado Geral da França. Apóiam, ainda, o evento a Rede Globo Nordeste, Diário de Pernambuco e Grand Hotel Dorisol Recife. O VIRTUOSI foi aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO:

XII VIRTUOSI

13 a 20 de dezembro de 2009

I VIRTUOSI DE OLINDA

13 e 14 de dezembro de 2009

Igreja da Sé de Olinda e Seminário de Olinda

Entrada franca

SÉRIE SALÃO NOBRE

15 a 18 de dezembro de 2009

Horários: 17, 18 e 19h

Entrada Franca

SÉRIE VICENTE FITIPALDI

15 a 20 de dezembro de 2009

Horário: 21h

Ingressos serão vendidos antecipadamente para os concertos no Teatro de Santa Isabel:

Preço único: R$10,00

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...