3 de dezembro de 2009

SALÕES TEMÁTICOS - NÃO PERCA

Dia 6 de dezembro, domingo, às 16h00 - O Salão Russo - inspirado nos salões russos do século XIX

Intérpretes: Vesna Bankovic, mezzo - soprano / Mauro Wrona, tenor

Dana Radu, piano



Dia 12 de dezembro, sábado, às 16h00 – O Salão Francês - inspirado nos salões da Princesa de Polignac, em Paris e Veneza, na virada dos século XIX para o XX



Intérpretes : Claudia Riccitelli, soprano / Walter Weiszflog, barítono

Dana Radu, piano

Dia 13 de dezembro, domingo, às 16h00 – O Salão Italiano - inspirado no Salão da Condessa Massei, em Milão, em meados do século XIX

Intérpretes: Claudia Riccitelli, soprano / Martin Muehle, tenor

Aimar Santinho, piano



Programas da série Os Salões Históricos:

O Salão Russo

Michail Glinka (Novospasskoye, 1804 – Berlin, 1857)

Bolero (Kukolnik)

(Minha maravilhosa querida, sou tão feliz com teu amor...

mas... e se me traíres? ...O amor é como um sonho alado - esperança, felicidade - perdoa tudo).

Rimsky Korsakoff (Tikhvin, 1844 – Lyubensk, 1908)

Nie veter, veia svisoti

(Não é o vento que sopra do alto: Tocaste a minha alma e ela está como as folhas ao vento...como alaúde de cordas rasgadas, cobertas com a neve fria de minh’alma; e tu a tocas como o vento das noites de maio)

Vostocny romans

(Romance Oriental : Manhã e noite o canário canta para a rosa, refletindo a beleza desta canção...Um jovem canta para sua donzela que não entende porque é tão triste a canção dele)

P. I. Tchaikovsky (Kamsko, 1840 – S. Petersburgo, 1893)

Moi anguiel, moi druk (A.A. Fet)

(Meu anjo, meu amigo, proteja-me silenciosamente)

Kak nad gariatshiu zaloi ( F.J. Tiutschew)

(Como o fogo consome as cartas de amor, minha vida se consome)

Piesn, Minioni – Niet, tolka tot, kto znal ( Goethe / L.A. May)

(Canção de Mignon: Só quem já passou por isso sabe o quanto sofro, esperando este encontro; sem força. Espero por aquele que está longe...e minh’alma queima)

Sriet schumnava bala (A.K. Tolstoi)

(No turbilhão do baile vejo, trêmulo, aquele rosto que tanto amei)

Sirinada D. Juan (A. K. Tolstoi)

(Serenata de D. Juan sob o balcão de Nisieta)

Ni otziva, ni slova, ni privieta (A. N. Apuchtin)

(Nem uma réplica, nem uma palavra : Entre nós há um deserto e minha pergunta continua sem resposta...entre a raiva e a saudade, sei: tudo passará, como o som da canção esquecida, como uma estrela cadente no meio da noite.)

Snova, kak prejde (A. M. Rathaus / B. Tutenberg)

(Novamente como antes: Estou sozinha, cercada de saudades...sob a luz da lua as folhas sussurram: onde estás?...Reza por mim, amigo, como rezarei – sempre - por ti)


M. Mussorsky (Karevo, Psoc, 1839 – São Petersburgo, 1881)

Das canções de danças da morte (A. A. Golenishtchev –Kutusov)

Trepak

(A tempestade de neve dança com um pobre bêbado)

Sirinada

(A morte faz uma serenata à uma donzela enferma)



S. Rachmaninoff (Semionovo, Novgorod, 1875 – Beverly Hills, 1943)



Son ( A. N. Pleshcheyev sobre Heine)

(Sonho: a utopia de um mundo perfeito)



Poliubila ia na petchal svaiu

(Me apaixonei por minha tristeza: Miserável estou: essa é a vida que me foi dada: levaram-no embora, e agora somos dois soldados solitários...mas essa á a vida que me foi dada)



O niet, maliu, nie uhadi

(Imploro: não me deixes: Nenhuma dor se compara à desta separação...dize-me : te amo...eu fraca e pálida, preciso tanto do teu amor...estejas comigo...não me deixes)



O Salão Francês

Henri Duparc ( Paris, 1848 – Mont de Marsan, 1933)

Chanson triste (Jean Lahor)

Ernest Chausson (Paris, 1855 – Le Limay, 1899)

Sérénade italienne (Paul Bourget)

Apresentação

Gabriel Fauré (Pamier, 1845 – Paris, 1924

Hymne (Charles Baudelaire)
Mandoline (Paul Verlaine)
Notre Amour (Armand Silvestre)

Vincent D´Indy (Paris, 1851 – 1931)

Madrigal (Robert de Bonnières)

Claude Debussy (St. Germain en Laye, 1862 – Paris, 1918)

Il pleure dans mon coeur (Paul Verlaine)

Maurice Ravel (Ciboure, 1875 – Paris, 1937)

Quel galant m´est comparable (Canção folclórica grega)
Tout gai! (Canção folclórica grega)

Eric Satie (Honfleur, 1866 – Paris, 1925)

Trois poèmes d´amour (Anônimo)
La Diva de l ´Empire (Dominique Bonnau e Numa Blès)

Darius Milhaud (Marselha, 1892 – Genebra, 1974)

Catalogue des Fleurs (Anônimo / Milhaud ?)

Les Fritillaires
Les Jacinthes
L´Eremurus

Francis Poulenc (Paris, 1899 – 1963)

¨C¨ (Louis Aragon)
Fêtes Galantes (Louis Aragon)
Les Chemins de L’Amour (Jean Anouilh)
Puisqu´ici bas toute âme (Victor Hugo)

O Salão Italiano

Vincenzo Bellini ( Catania, 1801 – Puteaux, 1835)

Vanne o Rosa Fortunata (Anônimo)
Vaga Luna, che inargenti (Anônimo)

Per Pietá, bell'idol mio (Pietro Metastasio))

Gioacchino Rossini ( Pesaro, 1792 – Paris, 1868)

La Regata Veneziana (Francesco Maria Piave)

- Anzoleta avanti la regata

- Anzoleta co passa la regata

- Anzoleta dopo la regata

La Serenata : Notturno a due voci (Carlo Pepoli)

Paolo Tosti (Ortona, 1846 – Roma, 1916)

Ideale (Carmelo Errico)

Luna d'Estate (Riccardo Mazzola)

A Vucchella (Grabriele D’Annunzio)

La Serenata (Giovanni Alfredo Cesareo)

Giuseppe Verdi (Roncole, 1813 – Milão, 1901)

Quando le sere al placido, da ópera Luisa Miller (libreto de Salvatore Cammarano)

Tu puniscimi, o signore, da ópera Luisa Miller

La Donna è mobile (M), da ópera Rigoletto (libreto de Francesco Maria Piave)

Carlos Gomes (Campinas, 1836 – Belém, 1896)

Sento una forza indomita, da ópera Il Guarany (libreto de Antonio Scalvini, baseado em José de Alencar)

Os Salões Históricos

Projeto Concertos Clássicos 2ª Edição

Curadoria de Anna Maria Kieffer
Realização: Dançar Marketing e Comunicações

Dia 28 de novembro, sábado, às 16h00 – O Salão Germânico

Dia 6 de dezembro, domingo, às 16h00 - O Salão Russo

Dia 12 de dezembro, sábado, às 16h00 – O Salão Francês

Dia 13 de dezembro, domingo, às 16h00 – O Salão Italiano



Local: Pinacoteca do Estado

(160 lugares)

Praça da Luz, 2

(11) 3324-1000

Grátis!

Senhas uma hora antes de cada espetáculo

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...