20 de maio de 2012

A SEGUNDA DE BRAHMS POR DUDAMEL

Meu primeiro contato com a música de Brahms deu-se por conta da Terceira Sinfonia, em 1967. Um amigo que estudava na FAU  falou-me tanto  a respeito dela que resolvi adquirir  um long-play da Sinfonia. Não me recordo quem era o regente. É claro, apaixonei-me pela música em seus 4 movimentos.  
Pouco tempo depois, foram lançadas no Brasil as 4 sinfonias do compositor por Karajan, as quais comprei.
No contato com as outras três, uma predileção pela Segunda nasceu, firmou-se e me acompanha até hoje.
Brilhante, radiosa, vienense. É assim que eu a vejo, descendente direta da polifonia de Bach e das últimas sinfonias de Haydn e com uma pitada do sinfonismo schumanniano. O longo finale do último movimento, "allegro con spirito" é puro classicismo, no melhor estilo de Haydn.
Ao longo de quase todos os movimentos os instrumentos de sopro dialogam entre e si  e com as cordas. O tímpano tem um papel importante no transcorrer da sinfonia.
Tudo isso está presente na apresentação de Gustavo Dudamel em Abril passado com a Orchestre Philharmonique de Radio France.
As 4 sinfonias foram apresentadas em dois concertos, nos dias 13 e 20/4
Hoje assisti ao vídeo da 2ª e amei a interpretação original de Gustavo Dudamel que optou por um andamento mais arrastado que deu realce aos diálogos entre os  naipes da orquestra e fez aflorar aspectos que eu nunca havia notado em tantas outras gravações. O público chamou-o quatro vezes após o termino da apresentação que mereceu os aplausos recebidos.

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...