18 de outubro de 2012

PIANISTA KARIN FERNANDES LANÇA OPUS 80


PIANISTA KARIN FERNANDES LANÇA OPUS 80

cd é homenagem aos 80 anos do compositor Edmundo Villani Côrtes

A pianista brasileira Karin Fernandes lançará em concerto no dia 27 de outubro, no Theatro São Pedro, o cd “Edmundo Villani Côrtes Opus 80” em homenagem aos 80 anos do compositor Edmundo Villani Côrtes. Com a participação da ORTHESP (Orquestra Sinfônica do Theatro São Pedro), e dos maestros Lutero Rodrigues e Emiliano Patarra, o repertório inclui Ritmata N.1, Ritmata N.2, Sonata N.1, Sonatina, Concerto N. 3 Para Piano e Orquestra e Ânfora para Piano, Vibrafone e Cordas, obras que ainda não foram gravadas, sendo uma delas composta especialmente para o cd.

Um pouco sobre Edmundo Villani Côrtes
O interesse de Edmundo Villani Côrtes pela música começou com o violão, que aprendeu de maneira intuitiva, iniciando seus estudos formais em música aos 17 anos. Formou-se em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música em 1954. Sua atuação é intensa, tanto na área da música de concerto, como na de música popular. Em 1988, concluiu Mestrado de Composição na Escola de Música da UFRJ. Nos anos 1970, trabalhou como arranjador na TV Tupi de São Paulo, realizando mais de mil orquestrações para músicas de vários gêneros.
Em 1978, venceu o Concurso Noneto de Munique, Alemanha e em 1986, obteve o primeiro lugar no Concurso de Composição da Editora Cultura Musical, com uma peça para violão intitulada "Choro Pretensioso". Em 1990 e 1991, foi regente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Recebeu três prêmios APCA, o primeiro em 1990, com a peça vocal "Ciclo Cecília Meirelles", o segundo em 1995, com "Postais paulistanos", e o terceiro em 2011. Compôs várias obras de música orquestral, de câmara, de música instrumental e vocal, além de música eletroacústica. Algumas de suas obras podem ser ouvidas nos CDs "Música Brasileira Para Canto e Piano" (1996, Rio Arte) e "Estados d'Alma" (1997, Sony). Edmundo Villani Côrtes possui mais de 300 obras para as mais variadas formações, de solos à música orquestral, passando pela música de câmara e ópera.
Sobre a autora do projeto, Karin Fernandes

Nasceu em São Paulo, e começou seus estudos pianísticos aos sete anos de idade. Aos dez anos, recebeu o primeiro prêmio em um concurso de piano, e também o prêmio de “Melhor intérprete de Música Brasileira”. Suas premiações incluem vinte e um primeiros prêmios, com destaque para o “X Prêmio Eldorado de Música”, em 1999. Como pianista solista, Karin já se apresentou em todas as regiões brasileiras, e também em Portugal, Inglaterra, França, Argentina e Paraguay. No Brasil, com algumas das orquestras mais importantes do país – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Campinas, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfonia Cultura, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Orquestra de Sopros de Caxias do Sul, dentre outras, colaborando com os maestros John Neschling, Lutero Rodrigues, Benito Juarez, Roberto Farias, Emmanuele Baldini, Vitor Hugo Toro, Richard Markson, Fernando Berti, Edson Beltrami, Jean Reis, Rafael Sans-Espert, dentre outros.
Karin também gravou concertos ao vivo para a Rádio Cultura FM - Ravel (Concerto em sol maior), Rachmaninoff (Concerto n.2 e Villani Côrtes (Concerto n.3). Karin tem realizado várias “premières”, especialmente de obras de compositores brasileiros contemporâneos. Karin apresentou em primeira audição brasileira a “Sonatina” de Marlos Nobre, “Variações Asorovarc” de Ronaldo Miranda e “Sem título, só-nus” de Silvia de Lucca, (2008); “Fantasia para 4 mãos” e “Engrenagem Canora” de Arrigo Barnabé, (2005); “Concerto n.3” e “Primeira Sonata” de Edmundo Villani Côrtes (2001); “Ecos de Sonatas e Ruas” de Mário Campos, dentre outras estreias. Karin graduou-se Bacharel em Música pela Universidade São Judas Tadeu, onde recebeu orientação da professora e compositora brasileira Lina Pires de Campos, falecida em 2003. Dentre os pianistas que contribuíram para a formação de Karin como pianista estão também Maria João Pires (Portugal), Menahem Pressler (Inglaterra) e Bernard Flavigny (França).

O primeiro CD de Karin Fernandes abrange composições do brasileiro Yves Rudner Schmidt. Seu segundo CD, com Sonatas de Prokofiev, Ginastera, Fernandez, Campos e a Sonatina de Ravel (selo Eldorado), recebeu críticas elogiosas, e foi indicado ao prêmio “I Caras da Música” em duas categorias: “Melhor CD Erudito de 2001” e “Artista Revelação de 2001”. Gravou outros dois cd’s com trabalhos camerísticos: “Trio Puelli – Primma”, com trios brasileiros de Marlos Nobre, Ronaldo Miranda, Ricardo Tacuchian, Edmundo Villani Côrtes e os inéditos de Mario Ficarelli e Edson Zampronha; o CD foi indicado entre os 10 melhores lançamentos de 2011 pela Revista Bravo; “Baqte Ensemble”, com peças brasileiras para pianos e percussão de Flo Menezes, Roberto Victorio, Arrigo Barnabé, Marlos Nobre e Samuel Peruzzolo.

OPUS 80 - CONCERTO DE LANÇAMENTO
Local: Theatro São Pedro - Rua Albuquerque Lins, 207 - Barra Funda -

São Paulo - SP - (11) 3667-0499
Data e hora: 27 de outubro de 2012, às 20h30


Preço: R$ 5,00 (meia entrada para alunos de ensino fundamental, médio e superior, professores da rede estadual de ensino, cidadãos com 60 anos ou mais, alunos de cursinho pré-vestibular e de cursos técnicos de São Paulo, mediante apresentação de documento comprobatório)
Lotação: 636 lugares
Possui acesso para pessoas com deficiência física

Nenhum comentário:

Thomas Hampson: The famous baritone and his love for Franz Schubert

00:00 ​ Franz Schubert: Erlkönig (excerpt) 05:49 ​ Franz Schubert: Der Wanderer an den Mond (excerpt) 07:54 ​ Franz Schubert: Der Sänger ...