22 de fevereiro de 2011

Projeto São Paulo: Seus Povos e Suas Músicas Reabertura da Biblioteca Mário de Andrade


Projeto São Paulo: Seus Povos e Suas Músicas
Reabertura da Biblioteca Mário de Andrade

Desde janeiro acontece o projeto São Paulo: Seus Povos e Suas Músicas na Biblioteca Mário de Andrade. São 13 eventos, de janeiro a maio, com curadoria musical de Anna Maria Kieffer,  realizados sempre aos sábados, entre 16h e 19h. O projeto constitui uma ampliação do trabalho realizado pela curadora no CD Cancioneiro da imigração e ressalta, agora, não apenas o que as comunidades de imigrantes guardam de mais tradicional, mas também seu histórico de integração à cidade e as outras comunidades. A curadora criou um projeto com apresentações temáticas tendo no repertório obras relativas às comunidades árabe, italiana, russa, japonesa, germânica, húngara, andina, judaica, espanhola, polonesa, portuguesa, coreana e africana. Os eventos serão gratuitos!

No ano de 2004, Anna Maria Kieffer editou, pela Akron, o CD livro-duplo Cancioneiro da imigração que retrata a prática musical entre comunidades de imigrantes na cidade de São Paulo, num total de 520 músicos divididos entre representantes de 3 populações formadoras e 12 comunidades de imigrantes.

Agora, a convite da Biblioteca Mário de Andrade, a Akron volta ao tema em outro recorte. A primeira abordagem foi o que se pode chamar de “memória do navio”, neste segundo projeto, ressalta-se não apenas o que as comunidades guardam ainda de mais tradicional mas também seu histórico de integração à cidade e a outras comunidades.

O projeto traz

1. Uma palestra, às 16h, com dois debatedores especialistas em temas relativos a cada comunidade, mediados pelo curador da Sessão de Obras Raras da Biblioteca que falará, também, sobre livros e documentos importantes que integram seu acervo e que dizem respeito à comunidade em questão.

Intervalo de 10 minutos

2. Em seguida, uma apresentação musical

  
Fevereiro
Sempre palestras às 16h seguida da programação musical


Dia 26 de fevereiro de 2011
Programação Musical
Comunidade Germânica
Ecos do Reno e do Danúbio
A mais antiga das imigrações oficiais no Brasil, a imigração alemã - num momento em que a Alemanha ainda não existia como Estado - assim como a de austríacos e suíços, contribuiu muitíssimo na formação musical da cidade, durante todo o século XIX e boa parte do XX, principalmente através de agremiações musicais e centros de estudo, entre os quais o Club Haydn, a Sociedade Filarmônica Lyra, a Sociedade Bach e a Escola Livre de Música Pró-Arte. Um pouco dessa história é aqui revivida através de testemunhos e exemplos musicais, incluindo, música de câmara, como a praticada pelo Club Haydn (fundado em 1883), música barroca, aqui introduzida, principalmente pela Sociedade Bach, trechos de óperas e operetas e exemplos de haussmusik, como  era chamada a música realizada em reuniões domésticas por instrumentistas e cantores, incluindo Lieder e música tradicional harmonizada por grandes compositores do Romantismo, aqui interpretada por músicos descendentes, em sua maioria, desses antepassados germânicos.
Sonatas de  Haendel e Schumann para trio de cordas, árias e canções de Mozart e Schubert, canções folclóricas alemãs, harmonizadas por Brahms, canções tradicionais internacionais, harmonizadas  para vozes e trio de cordas por Beethoven, trechos de operetas de Lehár e Strauss II.
Intérpretes:
Trio Kaiser- Miller- Bock:
Andrea Kaiser, soprano / Gretchen Miller, violoncelo  / Vana Bock, violoncelo
Trio MiRiMa:
Uwe Kleber, violino / Gretchen Miller, violoncello / Maria Elisa Risarto, piano
Cantores:
Andrea Kaiser, soprano / Walter Weiszflog, barítono

Março 
Sempre palestras às 16h seguida da programação musical

Sábado, 12 de março de 2011
Comunidade Húngara
Karikázó: Danças Cantadas
Projeto que evidencia a dança e música vocal húngara, opondo diferentes tipos de emissão da voz - praticadas há séculos nas aldeias e cuja tradição subsiste entre os húngaros de São Paulo- ao canto tratado de forma  mais erudita, utilizado em  obras recolhidas e recriadas por grandes musicólogos e compositores húngaros do século XX, como Kodaly e Bartok.
As danças femininas tradicionais, cantadas e dançadas em roda por moças, são completadas por danças de Méhkéréki, utilizadas na antiga Transilvânia para recrutamento militar, dançadas pelos rapazes ao som do doromb e marcadas por percussão corporal.
Intérpretes:
Jovens do Grupo Folclórico Pántlika
Pedro Marques, dançarino e percussão corporal
Gedeon Piller, doromb (berimbau de boca)
Manuela Freua, soprano
Dana Radu, piano

Sábado, 19 de março de 2011
Comunidade Andina
Terras Altas
Dentre as imigrações mais recentes na cidade de São Paulo, destaca-se a dos andinos, que integra culturas - como a quéchua - de populações oriundas da Bolívia, Peru, Chile e norte da Argentina.
Por outro lado, há, em São Paulo, grupos de estudo e da difusão da música e dos instrumentos dessas regiões, desde os anos 1970, inclusive compondo sobre textos tradicionais . Neste projeto, pretende-se mesclar conjuntos de música tradicional com a criação contemporânea, a partir dessas tradições, como o trabalho realizado pelo compositor argentino radicado em São Paulo Willy Verdaguer, um dos fundadores do Grupo “Raíces de América”.
Intérpretes:
Grupo Sendero e Willy Verdaguer:
Jará Arrais - violão, charango, voz e direção musical folclórica
Chico Pedro - quena, zampoña, flauta e voz
Mauricio Urzua - violão, tiple, charango, quatro venezuelano e voz
Rodrigo Mozambique - percussão, bombo legüero, congas, bongô, etc.
Participação especial, coordenação e direção geral - Maestro Willy Verdaguer

Sábado, 26 de março de 2011
Comunidade Judaica
Música Judeu Ashkenasi e Sefaradi
Não são muitos os que, fora da comunidade, conhecem as características culturais que diferenciam os judeus ashkenasim (centro e leste da Europa) dos judeus sefaradim ( panínsula ibérica e norte da África). Ambas as culturas estão presentes na comunidade judaica de São Paulo e se manifestam, inclusive, através de sua música - tanto sacra como profana - utilizando, em seus cantos, escalas e modos próprios.
O projeto conta com obras corais de inspiração erudita e tradicional, com comentários das influências recíprocas ibéricas e européias, histórias, significados e curiosidades acompanhadas por instrumentos, e com a presença de um hazán (cantor litúrgico solista), incluindo músicas tradicionais como:
Oifn Pripetchin, Tumbalalaika,  Idiche Mame, En la Mra", Noches Noches, Los Bilbilicos" e Abraham Avinu,
Intérpretes:
Coral Shir Hashirim d Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo
Sylvia Lohn, narradora
David Kullock, hazan
Direção musical e regência: León Halegua

Abril
Sempre palestras às 16h seguida da programação musical

Sábado, 02 de abril de 2011
Comunidade Espanhola
Recuerdos, lembranzas, lembranças
O título do projeto remete a algumas das diferentes línguas faladas pelos imigrantes que aqui chegaram vindos de diferentes regiões da Espanha.
Peças tradicionais dessas regiões,  recolhidas e harmonizadas por importantes pesquisadores e compositores contemporâneos da imigração espanhola, testemunham essas diferenças culturais e lingüísticas, incluindo obras de Granados, Pedrell, Falla, Obradors.
Em 1916, chega ao Brasil, a violonista Josephina Robledo, discípula de Tárrega. A partir de 1920, fixa-se em São Paulo. Pode ser considerada como a introdutora do estudo do violão clássico no Brasil. Sua presença é aqui revivida através das obras de seu mestre, executadas por Gisela Nogueira.
O espírito festivo da comunidade é representado por peças  tradicionais populares interpretadas por um conjunto de gaitas-de-fole galegas de 12 músicos que tocam, além das gaitas, tambores, bumbos, conchas e pandeiretas.
Intérpretes:
Flávio Costa, barítono
Ricardo Ballestero, piano
Gisela Nogueira, violão
Grupo Folclórico Galego Lembranza e Agarimo, direção Maria Fé Varela Vasquez

Sábado, 09 de abril de 2011
Comunidade Polonesa
Gritos das Montanhas
A comunidade polonesa em São Paulo mantém suas tradições vivas principalmente através da dedicação da Família Szot, cujos membros continuaram o trabalho iniciado por seu patriarca Kazimierz Szot, fundador do Grupo de canto coral e danças folclórico Wiosna, há 30 anos. Os irmãos Janina, Jan, Luciano, Paulo, Maria Lúcia, assim como alguns de seus filhos e netos, o genro de Maria Lúcia, Tarik, dedicam-se à música e à dança, como professores, regentes, bailarinos, cantores e instrumentistas. Alguns deles, foram à Polônia para um período de estudos em etnografia, canto e dança. Gritos das Montanhas , a partir da peça tradicional homônima que aborda a comunicação entre um vilarejo e outro, simboliza a possibilidade de comunicação entre pessoas de diferentes locais e culturas, integrando música tradicional, dança folclórica e canções de câmara.
Intérpretes:
Maria Lucia Szot Golebski, soprano e arranjos
Janina Szot de Castro Rocha, meio-soprano, flautas
Jan Szot, baixo-barítono, flautas e arranjos
Tarik Dib, piano
Daniela Szot Golebski Dib e Marileia Alves Dias Szot, bailarinas e coreógrafas
Luciano Szot, apresentador

Sábado, 16 de abril de 2011
Comunidade Portuguesa

Cantigas, danças e guitarradas
Os portugueses marcam sua presença no Brasil desde o século XVI, primeiro como colonizadores, depois como imigrantes.A partir da Independência, durante todo o século XIX e até hoje, foram protagonistas de sucessivos movimentos de idas e vindas que uniram culturalmente, sem interrupção, as terras “d’aquém e d’além mar”. Esse caminho é ressaltado, nesse projeto, primeiramente, por algumas peças de importante cancioneiro do século XIX, o Cancioneiro de Músicas Populares de César das Neves e Gualdino de Campos que reúne cerca de 600 canções de salão, de rua e de teatro, colhidas em Portugal e no Brasil, objeto de estudo da cantora e pesquisadora Luiza Sawaya.
O instrumento ícone da música lusitana, a guitarra portuguesa, em suas diferentes formas (de Lisboa e de Coimbra), tem aqui uma seção especial que privilegia peças de compositores como Artur Paredes, Alcino Frasão e Manuel Marques que as trataram de forma tradicional e ao mesmo tempo virtuosística.
O programa é completado por fandangos de Santarém e peças populares das regiões do Minho, Trás-os Montes, Beira –Alta, Beira- Baixa, entre outras, interpretadas com instrumentos tradicionais.
Luiza Sawaya, soprano
Achille Picchi, piano e recriação dos acompanhamentos do Cancioneiro
Ricardo Araújo, guitarra portuguesa (de Lisboa e de Coimbra)
Renato Araújo, violão
Saulo Rodrigues, baixo
Agostinho Machado, sanfona
Tocata do Grupo Folclórico da Casa de Portugal

Sábado, 30 de abril de 2011
Comunidade Coreana
Tradições coreanass em São Paulo
Embora a comunidade coreana tenha se estabelecido em São Paulo recentemente, trouxe consigo algumas práticas de dança e música milenares, como é o caso do Sa Mul Nori, aqui apresentado, que inclui um conjunto de percussão formado por 4 instrumentos tradicionais associados a elementos da natureza:o kwen-gari (trovão), um pequeno gongo; o jing,( vento, )um gongo maior; o jangu ( chuva), um tambor bi-lateral e o buk (nuvem),um tambor de som grave.
Originalmente, a prática se destinava a assegurar e celebrar boas colheitas. De cunho xamânico, foi também influenciada pelo budismo coreano.
Sa Mul Nori será precedido por um evento de caligrafia coreana, o Hangul, relativo ao alfabeto criado no século XV e que inclui ainda, música e dança e seguido do Coro das Mães da Associação Brasileira dos Coreanos, que apresentará, com acompanhamento instrumental, canções folclóricas e populares.
Intérpretes:
Evento Hangul:
Arum Han, dançarina
Sung Ju Na, caligrafia
Sa Mul Nori:
Young  Suk Shin, presidente
Coral das Mães:
Byung Hwa Lee, presidente
Young Hwan Choi, regente
Lisa Um, coordenadora cultural

Maio
 Sempre palestras às 16h seguida da programação musical

Sábado, 07 de maio de 2011
Comunidade Africana
ComboioAtlântico
Os africanos estão presentes no Brasil desde o século XVI e são considerados, já no século XIX, por Manuel Quirino, como elemento colonizador.
O concerto que encerra a presente série, aborda a herança africana antiga e moderna, incluindo manifestações musicais da imigração recente. Constitui um diálogo performático entre músicos e dançarinos africanos e brasileiros de origem africana (ou não), que tem na África um ponto de partida estético e filosófico em comum.
Obras tradicionais e obras criadas especialmente para a ocasião, sob direção de Salloma Sallomão, integrando música e dança
Intérpretes:
Carlinhos Antunes- Kora, Ngoni, Violão
Angelo Flores Cello- Cello e Percussão
Salloma Salomão- Direção, Voz e Flauta
Dinho Nogueira- Arranjos, Violão, Viola e Urucungo
Carlos Caçapava- Percussão.
Fily Kanoutê- Voz, Violão e percussão.
Bob de Souza- Contra Baixo e Bolombato.
Rodrigo Star- Bateria
Coreografia- Luli Silva e Kolela Kabenguele

Anna Maria Kieffer: musicista, pesquisadora, criadora

Nascida em São Paulo, dedica-se especialmente, à pesquisa e divulgação da música contemporânea e da memória musical do Brasil. Nesse sentido, tem desenvolvido projeto de pesquisa focalizando a música no Brasil, a partir do século XVI. É autora da série “Memória Musical Brasileira”, editada em CD-livros pelo selo AKRON. Possui uma discografia de 20 títulos, entre os quais:Teatro do Descobrimento, Marília de Dirceu, Viajem pelo Brasil, 1900:A Virada do Século, Alberto Nepomuceno: Canções, Comédia Musical Urbana, Mel Nacional, Cancioneiro da Imigração.

Está ligada, como artista e colaboradora, ao Studio de Recherches de Bruxelas, tendo realizado também trabalhos junto ao GRM-Groupe de Recherches Musicales, em Paris. É membro da EMF–Electronic Music Foundation (Albany, N. York) e do Instituto Brasileiro de Musicologia (São Paulo, SP)

Vem se apresentando como artista e criadora em concertos e festivais como: Festival d’Automne, em Paris; Festival Ars Electronica de Linz, Áustria; Outono de Varsóvia; Semanas de Música Contemporânea de Budapest; Festival del LIM e  do Centro Reina Sofia,em Madri; Festival Nuova Consonanza, em Roma; Festival de Bourges, na França; Ost Belgien Festival e Festival de Mons, na Bélgica; Palácio de Queluz, em Lisboa; Stedelijk Museum, em Amsterdam; Leighton House, em Londres; Maison de Radio France, em Paris; Völkerkunden Museum, em Munique, no Festival de Música Sacra de Quito e, no Brasil, nos Festivais Música Nova de Santos e São Paulo, nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro, no Festival de Música e Dança da Bahia, nos Festivais de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora e nos Festivais de Campos do Jordão.

Realiza atividades de curadoria e trilha sonora para cinema e exposições, como: 18ª e 19ª Bienal Internacional de São Paulo; O Brasil dos Viajantes, no MASP e no Centro Cultural de Belém, em Lisboa; Exposição Rodin e Um Português Tal e Qual, na Pinacoteca do Estado de São Paulo; 3ª Bienal Internacional de Arquitetura, em São Paulo; Comédia Urbana, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo; Brasil Barroco, no Petit Palais, em Paris, Programação Musical de 1997, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo; São Paulo, Mapas e Relatos, no Museu Paulista, São Paulo; Niobe Xandó: a arte de subverter a ordem das coisas, na Pinacoteca do Estado, São Paulo; filmes e documentários de Paulo Pastorelo (Vale o homem e seus pertences), Sergio Bianchi (Quanto vale ou é por quilo?) Rodolfo Nanni (O Retorno, premio de melhor direção e melhor fotografia no CINE PE – Festival de Recife e de melhor som no Festival de Goiânia em 2008 e
De Palácio a museu: uma rota de descobertas).

Tem participado como conferencista de diversos seminários de musicologia histórica e publicado seus artigos em revistas especializadas e livros, dentre os quais se destacam a Revista da USP, os livros Festa:Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa (organização de István Jancsó e Iris Kantor).EDUSP/ HUCITEC, São Paulo, 2001. Prêmio Jabuti, 2002; Comédia Urbana: de Daumier a Araújo-Porto Alegre (organização de Heliana Salgueiro). FAAP, São Paulo, 2003, O Brasil como Império (organização de Sonia Guarita do Amaral). Companhia Editora Nacional, São Paulo, 2009, os Anais do Museu Paulista, 2009.

Em 2007, dirigiu e participou do espetáculo multi-mídia O espírito das roupas, baseado no livro homônimo de Gilda de Mello e Souza no SESC-Araraquara; realizou as trilhas sonoras para o Museu Aleijadinho, em Ouro Preto, Minas Gerais.Em 2008, concebeu, dirigiu e participou dos espetáculos: Vieira 400 Anos, na Igreja do Pátio do Colégio, em São Paulo, O Mundo Musical deMachado de Assis, no CCSP e A Moura Encantada em “De Rasgos Árabes” na Cinemateca Brasileira.
Em 2009, realizou uma série de concertos em Portugal, juntamente com o pianista Fábio Luz, abordando a obra para piano e para canto e piano de Heitor Villa-Lobos.
Em 2010 concebeu , para a FLIPORTO, em Olinda, como palestrante e intérprete  o evento musical sobre Antônio José da Silva, “O Judeu”.     

AKRON
Fundada em São Paulo, em 8 de março de 1986, a sociedade por cotas de responsabilidade limitada, denominada inscrita no CNPJ sob nº 56.252. 505/ 0001-06.
Inscrição Estadual nº 113.350.195.112.
Inscrição Municipal nº 9.365.408-1
Inscrita no Ministério da Cultura sob nº 35.002.194/ 87-21.
Inscrita Sindicato da Indústria Cinematográfica do Estado de S. Paulo, sob o nº 285.
Inscrita na ANCINE, sob o número 720 / 2002.
Os sócios fundadores e diretores da AKRON são Rodolfo Nanni e Anna Maria Kieffer

Ultimas produções: Música

2008

O Mundo Musical de Machado de Assis: concerto cênico com Anna Maria Kieffer, Alessandro Greccho e Leonardo Fernandes.
Centro Cultural São Paulo, 14 de setembro.
A Moura Encantada: os mouros na tradição musical do Brasil. Concerto mesclando instrumentistas árabes e cantadores nordestinos. Concepção de Anna Maria Kieffer, Com Sami Bordokán e grupo, Sebastião Marinho e Andorinha, cantadores.
Evento  De rasgos árabes, promovido pelo Centro de Cooperação Espanhola / Embaixada da Espanha.
Cinemateca Brasileira, São Paulo, 8 de setembro
Vieira 400 Anos: espetáculo musical interdisciplinar em comemoração dos 400 anos de nascimento do Padre Antonio Vieira, promovido pelo SESC, com apoios do Instituto Camões e da Editora Globo. Concepção e direção musical de Anna Maria Kieffer com recitante, solistas, coros, órgão, violoncelo, percussão e meios eletroacústicos.
Igreja do Beato Anchieta, Pátio do Colégio, São Paulo, 2 de agosto
Willy Manifesto: homenagem aos 70 anos de Willy Corrêa de Oliveira. Curadoria de Regina Porto. Participação na série, no concerto Discurso do Método, com Anna Maria Kieffer executandoCicatrizteza, texto de Augusto de Campos.
CPFL Cultura, Campinas, SP, 10 de maio

2007

Estranhos Sinais de Saturno: restauração da gravação original e direção artística do CD encartado no livro homônimo de Roberto Piva, com poemas ditos por ele.
Editora Globo, São Paulo, novembro 2007 (a publicação só se fez em 2008).
Restauração e reorganização museológica do Museu Aleijadinho, na Igreja da Conceição em Ouro Preto, MG.
Participação com a realização de três trilhas sonoras de autoria de Anna Maria Kieffer:
Trilha para o DVD,Festas Populares (trilha para o espaço do consistório) e
Encenação da Morte (trilha para a cripta) em parceria com Vanderlei Lucentini.
São Paulo, outubro-novembro 2007.

“O Espírito das Roupas”, espetáculo cênico e musical a partir do livro homônimo de Gilda de Mello e Souza, para atriz, músicos e mídias visuais. Concepção e direção de  Anna Maria Kieffer, com Leona Cavalli e grupo musical dentro do evento A paixão pela forma.
SESC – Araraquara, 18 de agosto.

Outras realizações: CDS e CDs- livros

Série Memória Musical Brasileiracom os seguintes títulos:

Marília de Dirceu (Liras de Tomás Antonio Gonzaga, musicadas por compositor anônimo do mesmo período) CD Akron, São Paulo, 1995 e CD-livro Akron, 2001.
Viagem pelo Brasil (Música brasileira recolhida pelos viajantes da primeira metade do século 19). CD Eldorado / Akron, São Paulo, 1990-94, e CD-livro Akron, 2000.
Mel Nacional (Mário de Andrade e os anos 1920). CD Akron, São Paulo, 1994.
A. Nepomuceno: Canções (Alberto Nepomuceno: Fortaleza, 1864 – Rio de Janeiro, 1920). CD Akron, São Paulo, 1997.
Teatro do Descobrimento (Música no Brasil nos séculos 16 e 17.
CD-livro Akron, São Paulo, 1999.
1900: A Virada do Século (Música no Rio de Janeiro durante a belle–époque.    CD-livro Akron, São Paulo, 2000.
A Música na Festa: CD encartado no livro Festa:Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa (organização de István Jancsó e Iris Kantor).EDUSP/ HUCITEC, São Paulo, 2001. Prêmio Jabuti, 2002.
Comédia Musical Urbana: CD encartado no catálogo da exposição "Comédia Urbana" (curadoria de Heliana Salgueiro).CD Akron / FAAP, São Paulo, 2003.
Cancioneiro da Imigração (Memória musical de 15 comunidades de imigrantes em São Paulo, SP) CD-livro duplo Akron, São Paulo, 2004.

Últimas realizações: Cinema 2007-2009

 ELEVADO 3.5 – média-metragem documentário vencedor do edital DOC TV III.
Projeto posteriormente ampliado para longa-metragem, tendo ganho o prêmio de melhor filme do Festival Tudo é Verdade, 2007. Direção de Paulo Pastorelo, João Clark Sodré e Maíra Bühler.

O RETORNO – Filme documentário de longa-metragem de Rodolfo Nanni, 2008.
Projeto iniciado com o nome de “O Drama das Secas”, o mesmo nome do documentário realizado no sertão do Nordeste, em 1958, pelo mesmo diretor  sobre os problemas sociais, e da fome, causados pelas constantes secas.
Cenas do antigo filme aparecem no filme atual que acaba de ser realizado, tendo ganho os editais de Fomento do Governo do Estado de São Paulo e MINC-FIESP.
Recebeu os prêmios de Melhor Direção (Rodolfo Nanni), Melhor Fotografia (Roberto Santos Filho) no Festival Cine-PE (Recife) e de Melhor Som/ Trilha Sonora (Anna Maria Kieffer/ Cia do Gato) no Festival de Goiânia em 2008, além do prêmio Margarida de Prata da CNBB em 2008 /2009.

DE PALÁCIO A MUSEU: UMA ROTA DE DESCOBERTAS – Filme documentário de média-metragem sobre o acervo artístico dos palácios do Governo do Estado de São Paulo, direção de Rodolfo Nanni, 2010.

ANDALUZ: produção de tele-filme de ficção dirigido por Guilherme Mota, um dos vencedores do Concurso promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, 2010.

Serviço:
13 eventos, de janeiro a maio
Sábados, entre 16h e 19h
Biblioteca Mário de Andrade
Curadoria musical de Anna Maria Kieffer
Rua da Consolação, 94
Centro - São Paulo - SP
Telefone:             (11) 3256-5270      
Lotação do auditório: 170 lugares
Entrada franca

Um comentário:

Dalva M. Ferreira disse...

Obrigada pela dica! Estarei lá nesse próximo evento, dia 26 de fevereiro. Com a minha filha, se Deus quiser. Abraços.

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