29 de novembro de 2012

RECITAIS EUBIOSE EM DEZEMBRO



Programação de dezembro dos Recitais Eubiose

Destaque para a apresentação do cellista francês Romain Garioud

Liliane Kans tocará em uma réplica do Fortepiano Stein de 1784 que será trazido especialmente para o recital

Em dezembro, dois eventos acontecem na Sociedade Brasileira de Eubiose:

Dia 8 de dezembro, sábado, às 20h, os Recitais Eubiose apresentam a pianista Kiyoco Hirata. Na segunda parte Solos a Quatro Mãos com a pianista Helena Marcondes Machado. No repertório obras estrangeiras e brasileiras, Haydn, Liszt, Shostakovich, Octavio Pinto, Inah Machado Sandoval, Ernesto Nazareh, Luiz Levy, Gregh, Dvorak, Grieg e Osvaldo Lacerda.

Dia 15 de dezembro, sábado, às 20h, será a apresentação de encerramento dos Recitais Eubiose 2012 com o cellista francês Romain Garioud e a pianista paulistana Liliane Kans. No repertório Bach e Beethoven. Presenteado pelo Conde de Waldstein com um fortepiano Stein em 1787, Beethoven mostrou sua preferência- assim como Mozart - por estes instrumentos. Liliane Kans tocará em uma réplica do Fortepiano Stein de 1784, construído em 2010 pelo brasileiro Cesar Guidini..

Os ingressos dos Recitais Eubiose custam R$ 20,00 e meia-entrada para terceira idade, estudantes, e associados.

Programa do dia 8 de dezembro, sábado, às 20h,
Kiyoco Hirata (pianista)
Helena Marcondes Machado (pianista)             
                                                                                                                                                                                                                                                     
1ª Parte   -   Solos

Joseph Haydn                  Sonata Nº 5     Allegro con Brio
                                                                                     Adagio
                                                                                     Allegro       

Franz Liszt                                     Consolation   Nº 3

Dmitri Shostakovich                     Pequena Bailarina   (Valsa- Scherzo)

Octávio Pinto                               Marcha Soldado  ( Das Cenas Infantis)

Inah Machado Sandoval                Vou Te Contá...

Ernesto Nazareth                            Sustenta a Nota...

Luiz Levy                                        Habanera


2ª  Parte   -     4 Mãos 

Louis Gregh                        Les Noces d´OR Op. 52   ( Os Carrilhões)

Anton Dvorak                    Dança Eslava  Op. 72 nº 2

Edward Grieg                             O Amanhecer
                                                    Dança de Anitra   (ambos da Suite Peer Gynt)

Inah Machado Sandoval             Batuque

Osvaldo Lacerda  (in memoriam)       Frevo    ( da Brasiliana Nº 8)

Franz Liszt   (Bendel)                         Rapsódia Hungara Nº 2  

Programa do dia 15 de dezembro, sábado, às 20h
Encerramento da Temporada 2012 dos Recitais Eubiose
Romain Garioud (França) – Cello
Liliane Kans (Brasil) - Piano

Programa:

CPE Bach - Sonata para Viola da Gamba e Contínuo em DoM
                    Andante
                    Allegretto
                    Arioso

Beethoven - Sonata para Piano e Cello op.05 no.1 -
Adagio sostenuto - Allegro
Rondo- Allegro vivace

Currículos dos artistas

Dia 8 de dezembro

Kiyoco Hirata (piano) - Natural de Ilhabela, São Paulo, desde criança manifestou talento para o piano. Seus pais, ambos músicos amadores – ela bandolinista e ele organista e cantor- propiciaram ambiente e estudo musical a todos os filhos.
            Conduzida pela primeira mestra, Anita D´Agostini, ingressou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, na classe da renomada professora Irene Maurícia de Sá. Formou-se em primeiro lugar de sua turma, obtendo medalha de ouro da instituição e outra de ouro ofertada pela mestra.
            Cursou também a Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica. Por concurso, classificada entre os primeiros colocados, assumiu  importante cargo de Auditoria Fiscal do Ministério do Trabalho, onde trilhou carreira profícua, atuando por muitos anos. Paralelamente continuou atividades musicais, aperfeiçoando-se e tomando contato com outras escolas pianísticas.
Apresentou-se em várias salas de concerto de São Paulo, em audições, sempre com êxito.
Há alguns anos orienta-se com a pianista e professora Helena Marcondes Machado,que de longa data pertence à diretoria do Centro de Música Brasileira. Por sua influência, aproximou-se da música erudita brasileira e também semi-erudita, enriquecendo o seu repertório com muitas obras da literatura musical brasileira, destacando-se Ernesto Nazareth, de quem é excelente intérprete.
Em duo com Helena realizou vários recitais, com programas abrangentes, de virtuosidade e alta interpretação, de épocas e estilos diferentes, executando também contemporâneos como Osvaldo Lacerda, Villani-Côrtes, Maria Aparecida Côrtes Macedo, Inah Machado Sandoval, Sérgio Vasconcelos Corrêa  e outros.
Destacou-se com brilho ao participar das comemorações de 200 anos de Franz Schubert, executando o Rondó Op. 138, no “ Festival Schubert - 4 Mãos” promovido pela Sociedade Duo Pianístico do Brasil, sob direção do Maestro Kenichi Yamakawa, realizada no Teatro do MASP (Museu de Arte de São Paulo). É filiada à International Piano Duo Association, sediada em Tokyo, Japão, entidade que congrega duos pianísticos de vários países, promovendo  apresentações e concursos voltados à formação, assim como divulga obras especialmente compostas para duos a quatro mãos ou dois pianos.

Helena Marcondes Machado (piano) - Natural de São Paulo, Capital, com  personalidade eclética, formou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Área Superior de Virtuosidade, onde se distinguiu brilhantemente e em Direito pela Universidade de São Paulo.
Na área jurídica , por concurso,  desempenhou  importante cargo  na  Auditoria Fiscal do Ministério do Trabalho, com  funções relevantes de direção.
Na área musical, orientada desde criança por renomados  mestres do piano, participou de muitos concursos  de  âmbito  nacional, sempre com destaque, obtendo menções honrosas, medalhas diversas e dois primeiros prêmios.
Atuou diversas vezes com orquestra sob a  regência de vários maestros. Sempre participou ativamente da vida musical brasileira, tanto como recitalista ou professora, apresentando-se em importante projeto didático da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com cerca de 20 recitais para os escolares da zona leste da cidade.
Apresentou-se em todos os teatros da Prefeitura de São Paulo, incluindo o Municipal, vários do interior,  no MASP, MUBE e Centro Cultural São Paulo e também em outros  estados do Brasil.
Tem atuado como acompanhante de outros instrumentistas, cantores, e em duo com importantes pianistas como Eudóxia de Barros, Armida Valeri (RJ) e João Antonio Parizoto com quem forma o Duo Paulista- que em sua estréia teve a honra de contar com as presenças de importantes músicos tais como o maestro João Carlos Martins e todos os compositores vivos que foram executados  na ocasião : Almeida Prado, Osvaldo Lacerda, Maria A.Côrtes Macedo, Nilson Lombardi e Oswaldo Franconi. De longa data dedica-se ao cultivo e à pesquisa da música  brasileira, com o objetivo de divulgar composições inéditas ou pouco tocadas, principalmente as contemporâneos, sem discriminar popular ou erudito e sim, prestigiar a boa música. Apresentou-se nos EUA no “ Hispanic Heritage” promovido pelo Miami-Dade Community College, na Flórida, onde  interpretou desde os primeiros compositores brasileiros nacionalistas até os de vanguarda, com grande êxito de público e crítica. É membro de várias sociedades musicais e faz parte da diretoria do Centro de Música Brasileira.
Juntamente com a pianista Kiyoco Hirata, seu nome foi indicado para fazer parte da International Piano Duo Association, com sede em Tokyo, Japão.

Dia 15 de dezembro

Impulsionados pelo feliz encontro musical dado em 2011 em recitais em São Paulo e Rio de Janeiro, o cellista francês Romain Garioud e a pianista paulistana Liliane Kans fazem seus projetos para 2012.
Escolheram um repertório tradicional para violoncelo e piano, com o diferencial das Sonatas de Beethoven que podem ser tocadas tanto em instrumentos convencionais modernos, quanto em instrumentos de época.
Em destaque, um Fortepiano réplica de Stein 1784, construído em 2010 pelo brasileiro Cesar Guidini. Vale ressaltar que este é o único fortepiano da cidade de São Paulo e um dos únicos no Brasil. O fortepiano possibilita uma sonoridade única que nos remete ao século XVIII além de uma interpretação de época, que muito se diferencia do que é comumente feito em instrumentos modernos.
No final do século XVIII, o violoncelo se libertava de seu papel como instrumento de baixo contínuo para reivindicar seus direitos como instrumento solista. Beethoven foi praticamente o primeiro compositor de sonatas para violoncelo e piano. Das cinco sonatas escritas por ele para essa nova formação, as duas primeiras (op.05) datam de 1796. Era uma época em que o compositor estava ainda em início de carreira, buscando um lugar como pianista virtuose, como era comum naquele tempo onde todos os compositores eram também excelentes instrumentistas. Talvez por isso sejam sonatas notadamente para fortepiano e violoncelo, e não o contrário. A estréia dessas sonatas deu-se no próprio ano de sua composição, com o violoncelista francês Duport e Beethoven ao fortepiano, na corte do rei Frederico II da Prussia, aluno de Duport, a quem as sonatas foram dedicadas.
Ambas sonatas têm dois movimentos com uma introdução em Adagio seguidas por Alegro nos primeiros movimentos (única parte lenta das sonatas). Seguem-se nos alegros um espírito de diálogo sinfônico com uma escrita instrumental virtuosística.
Executar as sonatas - especialmente as do op.5 - com um piano moderno levanta todos os tipos de problemas de equilíbrio que não teriam existido no tempo de Beethoven. Principalmente os registros graves no violoncelo, muito explorado por Beethoven nessas sonatas, são frequentemente encobertos pelo piano moderno. Além de cores e timbres que não são encontrados nos nossos instrumentos de hoje, tocá-las com um fortepiano nos traz muito mais próximo do som que ele conhecia e, portanto muito mais próximos da sua música.
Presenteado pelo Conde de Waldstein com um fortepiano Stein em 1787, Beethoven mostrou sua preferência- assim como Mozart - por estes instrumentos.

Romain Garioud (Cello) - Laureado nos Concursos 12º Internacional Tchaïkovski (Moscou), 7º Concurso Internacional Rostropovitch e 2º prêmio do Concurso Internacional de Vina del Mar (Chile) em 2001 e 2002, e em 2005 o 1º prêmio do Conservatório Internacional Valentino Bucchi (Roma - Itália), Romain Garioud pertence à jovem e brilhante geração de violoncelistas franceses. Primeiro prêmio por unanimidade do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, de violoncelo e de Música de Câmara, fez cursos de aperfeiçoamento com Xavier Gagnepain em Bologne – Billancourt e com Philippe Muller no 3º ciclo do C.N.S.M. de Paris. Trabalhou também com os maiores violoncelistas estrangeiros, como Anner Bylsma, Natalia Chakovskaïa, Steven Isserlis e mais recentemente David Geringas.
Em 2002 foi a revelação do ADAMI e nomeado para as Vitórias da Música. Desde então a sua carreira sofreu uma projeção considerável, tanto na França como no plano internacional. É convidado a dar concertos e Masterclasses em inúmeros festivais (Orangerie de Sceaux, Flâneries de Reims, Meudon, Festival de Musica de l’Empéri do Salão de Provence, Jornadas Phoenix, Festival de Musica de Câmara de La Baule etc.), e mais recentemente na China e na América do Sul.
Atua como solista sob a direção de grandes maestros, como Christoph Eschenbach (Orquestra de Paris), Jean-Marc Burfin (Orquestra Metropolitana de Lisboa), Stéphane Cardon, assim como com prestigiosos parceiros da Música de Câmara como Mstislav Rostropovitch, Pavel Gililov, Menahem Presler, Paul Meyer, Philippe Muller, Dora Schwarzberg, Gil Apap, Anatol Ugorsky entre outros. Teve muitas das suas apresentações gravadas pela Rádio France e pelo canal Mezzo.
Notável pelo seu ardor, a potência e profundidade de  sonoridade e no seu sentido de fraseamento, Romain Garioud prima pelo eclectismo do seu repertório. Tanto na Música de Câmara como solo, o seu percurso é pautado pela troca de experiências.
Em 2007 criou o Delian Quartet (www.delian-quartett.com), ao qual pertence. Este Quarteto tem efetuado diversas gravações para a editora Oehms Classics e tem se apresentado nas maiores salas de espetáculo da Europa (Berlin Filarmonia, Konzerthaus et Musikverein Wien, Ludwigsburg festpiele etc..)
Ensina os futuros profissionais, na C.R.D. de l’Hay les Roses (França) e na Escola Profissional de Música de Espinho (Portugal).

Liliane Kans (piano) - Bacharel em Piano pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Liliane Basravi Kans, natural de São Paulo, foi aluna de Ilza Antunes, Beatriz Balzi e Daisy de Luca.
Após a Universidade, foi convidada a estudar na classe de Dalia Ouziel no Conservatório Real de Mons na Bélgica e um ano depois foi contemplada com bolsa de estudos da CAPES para o curso de Especialização (piano e música de câmara) do Conservatório Real de Antuérpia na classe da pianista Eliane Rodrigues e Jerrold Rubenstein. Cursou também pós-graduação na USP e UNICAMP em 2006 e 2007. Participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba, Festival de Artes de Itu, Festival de Inverno de Nova Friburgo e Festival Internacional de Música de Câmara de São Paulo e mais recentemente a Sopron Early Music Days, na Hungria onde se aperfeiçoou em fortepiano com Malcolm Bilson e música de câmara com Simon Standage. Obteve a primeira colocação em diversos concursos de âmbito nacional, entre outros, o Prêmio Armando Prazeres do Concurso para Jovens Solistas no Rio de Janeiro. Atuou como pianista convidada da Camerata Fukuda em São Paulo e foi solista da Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Orquestra de Cordas Jovens Musicistas de São Paulo, Orquestra de Câmara de Piracicaba e Orquestra Petrobrás Pró Musica do Rio de Janeiro sob a direção de Roberto Tibiriçá.
Há 19 anos forma um duo com o violinista Fábio Chamma e é integrante do Arsis Piano Trio. Além de exercer intensa atividade camerística em companhia de diversas formações instrumentais trabalha na pesquisa e execução da música historicamente informada possuindo um dos poucos fortepianos do país (Stein 1784).

Sociedade Brasileira de Eubiose aprofunda, através de cursos e práticas, o estudo da Cosmogênese (origem dos universos) e da Antropogênese (origem do homem) para o oferecimento de subsídios com vistas a uma construção crítica do autoconhecimento ancorada no crescimento coletivo e na fraternidade universal dentro de uma visão espiritualista comprometida com a realidade. Com esse foco se dedica também a ações sociais, culturais e artísticas.

Serviço:

Agenda dos Recitais Eubiose de dezembro

Programa do dia 8 de dezembro, sábado, às 20h,
Kiyoco Hirata (pianista)
Helena Marcondes Machado (pianista)             

Programa do dia 15 de dezembro, sábado, às 20h
Encerramento da Temporada 2012 dos Recitais Eubiose
Romain Garioud (França) – Cello
Liliane Kans (Brasil) – Piano

Ingressos: R$ 20,00 e meia-entrada para terceira idade, estudantes e associados
Retirar os ingressos até uma hora antes do recital. Antecipadamente após as 14h30, por telefone, ou por email  contato@recitaiseubiose.com.br
Adquira seu ingresso on-line pelo site www.recitaiseubiose.com.br

Sociedade Brasileira de Eubiose
Sala Henrique José de Souza (201 lugares)
Av. Lacerda Franco, 1059
Aclimação
Tel: 3208-9914 / 3208-6699
Estacionamento conveniado no número 1074 até às 23h.

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